Logo

Apresentação

O I Encontro das Licenciaturas em Ciências Biológicas, Computação e Química do IFTM. I Seminário da Residência Pedagógica/ II Seminário do PIBID, representa uma das ações propostas pela Pró-Reitoria de Ensino do IFTM, com o objetivo de compartilhar experiências desenvolvidas no âmbito do Programa da Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência juntamente com as escolas parceiras. Os programas possuem apoio da Capes, no fomento dessas ações e dos campi Uberaba e Uberlândia Centro.


Inscrições para o evento 21/03/2022 a 22/04/2022
Submissão do trabalho com envio do resumo e link do vídeo 21/03/2022 a 14/04/2022
Publicação da lista de trabalhos inscritos 15/04/2022
Avaliação dos resumos (Comissão Científica) 15/04/2022 a 16/04/2022
Período para ajustes na formatação dos resumos e vídeo 17/04/2022 a 18/04/2022
Período para ressubimissão dos trabalhos aprovados com ressalva 18/04/2022 a 19/04/2022
Homologação e lista dos trabalhos aprovados para apresentação 20/04/2022
Apresentação dos trabalhos na sessão de pôster 26/04/2022

Programação do evento


25/04/22

19:00 – 19:30 Abertura
Prof.ª Drª. Deborah Santesso Bonnas - Reitora - IFTM
Prof. Dr. Márcio Jose de Santana - Pró-reitor de Ensino - IFTM
Prof. Dr. Ricardo Soares Boaventura - Diretor de Ensino - IFTM
19:35 – 20:35 Palestra
"Pibid e RP: contexto da formação docente em tempos de defesa da democracia" com o prof. Dr. Helder Eterno da Silveira, Pró-Reitor de Extensão e Cultura - UFU
20:40 – 21:30 Roda de conversa
Histórico, avanços e perspectivas para os programas de formação de professores no Brasil
Mediação da Profª Dra. Gyzely Suely Lima, Coordenadora Geral de Ensino – Proen – IFTM
Convidados:
Prof. Dr. Helder Eterno da Silveira – UFU
Prof. Me. Frederico Miranda - IFTM campus Uberaba - Orientador
Profª. Ma. Sara Fernandes - Escola Municipal Odilon Custódio Pereira – Preceptora
Profa. Dra. Polyana Aparecida Roberta Silva – IFTM campus Uberlândia Centro – Orientadora
Eduardo da Silva Pereira – Lic. Química - Pibidiano
Camila Maria Pereira Casaroti – Lic. Ciências Biológicas – Pibidiana
Luciana Damasceno – Lic. Química - Residente

26/04/22

18:30 – 21:30 Sessão de pôsteres – 19:30 às 21:30 (Ginásio do campus Uberaba)
R. João Batista Ribeiro, 4000 - Distrito Industrial II, Uberaba - MG, 38064-790

Normas para Resumo, Vídeo e Poster

NORMAS PARA PREPARO DO RESUMO

  • Deverá ser escrito em português, em uma página tamanho A4 com margens superior e inferior 2,5 cm; esquerda e direita de 3,0 cm.
  • O resumo deve conter descrição do projeto e objetivo(s) da pesquisa (breve introdução sobre o trabalho); fundamentação teórica; metodologia da pesquisa (relato da metodologia utilizada de forma concisa e clara); e apresentação da síntese dos resultados obtidos até o momento, ou, se for o caso, as conclusões do trabalho do PIBID e Residência Pedagógica.
  • Não serão aceitos trabalhos com descrição de projeto. Não será permitida a inserção de qualquer tipo de figura no corpo do trabalho ou fora dele.
  • Realizar rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa.
  • Título: centralizado; maiúsculo, negrito; tamanho 14; letra no formato Calibri; espaçamento simples entre linhas.
  • Autores: Os nomes dos autores deverão ser apresentados por extenso, alinhado a direita; negrito; separados por ponto e vírgula, fonte Calibri tamanho 12; com numeração para identificação no rodapé (neste caso a escrita será com letra de tamanho 9); espaçamento simples entre linhas; o primeiro autor deverá ser o apresentador do trabalho. No caso de algum impedimento da presença o apresentador, algum coautor deverá apresentar o trabalho. Se o trabalho for apresentado por vários autores os nomes deles deverão aparecer em ordem alfabética.
  • Resumo: letra no formato Calibri; sem parágrafo; tamanho 12; espaçamento simples, texto justificado.
  • Palavras-chave: devem conter de 3 a 6 palavras-chave; em ordem alfabética, letra no formato Calibri; tamanho 12; separadas por ponto e espaçamento de 1,5 entre linhas. O nome "Palavras-chave" deve estar em negrito.
  • Apoio e agradecimentos: deverá ser conciso após as palavras-chave.
  • Todo o resumo incluindo título, autores, texto, palavras-chave, apoio e agradecimentos, não deve exceder uma página.
  • Somente uma pessoa (autor ou coautor) ficará responsável pelo envio do resumo, o qual será enviado por meio de upload no formulário de submissão do evento.
  • O trabalho deve ser gerado e enviado em formato (extensão).pdf e .docx, com tamanho máximo 2 MB por arquivo.
  • Clique aqui para baixar o template do documento (.docx)

