Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024 do IFTM Campus Uberaba promove conhecimento científico e valorização dos biomas brasileiros
De 23 a 26 de outubro, o IFTM Campus Uberaba realizou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2024, trazendo como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais.” A programação do evento buscou enriquecer o entendimento sobre a riqueza e a complexidade dos biomas brasileiros, destacando as interações entre comunidades locais e as tecnologias sociais para a preservação e o desenvolvimento sustentável.
O professor Elton Antônio Alves Pereira, presidente da comissão organizadora, reforçou a importância do evento para discutir a biodiversidade e a sustentabilidade. “O Brasil é um dos países mais biodiversos do mundo, e a escolha do tema deste ano é fundamental para discutir como podemos integrar ciência e tradição para criar soluções mais sustentáveis, respeitando a riqueza cultural e natural de nossos biomas.”
Diversas atividades marcaram a programação, com minicursos, oficinas e atividades práticas voltadas para públicos variados. O minicurso “Supply Chain no Agronegócio” apresentou as conexões entre os biomas e o setor produtivo, enquanto outras atividades abordaram temas como inteligência artificial aplicada à sustentabilidade, educação financeira, business intelligence e sustentabilidade empresarial, capacitando os participantes com conhecimentos para o mercado de trabalho.
Dois destaques do evento trouxeram novas experiências aos visitantes: o minicurso de Cerveja Artesanal, que ofereceu uma visão prática sobre a produção de cervejas caseiras, e o **Projeto Ciência na Fazenda**, que recebeu alunos de outras instituições. A iniciativa permitiu que os estudantes visitantes conhecessem, de forma prática, os trabalhos desenvolvidos pelos cursos do campus, promovendo o aprendizado e a interação entre os participantes.
Ana Carolina Portella Silveira, uma das organizadoras, destacou o valor da interação entre o IFTM e a comunidade: “A SNCT é uma oportunidade única de apresentar o IFTM para a comunidade, e é sempre gratificante ver o envolvimento dos servidores e, principalmente, dos nossos estudantes.”
Grigor Alves Alexandre, estudante do 6º período de Zootecnia, compartilhou sua perspectiva sobre a experiência: “Além do aprendizado técnico, há uma grande didática em explicar os projetos para o público que visita nosso campus, desde crianças até professores que, muitas vezes, desconhecem as atividades e o potencial dos cursos oferecidos no IFTM.”