Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ensino Remoto e perspectivas para Ensino Híbrido são temas em discussão em eventos do IFTM

Instituição realiza IV Fórum de Ensino e II Mostra de Projetos de Ensino entre os dias 25 e 27 de maio

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 30/04/2021 às 14:30
  • Última modificação 30/04/2021 às 14:31
IV Fórum de Ensino do IFTM
Crédito: Divulgação

Entre os dias 25 e 27 de maio, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realiza o IV Fórum de Ensino e a II Mostra de Ensino. Os eventos tratam do tema O ensino remoto e as perspectivas para o ensino híbrido e ocorrem de forma on-line por meio das plataformas RNP e Google Meet, transmitidos pelo canal do IFTM no YouTube, totalizando carga horária de 16 horas.

O IV Fórum de Ensino e a II Mostra de Projetos de Ensino do IFTM têm como proposta central socializar e avaliar ações desenvolvidas por meio de projetos, de ferramentas tecnológicas e de novas metodologias adotadas durante o ensino remoto, bem como planejar o desenvolvimento do ensino híbrido que oportunamente deverá ser adotado pelas instituições de ensino do Brasil. Os eventos são direcionados a servidores do IFTM, sejam professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ou técnicos administrativos ligados à área de ensino da instituição, e também à comunidade externa. Porém, inscrições de projetos na referida mostra são exclusivas para servidores do IFTM.

Desde março de 2020, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a propagação do Coronavírus por meio de aglomerações, as instituições educacionais adotaram o ensino remoto e atividades domiciliares a fim de não interromperem a programação acadêmica. A Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFTM, organizadora dos eventos, destaca que, após um ano desse novo contexto educacional, é possível ao corpo docente e à gestão de ensino do IFTM realizarem uma avaliação da metodologia adotada, identificando benefícios e desafios no desenvolvimento do ensino remoto.

Márcio José de Santana, pró-reitor de Ensino da instituição, relata que “Inicialmente, percebemos muitas dificuldades em um âmbito geral nas instituições de ensino. Ao analisarmos a atual situação, verificamos pontos comuns, com singelas variantes, entre as realidades vivenciadas após a adoção forçada do ensino remoto desde o início da pandemia. Em consequência, novas iniciativas e modernizações foram identificadas nos espaços de ensino, com a preocupação de o estudante obter aprendizagens exitosas, apesar do distanciamento social e físico”, avalia Santana.

Palestra e mesas redondas, durante o IV Fórum de Ensino, versam sobre a promoção de reflexões acerca do ensino mediado por tecnologias; aspectos emocionais de docentes e discentes, identificando metodologias de resgate e acolhimento dos estudantes no ensino remoto e no ensino híbrido; além de realizar um levantamento de proposições para o desenvolvimento do ensino híbrido. A II Mostra de Ensino objetiva ser um espaço de compartilhamento de experiências, aquisição de conhecimentos, principais desafios enfrentados e interação acerca dos trabalhos desenvolvidos nesse período de pandemia com a finalidade de contribuir para o planejamento de período de transição no IFTM. Para explanação e mediação, vários profissionais especializados conduzirão os debates e esclarecimentos com o compromisso de excelência própria dos Institutos Federais de Educação.

Os eventos caracterizam-se como espaços de interlocução em que a comunidade do IFTM mapeará os impactos das inovações adotadas no ensino-aprendizagem, a implementação de práticas de fato transdisciplinares e estratégias para valorizar as práticas docentes e discentes. Tais desafios só serão superados por meio do envolvimento e empatia de toda a comunidade acadêmica.  Assim, o IFTM busca auxiliar o corpo docente a equilibrar o olhar para a diversidade e dimensões humanas de seus estudantes.

Como participar

As inscrições ocorrem entre os dias 03 e 27 de maio de 2021. Para participar do IV Fórum de Ensino do IFTM, inscreva-se pela página do evento. Para apresentar projetos na II Mostra de Projetos de Ensino, participante deverá acessar o edital com todas as informações e se inscrever pela página do evento.

Ao final das atividades, será disponibilizado formulário para avaliação, fundamental para o IFTM saber a opinião dos participantes e aprimorar suas realizações.