NORMAS PARA PREPARO DO VÍDEO

1) Os pibidianos/residentes devem enviar vídeos de até 10 minutos, no qual explicam o desenvolvimento da atividade descrita no resumo. Estes deverão realizar no formato de slides (modelo na página do evento), com a gravação de voz por cima, ficando opcional o aparecimento da imagem do pibidiano/residente. Todos os autores, se quiserem poderão participar da confecção do vídeo. Mas somente um autor ficará responsável pelo envio do link do vídeo. Todos os autores que aparecerem no vídeo deverão preencher e enviar o termo de autorização para uso de imagem.

2) O pibidiano/residente deve efetuar a gravação em um ambiente silencioso.

3) Ao utilizar celular ou câmera para efetuar a gravação, apoiar o equipamento em um tripé ou outro plano fixo, para manter a imagem estável, sem trepidações.

4) O enquadramento da imagem deve ser ajustado de modo a facilitar o foco da captura, sendo aconselhável capturar a imagem do apresentador da altura do peito para cima, com a câmera posicionada à sua frente.

5) Com relação à qualidade de imagem, recomenda-se que o vídeo seja captado e editado em resolução Full HD (1920x1080 px).

6) Após a produção do vídeo o pibidiano/residente deve disponibilizar o conteúdo de forma pública no YouTube com o título: Pibid ou RP – Nome completo do pibidiano/residente

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DO LINK DO VÍDEO

1) Acesse o YouTube e faça login com a sua conta.

2) No topo direito da página, você encontrará um botão "Criar vídeo ou mais" com o ícone de uma câmera. Clique nele e selecione "Enviar um vídeo".

3) Dentro do YouTube Studio (a plataforma de envio de vídeos do YouTube), arraste ou selecione o arquivo que você quer enviar.

A partir de agora o seu vídeo está pronto para ser enviado para o YouTube.

Após todo o processo de upload você poderá personalizar título, descrição, imagem de miniatura e mais.

De posse do link, o pibidiano/residente deverá anexar o link no formulário

Termo de autorização para uso de imagem / vídeo (.docx)

Todos os autores que aparecerem no vídeo deverão preencher e enviar o termo de autorização para uso de imagem.

Template dos slides para elaboração do vídeo (.pptx)

NORMAS PARA PREPARO DO POSTER

O pôster poderá ser em papel firme, de boa gramatura, ou em lona. Devem ser utilizadas canaletas nas bordas superior e inferior, permitindo a fixação nos expositores e fácil colocação e remoção dos mesmos.

Deve estar estruturado da seguinte forma:

Tamanho do pôster: Largura: 90 cm; Altura: 120 cm.

Deve constar: título, nome(s) do(s) autor(es), instituição e campus ou escola de origem do autor e coautor (se houver), identificação do programa (Pibid ou RP).

Introdução, Desenvolvimento (objetivos; metodologia; resultados), Conclusão (considerações finais); Referências e Agradecimentos (opcional).

O título do pôster deve estar em fonte Arial 54, em caixa alta e negrito;

O nome do autor e coautores devem estar em fonte Arial 36 e negrito;

A identificação da instituição e do Programa, se PIBID ou Residência Pedagógica devem estar em fonte Arial 32 e itálico;

Os títulos de seção, palavras como: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados, Conclusão e Referências devem estar escritas em fonte Arial 40 centralizado, em caixa alta, e negrito.

O corpo do texto deve estar em fonte Arial 36 e de cor preta, justificado, letras minúsculas, exceto nomes próprios;

Legendas de figuras e tabelas devem estar em Arial 28, negrito, centralizado acima da figura ou da tabela. O texto dentro das figuras (legendas, números etc.) e das tabelas devem ter tamanho similar às dimensões das legendas (Arial, 28).

A retirada dos posteres no final da sessão de exposição ficará a cargo do(s) responsável (eis), isentando-se a Comissão Organizadora da guarda dos mesmos após o término do evento.

