Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Libras

Curso de Formação Inicial Continuada Presencial

Com a implantação do Centro de Idiomas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (CENID) em 2013, cursos de diferentes idiomas começam a fazer parte do portfólio do IFTM para atender tanto a comunidade acadêmica do IFTM quanto a comunidade externa, formada por aqueles que não fazem outro curso regular na instituição.

É nesse contexto que surge o curso de Libras do CENID, que visa à qualificação de profissionais para atuar nas diversas áreas em que a comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) se faz presente. Institucionalmente, este curso é sinônimo de um significativo avanço social, já que mais atividades passam a ser acessíveis à comunidade surda da região.

Este curso é, também, um marco no fortalecimento de ações de sensibilização quanto à opinião dos diferentes agentes da comunidade perante pessoas com diferenças comunicacionais . Isso traz à tona novos processos de ensino-aprendizagem, novas opiniões e adaptações curriculares para a inclusão da comunidade surda.

Nessa perspectiva, o IFTM propõe, por meio do curso de Formação Inicial e Continuada em Língua Brasileira de Sinais, momentos de interação e construção de novos conhecimentos acerca da cultura e língua natural da comunidade surda contribuindo para a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade, por meio de um processo de apropriação, difusão e produção de conhecimentos científicos e tecnológicos. Este curso, além de contribuir para a formação humana integral, poderá contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região articulado aos processos de democratização, justiça social e inclusão das pessoas com necessidades específicas.

O curso é dividido em três níveis – iniciante, básico e intermediário e propicia que os (as) estudantes atinjam conhecimento suficiente para a comunicação desenvolta e dinâmica com pessoas surdas.

Características do Curso de Libras

• Modalidade do curso
Formação Inicial e Continuada (FIC)
• Forma de Ingresso
Processo Seletivo (Sorteio) mediante inscrição por meio de Edital próprio para iniciantes;
Processo Seletivo (Apresentação de documentação comprobatória de conclusão de nível anterior) a partir de inscrição por meio de Edital próprio para estudantes de nível básico e intermediário (veteranos)

• Periodicidade das inscrições
Anuais, realizadas nos últimos dois meses do ano letivo anterior, a fim de compor as turmas do ano letivo seguinte

• Idade mínima para participação
13 anos

• Escolaridade mínima exigida para inscrição
Não há

• Turno de funcionamento do curso
Matutino, Vespertino ou Noturno, a depender do detalhamento de horários previsto em Edital.

• Carga horária para integralização do curso
160h (iniciante)
160h (básico)
160h (intermediário)

Aspectos legais

Consulte a autorização para oferta do curso e acesse as demais portarias aplicáveis

Gestão do curso

Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso

Corpo docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos

Fim do conteúdo da página