Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Semana da Logística acontece no início de junho com palestras de profissionais atuantes no mercado
Início do conteúdo da página
Notícias

Semana da Logística acontece no início de junho com palestras de profissionais atuantes no mercado

Inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 17 e 30 de maio

  • Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 10/05/2021 às 00:00
  • Última modificação 10/05/2021 às 17:22
Programação completa do evento está disponível no site da Selog
Programação completa do evento está disponível no site da Selog
Crédito: Divulgação

O evento mais tradicional do curso de Tecnologia em Logística do Campus Uberlândia Centro (Udicentro), do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), já tem data marcada. A VIII Semana de Logística (Selog) acontece, de forma remota, nos dias 01 e 02 de junho, com cinco palestras de especialistas na área e um encontro de egressos. Em 2021, a Selog chega à sua 8ª edição e traz como tema os “Desafios na Gestão da Cadeia de Suprimentos”. As inscrições para o evento são gratuitas e acontecem entre os dias 17 e 30 de maio, por meio do endereço www.iftm.edu.br/eventos/viiiselog. Os participantes inscritos terão direito a um certificado de participação.

A abertura do evento, no dia 1º de junho, acontece às 18h30, com apresentação dos palestrantes e do evento. A partir das 19  horas tem início a palestra "Desafios e estratégias para o atendimento aos clientes", com o palestrante Edi Carlos Hipólito, administrador de empresas com mais de 30 anos no mercado de bens de consumo e atualmente ocupa cargo de diretor comercial da empresa Paratudo Bebidas. O primeiro dia ainda conta com as palestras: “Política nacional de pisos de frete no transporte rodoviário de cargas: regulamentações e impacto”, com a pós-doutora em logística pela ESALQ-USP e professora associada da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valeriana Cunha; e “A logística na integração econômica regional: o caso do Pontal Mineiro”, com Mário Jacob Yunes Jr., atual secretário de Desenvolvimento e Turismo de Ituiutaba/MG e empresário com anos de experiência no setor logístico.

No segundo dia de evento, os participantes poderão acompanhar as palestras “Modelos de fulfillment (abastecimento) para supermercados: o caso da Rede Smart", com Leandro Alves, responsável pela área de inovação da Rede Smart; “Vida real na logística e a reinvenção em tempos de pandemia”, com Mário Fehr Yemail, gerente de suplly chain da empresa Nutriex. Por fim, acontece ainda o Encontro de Egressos do curso de Tecnologia em Logística, no qual ex-alunos do curso vão contar sua experiência no mercado, após a conclusão da graduação no IFTM Uberlândia Centro.

O evento é voltado para profissionais e estudantes da área de Logística, mas também é interessante para as pessoas que têm interesse em conhecer um pouco mais sobre as particularidades dessa área de trabalho. Segundo o professor, atual coordenador do curso de Logística do IFTM Udicentro, e organizador do evento, Ricardo de Sena Abrahão, a temática dos desafios da cadeia produtiva vai promover uma aproximação entre o Instituto e o mercado de trabalho.

“Reunimos profissionais de renome, que estão na linha de frente das suas instituições para falar conosco. É uma forma de trazer o mundo do trabalho para dialogar com nossos estudantes e com o mundo acadêmico em geral. O evento está imperdível”, afirma Ricardo de Senna Abrahão.


Conheça o curso de Logística

O curso de Tecnologia em Logística é um dos quatro cursos de graduação ofertados pelo IFTM Campus Uberlândia Centro (Udicentro) . O curso, que completa dez anos em 2021, foi o primeiro curso superior de tecnologia na área de Gestão e Negócios ofertados pelo IFTM, possibilitando à instituição ampliar seus eixos tecnológicos.

O curso é ofertado no período noturno e tem duração de cinco semestres letivos. No último processo seletivo foram abertas 40 vagas e a forma de ingresso se dá por meio das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação.

Uma das características do curso é a aproximação com o mercado de trabalho, sobretudo na região. Palestras de profissionais da área são constantes, assim como visitas técnicas e trabalhos de integração com empresas da região. Eventos que, em situações normais presenciais, acontecem com frequência e dão aos estudantes a oportunidade de vivenciar a parte prática do curso.

O curso de Tecnologia em Logística objetiva formar o profissional para atuar na área de logística de uma empresa para planejar, implementar e controlar o fluxo e armazenamento de informações, bens e serviços desde a origem até o consumo. Dessa forma, o profissional atua para promover um fluxo otimizado e de qualidade para matérias-primas, produtos em processo e acabados. Para saber mais sobre o curso, acesse o ambiente de Tecnologia em Logística no site do Campus Uberlândia Centro.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página