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Gestão do curso

Coordenação do curso

JANICE QUEIROZ DE PINHO GONÇALVES
E-mail: janice@iftm.edu.br

As atribuições da Coordenação de Curso são inerentes às exigências do curso e aos objetivos e compromissos do IFTM.
O coordenador de curso é o professor responsável pela gestão do curso sob sua responsabilidade e tem as seguintes atribuições:

I. cumprir e fazer cumprir as decisões e normas emanadas do Conselho Superior, Reitoria e Pró-Reitorias, Direção Geral do câmpus e do Colegiado de Curso;
II. realizar o acompanhamento e avaliação dos cursos em conjunto com a equipe pedagógica;
III. orientar os estudantes quanto à matrícula e integralização do curso;
IV. analisar e emitir parecer sobre alterações curriculares encaminhando-as aos órgãos competentes;
V. pronunciar sobre aproveitamento de estudo e adaptação de estudantes subsidiando o Colegiado de Curso, quando for o caso;
VI. participar da elaboração do calendário acadêmico;
VII. elaborar o horário do curso em articulação com as demais coordenações;
VIII. convocar e presidir reuniões do curso e /ou Colegiado;
IX. orientar e acompanhar, em conjunto com a equipe pedagógica, o planejamento e desenvolvimento das unidades curriculares, atividades acadêmicas e desempenho dos estudantes;
X. promover avaliações periódicas do curso em articulação com a Comissão Própria de Avaliação - CPA e com a equipe pedagógica;
XI. representar o curso junto a órgãos, conselhos, eventos e outros, internos e externos à instituição;
XII. coordenar, em conjunto com a equipe pedagógica, o processo de elaboração, execução e atualização do Projeto Pedagógico do Curso;
XIII. analisar, aprovar e acompanhar, em conjunto com a equipe pedagógica, os planos de ensino das unidades curriculares do curso;
XIV. incentivar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
XV. analisar e emitir parecer sobre a aceitação de matrículas de estudantes transferidos ou desistentes,
de acordo com as normas vigentes;
XVI. participar do planejamento e do acompanhamento das atividades acadêmicas previstas no Projeto Pedagógico do Curso;
XVII. participar e apoiar a organização de atividades extraclasse inerentes ao curso (palestras, seminários, simpósios, cursos, dentre outras);
XVIII. participar da organização e implementação de estratégias de divulgação da instituição e do curso;
XIX. atuar de forma integrada com a Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCA);
XX. implementar ações de atualização do acervo bibliográfico e laboratórios específicos do curso bem como sua manutenção;
XXI. solicitar material didático-pedagógico;
XXII. participar do processo de seleção dos professores que irão atuar no curso;
XXIII. acompanhar e apoiar o planejamento e a condução do estágio supervisionado dos estudantes, em conjunto com a coordenação de estágio e setores competentes;
XXIV. estimular, em conjunto com a equipe pedagógica, a formação continuada de professores;
XXV. participar, em conjunto com a equipe pedagógica, da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.