Segunda edição do Encontro de lideranças estudantis do IFTM foi marcada pelo protagonismo estudantil
O segundo encontro de lideranças estudantis do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), organizado pelo Diretório Central Estudantil (DCE) Vitória Alyce e pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura, aconteceu no último dia 26 de novembro e reuniu estudantes de todos os campi da Instituição. Sediado na cidade de Uberaba, nesse ano, o encontro aconteceu em paralelo com o Universo IFTM e com os Jogos dos Institutos Federais (JIF) – etapa institucional.
Na avaliação do Conselho Representativo Estudantil (CRE), formado pelos Grêmios, Diretórios Acadêmicos, Associações Atléticas Acadêmicas e Centros Acadêmicos e presidido pelo DCE, o encontro foi muito positivo tanto para formar os líderes discentes quanto para trocar experiências e para buscar uma unidade no aspirante movimento estudantil. O CRE, representado por Ryan Fiuza, presidente do DCE, ainda pontua a importância desse encontro e da latente necessidade de que ele ocorra com uma periodicidade menor. “Avaliamos que para avançarmos no que se refere ao protagonismo estudantil e em um trabalho mais participativo e democrático é preciso uma maior integração”, pontua o estudante.
Para Ryan, o encontro é um ganho para comunidade da instituição: “Ao passo que essas lideranças são a voz dos estudantes, a qualificação e união desses líderes fazem com que obtenhamos cada vez mais êxito em nossa missão, pois uma articulação especializada, melhor direcionam as demandas estudantis e trazem vantagens sobre as reivindicações”.
Durante o encontro, o Reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, falou com os estudantes: "O protagonismo desse momento é todo de vocês. É muito importante que vocês, como representantes estudantis, sejam os protagonistas e aqueles que vão induzir ações políticas dentro do meio estudantil”. Ele ainda ressaltou que uma instituição de ensino pública, democrática, não existe se não houver a participação ativa dos representantes estudantis. “Esse encontro de lideranças estudantis, vai para muito além de troca de experiências entre vocês, muito além de aprendizagem, capacitação e formação que vocês estão recebendo aqui nessa programação. Precisamos sair daqui com atos concretos e contínuos e uma atuação durante o ano todo, completou o Reitor."
“Esse encontro representa uma vitória para o estudante e o torna ainda mais protagonista das ações da nossa instituição. Tivemos, nesse ano, a programação do evento organizada pelos estudantes e por isso foi tão sinergético”, ressaltou Fiuza. Que ainda falou sobre a evolução que tiveram enquanto entidade, a chancela do nome Vitória Alyce para o DCE IFTM, a aprovação de uma nova resolução do estatuto em assembleia e a construção de um novo plano de trabalho para o movimento estudantil no IFTM. “Em 2025 planejamos ainda mais ações e, enquanto DCE, estarmos cada mais presentes nos campi, multiplicando lideranças estudantis, encerrou Ryan."