Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conif finaliza primeira edição do Programa de Incubação cruzada da Rede Federal

Conif finaliza primeira edição do Programa de Incubação cruzada da Rede Federal

Relatório final da 1ª edição das atividades apresenta um resumo dos trabalhos desenvolvidos pelas 13 intuições da Rede

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 23/07/2021 às 11:00
  • Última modificação 23/07/2021 às 11:46

A coordenação do Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal publicou, nesta semana, o relatório final da primeira edição das atividades. O documento apresenta um resumo dos trabalhos desenvolvidos pelas 13 intuições da Rede que acolheram as 30 startups selecionadas no edital do programa.

Lançado em 2020, a iniciativa visou o cruzamento de oportunidades de ações conjuntas e a prospecção de novas parcerias entre os ecossistemas inovadores e a Rede Federal. Guilherme Pedra, CEO da PediuFarma, avalia positivamente a oportunidade e destaca a construção de uma rede de contatos como ponto alto da parceria. “Os contatos feitos no início do programa são cultivados até hoje e a possibilidade de gerar parcerias cada vez mais próximas. Esperamos poder participar de mais programas como esse”, conta.

O Programa, objeto do Edital nº 02/2020 do Conif, nasceu da parceria entre Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e foi operacionalizada pelos Instituto Federal Fluminense (IFF), do Amazonas (IFAM), do Espírito Santo (IFES) e Rondônia (IFRO).

Segundo Henrique da Hora, diretor de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação do IFF e um dos idealizadores do Programa, dentre as várias características dos Institutos Federais, um dos tesouros que temos e que devemos dar aos nossos estudantes é o  sentido de rede de colaboração. "O programa de incubação cruzada promoveu uma série de intercâmbios entre as nossas incubadoras e polos de inovação, com as nossas startups e spinoffs, resultando em experiências tanto de formação quanto de oportunidade de negócios incríveis". afirma.

Para a seleção das startups, o Conif e a Anprotec levaram em consideração os empreendimentos gestados na Rede Federal e que estavam em estágio de maturidade suficiente para prospecção de parcerias e de novos mercados. Foram priorizados, ainda, aqueles cuja as soluções abordavam um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“O programa de incubação cruzada trouxe para a Arcano oportunidades de aprendizado e crescimento através de parcerias, mentorias e trocas de conhecimento que dificilmente encontraríamos em outro lugar. Tenho um imenso orgulho de poder participar, até porque, ser um ex-aluno da Rede Federal já é contar com excelência no ensino, e agora o apoio para empreender e inovar, através do programa de incubação cruzada, foi maravilhoso”, destaca Alex Philippe, CEO da Arcano Projetos de Tecnologia.

Demoday – Seis startups participantes do Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal participaram de uma missão de prospecção de novas parcerias entre os ecossistemas inovadores da Rede e da China. O evento, conhecido como Demoday, foi organizado pela Embaixada do Brasil em Xangai, na China, e foi realizado de maneira totalmente virtual e em inglês.

Durante o encontro, as empresas brasileiras fizeram breves apresentações aos investidores do país asiático, a fim de conquistar novos mercados. A startup Quiz Class foi uma das selecionadas para participar do Demoday e o CEO da empresa, Ewerton Cardoso, comemora a oportunidade. “Somos gratos aos idealizadores e ao apoio que nos proporcionou”, finaliza.

Assessoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça