O I Encontro das Licenciaturas em Ciências Biológicas, Computação e Química do IFTM. I Seminário da Residência Pedagógica/ II Seminário do PIBID, representa uma das ações propostas pela Pró-Reitoria de Ensino do IFTM, com o objetivo de compartilhar experiências desenvolvidas no âmbito do Programa da Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência juntamente com as escolas parceiras. Os programas possuem apoio da Capes, no fomento dessas ações e dos campi Uberaba e Uberlândia Centro.
Inscrições para o evento | 21/03/2022 a 22/04/2022 |
Submissão do trabalho com envio do resumo e link do vídeo | 21/03/2022 a 14/04/2022 |
Publicação da lista de trabalhos inscritos | 15/04/2022 |
Avaliação dos resumos (Comissão Científica) | 15/04/2022 a 16/04/2022 |
Período para ajustes na formatação dos resumos e vídeo | 17/04/2022 a 18/04/2022 |
Período para ressubimissão dos trabalhos aprovados com ressalva | 18/04/2022 a 19/04/2022 |
Homologação e lista dos trabalhos aprovados para apresentação | 20/04/2022 |
Apresentação dos trabalhos na sessão de pôster | 26/04/2022 |
19:00 – 19:30 | Abertura Prof.ª Drª. Deborah Santesso Bonnas - Reitora - IFTM Prof. Dr. Márcio Jose de Santana - Pró-reitor de Ensino - IFTM Prof. Dr. Ricardo Soares Boaventura - Diretor de Ensino - IFTM |
19:35 – 20:35 | Palestra "Pibid e RP: contexto da formação docente em tempos de defesa da democracia" com o prof. Dr. Helder Eterno da Silveira, Pró-Reitor de Extensão e Cultura - UFU |
20:40 – 21:30 | Roda de conversa Histórico, avanços e perspectivas para os programas de formação de professores no Brasil Mediação da Profª Dra. Gyzely Suely Lima, Coordenadora Geral de Ensino – Proen – IFTM Convidados: Prof. Dr. Helder Eterno da Silveira – UFU Prof. Me. Frederico Miranda - IFTM campus Uberaba - Orientador Profª. Ma. Sara Fernandes - Escola Municipal Odilon Custódio Pereira – Preceptora Profa. Dra. Polyana Aparecida Roberta Silva – IFTM campus Uberlândia Centro – Orientadora Eduardo da Silva Pereira – Lic. Química - Pibidiano Camila Maria Pereira Casaroti – Lic. Ciências Biológicas – Pibidiana Luciana Damasceno – Lic. Química - Residente |
18:30 – 21:30 |
Sessão de pôsteres – 19:30 às 21:30 (Ginásio do campus Uberaba) R. João Batista Ribeiro, 4000 - Distrito Industrial II, Uberaba - MG, 38064-790 |
1) Os pibidianos/residentes devem enviar vídeos de até 10 minutos, no qual explicam o desenvolvimento da atividade descrita no resumo. Estes deverão realizar no formato de slides (modelo na página do evento), com a gravação de voz por cima, ficando opcional o aparecimento da imagem do pibidiano/residente. Todos os autores, se quiserem poderão participar da confecção do vídeo. Mas somente um autor ficará responsável pelo envio do link do vídeo. Todos os autores que aparecerem no vídeo deverão preencher e enviar o termo de autorização para uso de imagem.
2) O pibidiano/residente deve efetuar a gravação em um ambiente silencioso.
3) Ao utilizar celular ou câmera para efetuar a gravação, apoiar o equipamento em um tripé ou outro plano fixo, para manter a imagem estável, sem trepidações.
4) O enquadramento da imagem deve ser ajustado de modo a facilitar o foco da captura, sendo aconselhável capturar a imagem do apresentador da altura do peito para cima, com a câmera posicionada à sua frente.
5) Com relação à qualidade de imagem, recomenda-se que o vídeo seja captado e editado em resolução Full HD (1920x1080 px).
6) Após a produção do vídeo o pibidiano/residente deve disponibilizar o conteúdo de forma pública no YouTube com o título: Pibid ou RP – Nome completo do pibidiano/residente
1) Acesse o YouTube e faça login com a sua conta.
2) No topo direito da página, você encontrará um botão "Criar vídeo ou mais" com o ícone de uma câmera. Clique nele e selecione "Enviar um vídeo".
3) Dentro do YouTube Studio (a plataforma de envio de vídeos do YouTube), arraste ou selecione o arquivo que você quer enviar.
A partir de agora o seu vídeo está pronto para ser enviado para o YouTube.
Após todo o processo de upload você poderá personalizar título, descrição, imagem de miniatura e mais.
De posse do link, o pibidiano/residente deverá anexar o link no formulário
Termo de autorização para uso de imagem / vídeo (.docx)
Todos os autores que aparecerem no vídeo deverão preencher e enviar o termo de autorização para uso de imagem.
Template dos slides para elaboração do vídeo (.pptx)
O pôster poderá ser em papel firme, de boa gramatura, ou em lona. Devem ser utilizadas canaletas nas bordas superior e inferior, permitindo a fixação nos expositores e fácil colocação e remoção dos mesmos.
Deve estar estruturado da seguinte forma:
Tamanho do pôster: Largura: 90 cm; Altura: 120 cm.
Deve constar: título, nome(s) do(s) autor(es), instituição e campus ou escola de origem do autor e coautor (se houver), identificação do programa (Pibid ou RP).
Introdução, Desenvolvimento (objetivos; metodologia; resultados), Conclusão (considerações finais); Referências e Agradecimentos (opcional).
O título do pôster deve estar em fonte Arial 54, em caixa alta e negrito;
O nome do autor e coautores devem estar em fonte Arial 36 e negrito;
A identificação da instituição e do Programa, se PIBID ou Residência Pedagógica devem estar em fonte Arial 32 e itálico;
Os títulos de seção, palavras como: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados, Conclusão e Referências devem estar escritas em fonte Arial 40 centralizado, em caixa alta, e negrito.
O corpo do texto deve estar em fonte Arial 36 e de cor preta, justificado, letras minúsculas, exceto nomes próprios;
Legendas de figuras e tabelas devem estar em Arial 28, negrito, centralizado acima da figura ou da tabela. O texto dentro das figuras (legendas, números etc.) e das tabelas devem ter tamanho similar às dimensões das legendas (Arial, 28).
A retirada dos posteres no final da sessão de exposição ficará a cargo do(s) responsável (eis), isentando-se a Comissão Organizadora da guarda dos mesmos após o término do evento.
O primeiro autor deverá ser o apresentador do trabalho. No caso de algum impedimento da presença do apresentador, algum coautor deverá apresentar o trabalho.
Todos os autores poderão participar da apresentação do pôster para os avaliadores, a qual será de no máximo 10 minutos. Os autores que participarem da apresentação oral do pôster serão certificados, e não somente o primeiro autor.
A elaboração, impressão e custeio do pôster será da responsabilidade do autor e coautores.
Esperar a passagem do avaliador e da folha da finalização do evento para retirar o pôster.
A montagem do pôster no local apropriado deverá ser feita pelos apresentadores no dia indicado na programação das apresentações. O autor deverá colocar o pôster no horário entre 18:30 e 19:00 horas do dia programado. O transporte, fixação e remoção do pôster, no horário definido, ficarão a cargo do autor apresentador do trabalho. O apresentador deverá estar à disposição dos interessados em consultar seu trabalho, durante o período reservado na programação do evento.
Todos os autores devem realizar sua inscrição na página de eventos do IFTM. Atentem-se ao perfil da inscrição. Todos os participantes que desejam apresentar devem realizar sua inscrição como apresentador caso contrário, selecione como ouvinte.
Para trabalhos em grupo, apenas um dos autores realizam o upload do resumo e do link do vídeo hospedado no YOUTUBE. Todos os autores que aparecerem no vídeo deverão preencher, assinar e enviar o termo de autorização para uso de imagem / vídeo.
AOS APRESENTADORES, OBSERVAR O ENVIO DO TERMO DO USO DE IMAGEM.
Clique aqui para submeter o resumo e o link do vídeo
Coordenações institucionais dos programas:
PIBID: pibid@iftm.edu.br
RP: coordenacao.rp@iftm.edu.br