Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM registra quatro programas de computador no primeiro semestre de 2021

IFTM registra quatro programas de computador no primeiro semestre de 2021

Softwares são resultado de pesquisas realizadas em quatro campi da instituição

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 19/07/2021 às 00:00
  • Última modificação 19/07/2021 às 17:38
Logomarca INPI
Crédito: Divulgação

No primeiro semestre de 2021 o Instituto Federal do Triângulo Mineiro, por intermédio Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI), realizou o registro da propriedade intelectual de mais quatro programas de computador junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Três destes programas foram desenvolvidos no âmbito de projetos de Iniciação Científica realizados nos campi Paracatu e Patos de Minas. O quarto software foi resultado de um trabalho de conclusão de curso de especialização realizado no Campus Uberlândia Centro com orientação de uma professora do Campus Patrocínio.

No Campus Paracatu foi desenvolvido o “SISMODE” - Sistema de Monitoramento de Doenças Epidemiológicas e Vacinação sob autoria do professor doutor César Francisco de Moura Couto, professor doutor Eduardo Camargo de Siqueira, professor doutor Claiton Luiz Soares, professor mestre Lucas Gonçalves Cunha e do estudante João Paulo Farias. O “SISMODE” é uma aplicação WEB que visa monitorar os dados de pacientes com teste positivo ou com sintomas de uma determinada doença epidemiológica, tal como COVID-19, Dengue, H1N1, Febre Amarela, Sarampo e Rubéola. Além disso, a aplicação permite a inserção de dados de vacinação a fim de controlar o progresso dos programas de imunização contra estas doenças.

Já o Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologia Aplicada (LADESTEC) do Campus Patos de Minas foi responsável pelo desenvolvimento de dois programas de autoria do aluno Humberto Braga Silva Filho e da professora doutora Junia Magalhães Rocha. Os softwares desenvolvidos são: “IF Almoço Cliente” que consiste de um aplicativo que propõe uma solução para que alunos e servidores do Campus Patos de Minas realizem pedidos de refeições em um restaurante da cidade. Desta forma, o usuário do aplicativo tem acesso ao cardápio e pode realizar seus pedidos. O outro, “IF Almoço Fornecedor” é um aplicativo direcionado à empresa fornecedora da alimentação aos alunos e servidores do campus. Com ele a empresa tem acesso aos pedidos realizados a partir do “IF Almoço Cliente”. Além disso, o aplicativo oferece a funcionalidade de criar cardápio, facilitando ao fornecedor montar seu menu.

Numa parceria multicampi, a professora doutora Danielli Araújo Lima e o discente Arthur Ângelo de Carvalho desenvolveram o “Disease Data Monitoring and Visualization: DDMV System”. A criação deste programa esteve vinculada ao Laboratório de Inteligência Computacional e Robótica (LICRO) do IFTM Campus Patrocínio e foi resultado do trabalho de conclusão de curso da especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas aplicados à Gestão Empresarial do IFTM Campus Uberlândia Centro. O software consiste em um sistema para internet, voltado para a área de saúde, que tem como principal objetivo a visualização de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) do Governo Federal referentes a diversas doenças, como DAR (doenças do aparelho respiratório) e COVID-19.

A previsão é que novos softwares sejam registrados no segundo semestre de 2021 e, para que isso aconteça, o NIT/PROPI reforça seu compromisso com a comunidade do IFTM em atender às dúvidas, intermediar a formalização de acordos e parcerias, bem como divulgar todos os registros de propriedade intelectual.