Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Processo seletivo de cursos de graduação do IFTM também está com inscrições abertas

Interessados podem se inscrever gratuitamente de 14 de junho a 12 de julho exclusivamente pela internet

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 14/06/2021 às 10:30
  • Última modificação 21/06/2021 às 11:45
Processo Seletivo 2021/02 Graduação IFTM
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) divulgou o edital do processo seletivo para os cursos de graduação, com início das turmas para o segundo semestre de 2021. São 235 vagas disponíveis com inscrições gratuitas, abertas de 14 de junho a 12 de julho, realizadas exclusivamente pela Internet, por meio da página de ingresso do IFTM. O candidato que não tiver acesso à internet poderá dirigir-se ao campus, conforme horários de atendimento divulgados no edital.

As vagas nos diversos cursos de graduação do IFTM são disponibilizadas nos campi Paracatu, Patrocínio, Avançado Uberaba Parque Tecnológico e Uberlândia, sendo 60% são destinadas aos candidatos optantes pelo sistema de reservada de vagas, 5% às pessoas com deficiência e 35% à ampla concorrência, conforme edital. Há vagas para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Agronômica, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e  Gestão Comercial.

Devido o período atual de pandemia da covid-19, o processo seletivo permanece com as mesmas alterações da seleção 2021/1. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas uma destas modalidades: concluinte do ensino médio participante do ENEM de 2010 a 2020 que não tenha obtido nota 0 na redação ou portador de diploma de graduação.

Os documentos necessários para participar da seleção são: documento de identificação oficial e CPF para todos os candidatos e, para o candidato que optou por utilizar a nota obtida no ENEM 2010 a 2020 será necessário o boletim de notas do ENEM. O boletim de desempenho individual do ENEM deverá ser impresso no endereço eletrônico do INEP/ENEM mediante criação de conta no domínio.gov.br. Já o candidato que optou pela seleção como portador de diploma de graduação deverá entregar a declaração da instituição de ensino de origem informando dados pessoais, nota obtida pelo candidato, nota máxima que poderia ser alcançada e ano/semestre do vestibular. Declaração que estiver faltando algum destes dados não será considerada, podendo o candidato ser desclassificado.

A inscrição somente será confirmada após a validação dos documentos exigidos na modalidade escolhida no momento da inscrição, entrando neste quesito também os necessários aos candidatos que concorrerem ao Processo Seletivo nas vagas para Pessoas com Deficiência (PcD). Já os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração.

Os candidatos serão classificados por ordem decrescente do percentual de pontos obtidos na seleção, observando-se o número de vagas ofertadas, e prioridades, observado o número de vagas ofertadas e o grupo de concorrência escolhido no ato da inscrição, sendo a ordem destas prioridades: 1º - candidato concluinte do ensino médio participante do ENEM de 2010 a 2020 que não tenha obtido nota 0 na redação e 2º - candidato portador de diploma de graduação.O resultado preliminar estará disponível na página de ingresso no dia 21 de julho, e o resultado final será divulgado a partir do dia 24 de julho.

Para saber mais sobre a seleção para os cursos de graduação do IFTM 2021/2, acesse a página de ingresso do IFTM e também o canal do YouTube, onde existem vídeos explicativos sobre grupos de concorrência, que devem ser escolhidos no ato da inscrição, e sobre ações afirmativas, além de lives de apresentação de diversos cursos ofertados pelo IFTM.