Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Ituiutaba > Últimas Notícias > IFTM Campus Ituiutaba tem projeto aprovado no Edital Conif n° 01/2020 – Enfrentamento à COVID-19.

"Proposta de Inclusão digital para suporte à EAD"

• Por IFTM Campus Ituiutaba
  • Publicado em 22/05/2020 às 08:30
  • Última modificação 22/05/2020 às 09:06
IFTM Campus Ituiutaba
Crédito: Comunicação Social Campus Ituiutaba

O IFTM Campus Ituiutaba teve aprovado no Edital Conif n° 01/2020 – Enfrentamento à COVID-19 o projeto intitulado “Proposta de Inclusão digital para suporte à EAD”. A proposta apresentada é formada por três componentes principais:

1) promover a oferta de cursos de curta duração popularmente conhecidos como “Massive Open Online Course (MOOC)”,

2) capacitar professores quanto à utilização de plataformas digitais e

3) realizar a montagem de um microcomputador de baixo custo.

Com essas três ações, o coordenador do projeto, professor Rodrigo Grassi Martins espera que o Campus Ituiutaba possa ajudar trabalhadores que perderam seus empregos a se recolocarem no mercado de trabalho através dos cursos MOOCs, e que os professores tenham acesso à capacitação em três diferentes plataformas diferentes: Canvas, Moodle e Google Classroom. Também é esperado que o computador de baixo custo melhore as condições de acesso dos alunos da instituição que não possuem esse equipamento em casa às plataformas citadas.

Feliz com a aprovação, a Equipe do projeto já organiza os cursos online e planeja a compra dos materiais que serão utilizados na montagem do computador de baixo custo. Assim que esses materiais estiverem disponíveis, será aberto um chamado aos alunos dos cursos Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Tecnologia em Análise de Sistemas e Ciência da Computação para participarem da montagem e configuração dos equipamentos.

Para testar e utilizar os computadores, serão convidados todos os demais cursos da instituição, afirma o professor Rodrigo Grassi, que ainda ressalta: “É muito gratificante poder contribuir de alguma forma com esse momento tão difícil que estamos vivendo, e esperamos contribuir para minimizar os impactos causados com a pandemia.”

Além do coordenador, fazem parte da Equipe do projeto os servidores: Ailton Luiz Dias Siqueira Júnior, André Luiz França Batista, Daniel Ramos Pimentel, Danilo Cesar Pereira, Deivison Paulo Alves da Silva, Franciele de Carvalho Ferreira, Getúlio de Morais Pereira, Luciney Florentina Gomes Belchior, Magnon Silva Leal, Marcelo Loures Ribeiro, Márcio da Silva Maciel, Reane Franco Goulart, Ricardo de Oliveira Muniz Júnior, Rodrigo Rodrigues de Lima e Saulo Henrique da Mata.

CONIF lança edital para projetos de enfrentamento à Covid-19

Resultado Final do Edital Conif n° 01/2020 – Enfrentamento à COVID-19