Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conif estabelece diretrizes para a Curricularização da Extensão na Rede Federal

Conif estabelece diretrizes para a Curricularização da Extensão na Rede Federal

Documento desenvolvido pelos fóruns Forproext e FDE foi apresentado ao pleno do Conselho nesta semana

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 06/08/2020 às 16:00
  • Última modificação 10/08/2020 às 10:11

O documento que trata das diretrizes para a Curricularização da Extensão na Rede Federal foi apresentado nesta semana ao pleno do Conselho de Reitores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O texto é fruto de um trabalho conjunto desenvolvido, no último ano, entre os fóruns de Pró-reitores de Extensão (Forproext) e de Dirigentes de Ensino (FDE) do Conselho e reúne estudos e debates sobre as concepções das diretrizes e das características da extensão

Segundo a publicação, as instituições da Rede Federal precisam "contemplar em seus projetos de curso a articulação necessária entre o ensino e as atividades de extensão, conforme previsto na legislação em vigor, promovendo a formação humana integral e a melhoria na formação dos estudantes".

O processo de curricularização da extensão é dividido em três etapas. A primeira é de sensibilização e envolve um amplo debate com a comunidade acadêmica. A segunda compreende a implementação, que além de dar continuidade à sensibilização, culmina na realização de atividades de extensão no âmbito do percurso formativo dos cursos ofertados pelos campi e, por fim, a efetivação de estratégias indispensáveis à qualificação e à consolidação da curricularização da extensão e do seu papel na formação dos estudantes, com o cumprimento da missão institucional.

Extensão – As atividades de extensão são intervenções que envolvem diretamente e dialogicamente as comunidades externas às instituições de ensino, devendo estar vinculadas à formação do estudante, conforme normas institucionais próprias. De acordo com a legislação atual, ao menos 10% do total de créditos curriculares dos cursos de graduação em atividades de extensão devem ser voltados, prioritariamente, para as áreas de grande pertinência social.

O documento completo está disponível para consulta no link.

Marcus Fogaça
Conif
(61) 3966-7230

Fonte: http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/3704-conif-estabelece-diretrizes-para-a-curricularizacao-da-extensao-na-rede-federal?Itemid=609