Processo Seletivo

Estão abertas, em fluxo contínuo, inscrições para o Estágio Pós-doutoral em Educação Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do IFTM Campus Uberaba

Pesquisadores com o título de doutor devem fazer contato prévio com os professores supervisores do PPGET
Publicado em 26/07/2024 14:17 Atualizado em 26/07/2024 14:18
Fotografia colorida de um grupo de pessoas lendo livros

O Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do IFTM Campus Uberaba anuncia a abertura de vagas para estágio de pós-doutorado, em fluxo contínuo.

Os candidatos deverão possuir o título de Doutor, obtido no Brasil ou no exterior. No caso de candidatos brasileiros, o título deverá ser de cursos reconhecidos pela CAPES/MEC ou, se obtido no exterior, revalidados/reconhecidos por universidade brasileira. No caso de candidatos estrangeiros, o título deve ser reconhecido nos órgãos pertinentes no país de origem.

Os interessados devem encaminhar toda a documentação necessária, conforme descrito no item 4.2 do Edital nº 01/2024, em um único arquivo PDF para os endereços de e-mail ppget.posdoutorado@iftm.edu.br, com cópia para ppget@iftm.edu.br. As inscrições serão recebidas continuamente, sem um período específico pré-determinado, o que significa que os candidatos não concorrerão diretamente entre si.

Para participar do processo seletivo, é obrigatório que o candidato estabeleça um contato prévio com possíveis supervisores do PPGET, com o objetivo de apresentar o projeto de pesquisa a ser submetido.

As inscrições serão avaliadas com base nos seguintes critérios: aderência do projeto às pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa escolhido; envolvimento e contribuição das atividades propostas para o programa e para o grupo de pesquisa; publicações de artigos nos últimos quatro anos, relacionados à área de pesquisa e inovação, coerência metodológica e relevância do projeto de pesquisa proposto.

A seleção dos candidatos será realizada de acordo com a ordem de recebimento das inscrições. Cada pedido será analisado pela Coordenação do PPGET e submetido à avaliação de uma comissão de seleção.

Welisson Marques, coordenador do PPGET, explica “não haverá reserva de vagas por grupo de concorrência, sendo que a matrícula será concedida para um período mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses, podendo ser prorrogada até o limite de 48 meses”.

Além disso, “Os candidatos interessados devem disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico”, ressalta.

“Essa é uma excelente oportunidade para doutores que desejam ampliar suas experiências e contribuir para o avanço da educação tecnológica no Brasil”, finaliza Marques.