Ir direto para menu de acessibilidade.

Perfil do egresso

O IFTM Campus Uberaba tem como proposição a formação de um profissional
licenciado em Ciências Biológicas com perfil de professor pesquisador, que possua
adequada fundamentação teórico-prática como base para desempenhar com
competência as funções da docência em Ciências no Ensino Fundamental e Biologia
no Ensino Médio e áreas afins.
Assim, considerando a necessidade de formar profissionais capazes de atuar na
perspectiva da melhoria da qualidade dos processos de ensinar e de aprender no
âmbito das Ciências Biológicas e que sejam sintonizados com as necessidades da
sociedade e, em particular, da educação, tal profissional deverá ser capaz de:O IFTM Campus Uberaba tem como proposição a formação de um profissional licenciado em Ciências Biológicas com perfil de professor pesquisador, que possua adequada fundamentação teórico-prática como base para desempenhar com
competência as funções da docência em Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio e áreas afins.
Assim, considerando a necessidade de formar profissionais capazes de atuar na
perspectiva da melhoria da qualidade dos processos de ensinar e de aprender no
âmbito das Ciências Biológicas e que sejam sintonizados com as necessidades da
sociedade e, em particular, da educação, tal profissional deverá ser capaz de:

O IFTM Campus Uberaba tem como proposição a formação de um profissional licenciado em Ciências Biológicas com perfil de professor pesquisador, que possua adequada fundamentação teórico-prática como base para desempenhar com competência as funções da docência em Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio e áreas afins. Assim, considerando a necessidade de formar profissionais capazes de atuar na perspectiva da melhoria da qualidade dos processos de ensinar e de aprender no âmbito das Ciências Biológicas e que sejam sintonizados com as necessidades da sociedade e, em particular, da educação, tal profissional deverá ser capaz de:

a) Possuir uma visão generalista, com constante atualização e capacidade de analisar a realidade educacional das particularidades regionais sem, no entanto, perder de vista a questão global.

b) Ser crítico e responsável no que diz respeito ao posicionamento político, social e ético relacionados à educação. 

c) Entender o papel das ciências da natureza na sociedade a partir de uma análise sócio-histórica e de uma formação teórico-prática e profissional integrada e contextualizada.

d) Empreender na área científica e tecnológica, utilizando para tal os instrumentos adequados à prática docente, à pesquisa e a realidade sócio-cultural.

e) Compreender a realidade para dar suporte às transformações cotidianas no processo ensino-aprendizagem, refletindo sobre a própria prática de forma a aprimorála.

f) Ser cidadão no sentido amplo, com visão ética e humanista, tendo a capacidade de vincular a sua atuação profissional aos anseios da sociedade, comprometendo-se com a sua melhoria.

g) Ser promotor da discussão de conceitos, princípios e teorias, ampliando a capacidade de articulação nas formas de apresentação do saber, desenvolvendo a multi e interdisciplinaridade dos conteúdos.

h) Atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de
políticas públicas, e de se tornar agente transformador da realidade, na busca de melhoria da qualidade de vida.

i) Identificar questões e problemas sócio-culturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, culturais, econômicas, religiosas, políticas, sexuais, dentre outras.

j) Atuar na gestão e organização das instituições de ensino, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais.