Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > Cursos FIC - Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Básico e Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Os cursos são gratuitos, à distância e as inscrições para o Processo Seletivo podem ser feitas até dia 23 de junho.

• Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 23/06/2020 às 12:00
  • Última modificação 24/06/2020 às 09:23
Cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro oferece 1590 vagas em 20 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que são cursos de ensino e aprendizagem voltados à formação de trabalhadores para inserção ou reinserção no mundo do trabalho, para a elevação de escolaridade e para aprimoramento, aprofundamento e atualização profissional. A oferta destes cursos faz parte do programa “Novos Caminhos” do Governo Federal.

Um destes cursos é o de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é ofertado pelo IFTM Campus Uberlândia. Os egressos poderão após o curso, comunicar-se com pessoas surdas; aplicar o alfabeto manual da Língua Brasileira de Sinais (Libras), auxiliar na conversação em Libras nos setores de instituições públicas e privadas que trabalham com atendimento ao público.

Outro curso ofertado nesta modalidade é o de Introdução à interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) que também é ofertado pelo Campus Uberlândia, os egressos deste curso poderão realizar a interpretação simultânea entre a Língua Brasileira de Sinais e o português e vice versa, em nível básico, em relacionamentos pessoais, comerciais e de trabalho, bem, como nos diversos serviços de atendimento ao público.

Ambos os cursos são gratuitos, à distância (100% on-line), com carga horária de 160 horas e 3 meses de duração. Haverá emissão de certificado para os alunos aprovados concluintes.

O processo seletivo será realizado na modalidade sorteio, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.iftm.edu.br/ingresso até o dia 23 de junho de 2020.

Sobre o Programa "Novos Caminhos"

O Programa Novos Caminhos entende a Educação Profissional e Tecnológica como modalidade de ensino de extrema relevância estratégica para o Brasil, com potencial para ampliar as oportunidades de inserção socioprodutiva de milhões de brasileiros e contribuir para impulsionar a produtividade e a competitividade nacional. Para o programa, a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica deve estar articulada à política de geração de emprego e renda e alinhada às demandas do setor produtivo de modo a estimular o desenvolvimento contínuo de soluções técnicas e tecnológicas para fazer frente às demandas internas e aos fluxos crescentes de competitividade no cenário nacional e internacional, estando comprometida com o dinamismo, o empreendedorismo e a prosperidade do país.

O Programa Novos Caminhos tem por objetivo: I. Alinhar a oferta de cursos às demandas do setor produtivo; II. Apoiar a implementação do itinerário da Formação Técnica e Profissional no Ensino Médio; III. Alavancar o reconhecimento social e econômico da formação técnica e profissional; e IV. Integrar dados e estatísticas para subsidiar planejamento e gestão da Educação Profissional e Tecnológica.