Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Campus Patrocínio > Estágio > O estágio
Início do conteúdo da página

O estágio

Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho. Visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação.

O estágio tem por finalidade o aprendizado do estudante, no que se refere a competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, na busca do seu desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho.

São partes obrigatórias na relação do estágio: a) o estudante; b) a parte concedente; e c) a instituição de ensino. São estes os signatários obrigatórios do Termo de Compromisso de Estágio.

No IFTM Campus Patrocínio o estágio supervisionado é obrigatório para a conclusão de todos os cursos técnicos (integrados e concomitantes ao ensino médio). Para os cursos superiores, o estágio é obrigatório para os cursos de Tecnologia em Gestão Comercial e Bacharelado em Engenharia Elétrica. Para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas o aluno pode optar entre Estágio e TCC.

Conforme o Regulamento de Estágio do IFTM (RESOLUÇÃO Nº 22/2011, DE 29 DE MARÇO DE 2011), em seu Artigo 3º. O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório.

§ 1º. O estágio será obrigatório quando for assim definido no projeto pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

§ 2º. O estágio não obrigatório é uma atividade opcional, acrescida à carga horária mínima e obrigatória.

§ 3º. A coordenação de estágio emitirá declaração referente à carga horária não obrigatória realizada, desde que determinada no termo de compromisso.

§ 4º. A realização do estágio não-obrigatório é opcional a todos os estudantes do IFTM, observados os períodos de realização previstos em cada projeto pedagógico de curso.

Fim do conteúdo da página