Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conif faz coro aos estudantes que pedem a revogação do corte de bolsas da Capes

Conif faz coro aos estudantes que pedem a revogação do corte de bolsas da Capes

Ofício Circular nº 1/2021 da Capes anunciou alterações nos programas federais Pibid e Residência Pedagógica

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 10/05/2021 às 14:00
  • Última modificação 10/05/2021 às 15:24

Estudantes brasileiros, de diversas instituições de ensino superior, estão unidos para tentar a revogação do Ofício Circular nº 1/2021 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  O documento anunciou alterações no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e na Residência Pedagógica, programas promovidos pelo Governo Federal por meio da autarquia.

Na prática, o ofício estabelece novas diretrizes para os dois programas. Sendo assim, os coordenadores institucionais devem encaminhar à Capes, até o dia 10 de maio, a substituição de bolsistas licenciados. Caso a substituição não seja feita, as instituições poderão perder as bolsas sob a alegação de necessidade de adequação da execução dos programas ao orçamento.

Na tentativa de pressionar o Governo Federal pela revogação do documento, um grupo de estudantes criou um abaixo-assinado on-line. Até a manhã dessa dessa-feira (5/5), mais de 30 mil pessoas já haviam assinado a petição, que está disponível no link http://chng.it/PJs8cx2T. Um dos principais pontos abordados pelo grupo, no texto de apresentação da petição, é que os cortes podem representar uma maior evasão dos estudantes nos cursos de licenciatura.

Bolsas – O Pibid e a Residência Pedagógica ofertam aos estudantes oportunidades de aproximação dos futuros docentes com as salas de aula para que, quando graduados, eles possam se comprometer com o exercício do magistério, principalmente na rede pública de ensino. Sendo assim, ambos os programas fazem uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

Fonte: https://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/4208-conif-faz-coro-aos-estudantes-que-pedem-a-revogacao-do-corte-de-bolsas-da-capes?Itemid=609