Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Informática

Curso de Técnico Integrado ao Ensino Médio Presencial

Alunos estudando nos computadores (.jpg 72,2 Kb)

Consoante com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000) e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, o currículo escolar, enquanto instrumento de cidadania e democracia, contempla conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o aluno para a realização de atividades nos três domínios da ação humana, quais sejam: a vida em sociedade, a produtividade e a experiência subjetiva, visando à integração humana no tríplice universo das relações políticas, do trabalho e da simbolização subjetiva.

A matriz curricular foi elaborada tendo em vista as mudanças significativas que ocorreram no mundo da Informática e nas constantes inovações tecnológicas. Estruturou-se o currículo de forma flexível e interdisciplinar, organizado em módulos. O estudante deverá cursar todos os módulos e realizar o estágio supervisionado com carga horária de 120 horas para a obtenção da habilitação de Técnico em Informática.

De acordo com o Parecer CNE/CEB No 39/2004, a Educação Profissional Técnica de nível médio está intimamente relacionada com o Ensino Médio, a qual deve ser desenvolvida em articulação com o ensino regular, com o objetivo de conduzir ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. Com relação ao Ensino Médio, entretanto, é diferente. Este deve garantir os conhecimentos básicos para uma Educação Profissional de qualidade. Assim, a rigor, todo o Ensino Médio deve ser “aproveitado” na Educação Profissional Técnica de nível médio. Ele é a base de sustentação, indispensável em termos de educação integral do cidadão. Busca-se um tratamento curricular integrado que garanta isso tudo de forma sincrônica, eficiente e eficaz.

A estrutura curricular do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio está expressa nas Matrizes curriculares e Ementas Inclusas no PPC.

Perfil do egresso

Saiba onde o aluno formado poderá trabalhar e quais atividades estará apto a realizar ao concluir o curso

Aspectos legais

Consulte a autorização para oferta do curso e acesse as demais portarias aplicáveis

Gestão do curso

Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso

Matriz Curricular

Veja as disciplinas ministradas durante o curso e leia as suas respectivas ementas

Projeto pedagógico

Entenda como se desenvolverão as atividades, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso

Corpo docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos

Informações complementares

Acesse mais informações sobre o curso para conhecer algumas de suas particularidades

Fim do conteúdo da página