Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM promove Teste de Eleição Online utilizando a plataforma Helios Voting para toda a comunidade acadêmica

O teste ocorrerá na segunda, 3 de agosto, das 12h às 18h.

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 01/08/2020 às 17:00
  • Última modificação 04/08/2020 às 12:11

O Comitê Gestor de Segurança da Informação e Comunicação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, promoverá no dia 03 de agosto, das 12h às 18h, um Teste Eleitoral para socialização do sistema de eleições online Helios Voting à comunidade acadêmica.

Em implantação no IFTM desde 2018, o sistema Helios Voting é uma plataforma de eleições online, desenvolvida por pesquisadores do grupo de pesquisas em criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O Helios Voting utiliza a criptografia homomórfica, que permite o processamento de dados criptografados sem que estes sejam desvendados. No contexto de votações online, isto significa que não é necessário descriptografar os votos para que a apuração e contagem dos votos seja realizada. o sistema permite ao eleitor conferir se seu voto foi devidamente registrado na urna e corretamente computado na apuração, por meio de um código de rastreio enviado a ele, via e-mail, assim que o voto é registrado.

No Brasil, o Helios Voting vem sendo utilizado por instituições públicas de ensino desde 2013, como o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Universidade de São Paulo (USP), tanto para eleições menores, quanto para composição da lista tríplice de indicação ao cargo de reitor. Ambas as instituições relatam ganhos como o aumento da participação da comunidade acadêmica nos processos eleitorais, a redução de custos com a logística das urnas e redução do tempo na apuração dos votos.

O projeto de implantação do sistema entrou em sua fase final e, para tanto, será disponibilizado à comunidade do IFTM (estudantes, docentes e técnicos-administrativos) um Teste Eleitoral utilizado a plataforma Helios Voting. Para participar do teste, basta acessar o VirtualIF na referida data e período que, logo após o login, será exibida uma mensagem informando-lhe seu usuário e senha (gerada pelo próprio Helios) de acesso à cabine de votação. Para saber mais informações sobre como registrar o seu voto, acesse o Manual do Votante.

Em virtude da pandemia, a continuidade dos processos democráticos do IFTM tornou-se necessária também na forma online. O teste permitirá ao do Comitê Gestor de Segurança da Informação e Comunicação acompanhar e avaliar o desempenho da plataforma em que todos os servidores e estudantes poderão votar em um intervalo de tempo. Por isso, é muito importante a sua participação!

Em caso de dúvidas ou problemas na utilização do sistema, entrar em contato por meio do e-mail cgsic@iftm.edu.br.