Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM tem resultados expressivos no ENADE 2019

IFTM tem resultados expressivos no ENADE 2019

Instituição teve três cursos avaliados no ano passado: Agronomia, Engenharia da Computação e Zootecnia

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 22/10/2020 às 18:00
  • Última modificação 22/10/2020 às 18:04
Enade é um dos indicadores de qualidade da educação superior por meio de avaliação do desempenho de ingressantes e concluintes
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) alcançou resultados expressivos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE – 2019, obtendo notas entre 3 e 5 (nota máxima). Os cursos avaliados nos municípios de Uberaba e Uberlândia obtiveram as seguintes notas: Agronomia (Uberaba) 5; Agronomia (Uberlândia) 4; Zootecnia (Uberaba) 3; e Engenharia da Computação (Uberaba) 3. Ressalta-se que quanto mais próximo da nota máxima, melhor é o indicativo da qualidade do ensino no curso em questão.

Os resultados do Enade são importantes indicadores de qualidade dos processos de monitoramento e de acompanhamento dos aspectos que envolvem a qualidade do ensino dos cursos de graduação, conjuntamente às iniciativas de pesquisa e de extensão, em consonância com o princípio constitucional da indissociabilidade entre esses processos. Dentre outros instrumentos, esses indicadores revelam de forma avaliativa o conhecimento dos estudantes de graduação referente ao conteúdo programático previsto nas diferentes diretrizes curriculares e/ou catálogos nacionais de cursos.

A mensuração do exame indica, sobretudo, o que pode ser melhorado em relação ao aprimoramento do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), elaborado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada um dos cursos avaliados. Os docentes atuantes nos respectivos cursos também devem dar a devida atenção para os conteúdos programáticos, tendo como referência as diretrizes curriculares nacionais, em especial as habilidades e competências previstas no perfil do egresso.

Segundo o coordenador geral de Ensino do IFTM, professor Geraldo Gonçalves de Lima, outras medidas dizem respeito à contínua melhoria das estruturas prediais, laboratoriais, biblioteca, formação contínua dos docentes e equipe pedagógica, estímulo à busca de propostas metodológicas de ensino alternativas e mais viáveis para os tempos atuais, de modo a refletir no aprimoramento cotidiano das atividades acadêmicas.

Para o professor Geraldo, é essencial a análise reflexiva de tais resultados, a fim de sempre se “procurar aprimoramento e melhoria dos indicativos institucionais voltados para o desenvolvimento do ensino, consolidando o caráter público, de excelência e de gratuidade para a comunidade acadêmica da instituição”. Nesse sentido, é relevante que a gestão institucional, a equipe pedagógica, os docentes e os discentes sempre levem em consideração estes aspectos, de modo a garantir a melhoria contínua desses indicadores institucionais.

O IFTM congratula a todos por esta significativa conquista, a qual indica que a instituição está no caminho certo em sua busca por crescimento contínuo, tanto quantitativa quanto qualitativamente.

Sobre o Enade

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional e conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento. O resultado do Enade que faz parte dos indicadores de qualidade da educação superior, sendo o exame aplicado, a cada três anos, para estudantes ingressantes e concluintes dos cursos selecionados. Por ser componente curricular obrigatório, ele é indispensável para o universitário obter o diploma.