Template do poster

RECOMENDAÇÕES GERAIS

O primeiro autor deverá ser o apresentador do trabalho. No caso de algum impedimento da presença do apresentador, algum coautor deverá apresentar o trabalho.

Todos os autores poderão participar da apresentação do pôster para os avaliadores, a qual será de no máximo 10 minutos. Os autores que participarem da apresentação oral do pôster serão certificados, e não somente o primeiro autor.

A elaboração, impressão e custeio do pôster será da responsabilidade do autor e coautores.

Esperar a passagem do avaliador e da folha da finalização do evento para retirar o pôster.

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO

A montagem do pôster no local apropriado deverá ser feita pelos apresentadores no dia indicado na programação das apresentações. O autor deverá colocar o pôster no horário entre 18:30 e 19:00 horas do dia programado. O transporte, fixação e remoção do pôster, no horário definido, ficarão a cargo do autor apresentador do trabalho. O apresentador deverá estar à disposição dos interessados em consultar seu trabalho, durante o período reservado na programação do evento.

Homologações

Inscrição e submissão

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO

Todos os autores devem realizar sua inscrição na página de eventos do IFTM. Atentem-se ao perfil da inscrição. Todos os participantes que desejam apresentar devem realizar sua inscrição como apresentador caso contrário, selecione como ouvinte.

Clique aqui para se inscrever

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA SUBMISSÃO

Para trabalhos em grupo, apenas um dos autores realizam o upload do resumo e do link do vídeo hospedado no YOUTUBE. Todos os autores que aparecerem no vídeo deverão preencher, assinar e enviar o termo de autorização para uso de imagem / vídeo.

AOS APRESENTADORES, OBSERVAR O ENVIO DO TERMO DO USO DE IMAGEM.

Clique aqui para submeter o resumo e o link do vídeo

Comissão Científica

  • Ana Clara Vilas Boas Pais
  • Ma. Bianca Carolina Pereira
  • Dr. Brunno Borges Canelhas
  • Dr. Bruno Pereira Garcês
  • Dr. Cláudio Márcio de Castro
  • Dagmar Lopes Barbosa Rosa
  • Ma. Daniela Beatriz Lima Viana
  • Dra. Fabiana Martins Batista
  • Me. Frederico Miranda
  • Me. Gabriel Pereira Lopes
  • Dr. Geandre de Carvalho Oliveira
  • Me. Gislene Ferreira Venerando
  • Dra. Helena Maria de Almeida Mattos Martins dos Santos Ali
  • Ione Aparecida dos Santos
  • Ma. Jailda Maria Muniz
  • Dra. Juliene Silva Vasconcelos
  • Dr. Luis Carlos Scalon Cunha
  • Maria Isabel Vieira e Silva
  • Dra. Marina Farcic Mineo
  • Dra. Neide Paula da Silveira
  • Ma. Nara Fernandes Leite da Silva
  • Dra. Polyana Aparecida Roberta Silva
  • Ma. Polyane Ribeiro Machao
  • Dra. Polyanna Miranda Alves
  • Dr. Renato Soares Capellari
  • Me. Rogério Andrade de Ávila
  • Ma. Sara Fernandes Teixeira Rodrigues
  • Dr. Sérgio Hayato Seike
  • Wilza Mara de Oliveira

Comissão Organizadora

  • Ricardo Soares Boaventura – Diretor de Ensino – Proen
  • Gyzely Suely Lima – CGE – Proen
  • Luciana Borges de Andrade – Pedagoga/ Coord. Ensino – Proen
  • Ana Maria Fonsceca Gentil – Tec. Assuntos Educacionais – Proen
  • Polyanna Miranda – Coord. Inst. PIBID
  • Helena Maria de Almeida Mattos Martins dos Santos Ali – Coord. Inst. RP
  • Frederico Miranda – Coord. Área/ PIBID – L. C. Biológicas
  • Polyana Aparecida Roberta da Silva – Orientadora/ RP – L. Computação
  • Geandre de Carvalho Oliveira – Docente – L. Química
  • Nara Fernandes Leite da Silva – Preceptora/ RP – L. Química
  • Polyane Machado Ribeiro – Supervisora/PIBID – L. C. Biológicas
  • Renato Pavani - Supervisor/PIBID – L. Química
  • Eduardo da Silva Pereira – Pibidiano – L. Química
  • Thiago Fiuza de Oliveira – Pibidiano – L. C. Biológicas
  • Vanderson Vargas Bomtempo – Residente – L. C. Biológicas

Contato

Coordenações institucionais dos programas:

PIBID: pibid@iftm.edu.br
RP: coordenacao.rp@iftm.edu.br



capes
capes