Estudante do IFTM Uberlândia Centro participa da 2ª fase da OMIF 2025 no IFPR Campus Irati
Crédito: Divulgação
O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), foi representado na 2ª fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) 2025 pelo estudante Matheuz Gonçalves Thiago, do 1º ano do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio. O estudante realizou a prova presencial entre os dias 21 e 23 de novembro, no IFPR – Campus Irati. Ele avançou para esta etapa após o bom desempenho na fase inicial da competição.
De acordo com a lista oficial divulgada pela organização da OMIF, mais de 450 estudantes de todo o Brasil foram classificados para a 2ª fase. Desse total, apenas cinco são do IFTM, distribuídos entre os campi Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Campus Patos de Minas, Campus Uberaba e Campus Uberlândia Centro. Matheuz foi o único representante do Campus Udicentro.
“Fiquei feliz com a classificação, pois percebi que tenho potencial para possíveis outras olimpíadas”, conta o estudante, que tem medalhas da Obmep dos anos de 2023 e 2024 em seu currículo.
A 2ª fase da OMIF é composta por uma prova discursiva com cinco questões, que exige do estudante não apenas o acerto final, mas a apresentação clara do raciocínio e das etapas de resolução. Esse formato aprofunda o nível de exigência conceitual e metodológica, explorando conteúdos avançados e situações-problema típicas de olimpíadas matemáticas.
Além da prova, os participantes puderam participar, na 2ª fase, de um conjunto de atividades acadêmicas aprovadas pela comissão organizadora, como minicursos, oficinas, palestras, mostras de jogos matemáticos e apresentações científicas, abordando temas como teoria dos grafos, criptografia, modelagem matemática, probabilidade e geometrias não euclidianas.
A classificação para a etapa presencial ocorreu após a realização da 1ª fase, uma prova objetiva com 21 questões de múltipla escolha, aplicada diretamente nos campi da Rede Federal. Essa etapa inicial identificou estudantes com potencial para avançar no processo competitivo e aprofundar sua formação matemática.
Sobre a OMIF
A Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) é um projeto de ensino, pesquisa e extensão da Rede Federal que tem como objetivo incentivar o estudo da matemática, valorizar o raciocínio lógico e promover a integração entre estudantes e professores de diferentes regiões do país. Estruturada em duas fases, a OMIF combina competição, atividades formativas e socialização acadêmica, reforçando o papel da matemática como prática científica e ferramenta para desenvolvimento educacional.
