Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Publicadas Instruções Normativas do IFTM sobre adoção de atividades acadêmicas remotas

IN nº 03/2020 e 04/2020 contemplam os ensinos regulares e os cursos de idiomas da instituição

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 23/03/2020 às 14:00
  • Última modificação 06/04/2020 às 15:49
Crédito: Divulgação

A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Deborah Santesso, resolve homologar, por meio das Instruções Normativas (INs) nº 03/2020 e nº 04/2020, a decisão colegiada dos diretores/coordenadores gerais de ensino dos campi pela suspensão das atividades presenciais acadêmicas por prazo indeterminado, conforme já estabelecido pela IN nº 02/2020, e sua substituição por atividades remotas, digitais ou não, em todas as unidades da instituição, contemplando os ensinos regulares e os cursos de idiomas.

As atividades remotas poderão ser em ambientes virtuais utilizando como estratégia de ensino-aprendizagem videoaulas, fóruns, questionários, leituras, áudios, elaboração de monografias, resumos, resenhas, listas de exercícios, podcasts, entre outras. Poderão ainda ser realizadas fora de ambientes virtuais, como o uso de livros didáticos, listas de exercícios, materiais impressos previamente entregues aos estudantes.

A metodologia e os recursos didático-pedagógicos serão estabelecidos pelo docente conforme a característica da disciplina, do curso e das necessidades dos estudantes. Essas ferramentas serão informadas por meio de um Plano de Trabalho de Atividades Remotas disponibilizado para os estudantes na plataforma virtual do IFTM.

A IN nº03/2020 reforça que o calendário acadêmico do ano de 2020 do IFTM não será alterado até que novos fatos justifiquem a sua suspensão. Traz também que, nos cursos técnicos de nível médio, as atividades remotas poderão contemplar até 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso, sendo que nos cursos noturnos, esse percentual pode ser elevado para 30% (trinta por cento). Nos cursos de graduação, tais atividades poderão contemplar até 40% (quarenta por cento) da carga horária total, desde que em conformidade com o que dispõe o art. 2° da Portaria MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019.

Outro ponto de destaque da IN nº03/2020 é sobre as práticas profissionais de estágios e de laboratório dos cursos do IFTM. Para essas situações, a instrução determina que deverá ser realizado um planejamento da reposição da carga horária e dos dias letivos, sendo sua divulgação realizada por meio dos canais de comunicação oficial do IFTM.

A IN nº 04/2020 institui a modalidade de aulas não-presenciais no âmbito dos Centros de Idiomas e apresenta diversas recomendações para que sejam mantidos os bons indicadores pedagógicos dos cursos. Para sua elaboração, foram considerados os direcionamentos apontados na IN nº 03/2020 e também as exitosas experiências de ensino de idiomas à distância que têm sido identificadas no país.

O IFTM reforça a necessidade de acompanhamento das informações e decisões por toda a comunidade acadêmica por meio dos seus canais de comunicação, com destaque para a página últimas notícias do Coronavírus Covid-19.

Ações do IFTM no combate à pandemia de Coronavírus:

23 de março: veiculação de vídeo da reitora Deborah Santesso Bonnas  enumerando as ações tomadas pelo IFTM com o intuito de manter suas atividades acadêmicas e proteger a saúde de estudantes, servidores e toda a comunidade frente à pandemia. https://www.youtube.com/watch?v=AVjXHmll5cs

18 de março: publicação da Instrução Normativa nº 02/2020. https://iftm.edu.br/noticias/index.php?id=10276

17 de março: realização de atividades de conscientização sobre o Coronavírus, o chamado “Dia D” nos campi. https://iftm.edu.br/noticias/index.php?id=10287

16 de março: instituição do Comitê de Assessoramento e Monitoramento de Crise e publicação de comunicado oficial anunciando a suspensão das aulas entre os dias 18 e 28 de março. https://iftm.edu.br/noticias/index.php?id=10264

16 de março: reunião do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (FORIPES), entidade integrada pelo IFTM, na qual são sugeridas medidas de combate ao Coronavírus nas instituições de ensino. https://iftm.edu.br/visao/loader_noticia_anexo.php?src=58e6ca721bb5235c74a65480c0a74204.pdf

15 de março: IFTM publica seu primeiro comunicado oficial listando as ações contra o Coronavírus já tomadas. https://iftm.edu.br/noticias/index.php?id=10258

12 de março: publicação da Instrução Normativa nº 19, de 12 de março de 2020, pelo Ministério da Economia, com orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da  Administração Pública Federal (SIPEC) quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19).

11 de março: reconhecimento, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), da COVID-19 como uma pandemia.

10 de março: encaminhamento de Ofício-Circular, pelo Ministério da Educação (MEC), aos dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com recomendações contra o novo Coronavírus. Disponibilização de campanha do MEC sobre o assunto para as redes sociais, a qual foi publicada nos perfis oficiais do IFTM.

6 de março: início da divulgação de campanhas de conscientização sobre o Coronavírus com orientações do Ministério da Saúde no site e redes sociais oficiais do IFTM.

3 de março: solicitação da reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas, de garantia de fornecimento de álcool em gel em todos os campi da instituição.