Ir direto para menu de acessibilidade.

Perguntas Frequentes

1) O que é um mestrado profissional?
É uma modalidade de pós-graduação stricto sensu, assim como o mestrado acadêmico e o doutorado, cuja finalidade é formar profissionais altamente qualificados para a intervenção direta em questões de interesse do setor público e/ou privado.

2) Qual é a diferença entre o mestrado acadêmico e o mestrado profissional?
"Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002).

3) Ao portador de um diploma de mestrado profissional é possível o acesso ao doutorado?
Obviamente. Conforme observa o diretor de avaliação da CAPES, Prof. Dr. Livio Amaral, "como o mestrado, tanto na modalidade acadêmica quanto na profissional, atende os mesmos preceitos, os títulos são iguais e, consequentemente, os direitos" (Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14851:nova-portaria-corrige-normas-sobre-mestrado-profissional&catid=217&Itemid=86. Acesso em 02.05.2014).

4) O mestrado profissional conta na hora de prestar um concurso para a carreira docente no ensino superior?
O título de mestre obtido nos cursos de mestrado profissional, recomendados e avaliados pela Capes e credenciados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), tem validade nacional e concede ao seu detentor os mesmos direitos concedidos aos portadores da titulação nos cursos de mestrado acadêmico. (Disponível em: http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/2833-capes-regula-a-oferta-de-mestrado-profissional . Acesso em 02.05.2014).

5) O curso oferece bolsas de estudo?
Não, por ser um mestrado profissional, o curso não recebe cota de bolsas dos órgãos financiadores.

6) O curso tem mensalidade?
Não. O curso é gratuito, somente é cobrada a taxa de inscrição para o processo seletivo.

7) As aulas são presenciais?
Sim. O curso é presencial e as aulas são preferencialmente concentradas nas sextas-feiras e nos sábados.

8) Quando é feito o exame de proficiência de inglês?
O teste é feito duas vezes por ano, tendo o aluno pelo menos 3 chances de ser aprovado ao longo do curso, o qual dura 24 meses.

9) Quantas vezes por ano são realizados processos seletivos para aluno regular e aluno especial?
O processo seletivo para aluno regular é realizado somente uma vez por ano, para ingresso no mês de Agosto. Já o processo seletivo para aluno especial é realizado duas vezes por ano, sempre antes do início do semestre letivo.

10)No que é a baseada o processo seletivo para aluno regular e para aluno especial?
A seleção para aluno regular é baseada na análise de um pré-projeto, avaliação de conhecimentos específicos, entrevista e análise de currículo.Já para aluno especial, a seleção é baseada na análise de currículo.

11) Qual a diferença entre aluno regular e aluno especial?
Aluno especial é o aluno que pode cursar disciplinas do curso de Mestrado sem ter direito à orientação formalizada. O aluno especial pode cursar no máximo quatro disciplinas, sendo no máximo duas por semestre. Para ser aluno especial o estudante deve participar do Processo Seletivo para Aluno Especial, o qual é realizado duas vezes por ano sempre antes do início do semestre letivo. Caso o aluno especial venha a se transformar em aluno regular, terá direito a aproveitar as disciplinas cursadas no programa.Já o aluno regular é o mestrando propriamente dito, ou seja, é aquele aprovado no Processo Seletivo para Aluno Regular. O aluno regular tem orientação formalizada e deve concluir o curso em 24 meses. 

12) É preciso antes ser “Aluno Especial” para depois ser "Aluno Regular"?
Não. Contudo muitos candidatos a aluno regular optam por cursar uma disciplina como aluno especial para vivenciarem uma experiência que lhes proporcione o contato direto com as várias atividades de uma disciplina de mestrado, uma visão mais próxima das linhas de pesquisa, a pratica da produção científica, etc. Outro aspecto importante, apontado por muitos candidatos, seria o enriquecimento curricular e a interação com professores e outros alunos com vistas ao amadurecimento quanto às ideias a respeito do mestrado.

13)Há algum limite de número de disciplinas que podem ser feitas como aluno especial em disciplina isolada?
Sim. O aluno especial pode cursar no máximo 4 disciplinas específicas e não pode cursar nenhuma disciplina obrigatória.

14) O aluno regularmente matriculado no curso de mestrado e que tenha sido aluno especial em disciplina isolada deve pedir aproveitamento de créditos?
É necessário fazer o pedido de aproveitamento de créditos através do preenchimento do "Requerimento de Aproveitamento de Estudos: Disciplinas e Exame de Proficiência em Língua Estrangeira". O requerimento deve ser entregue na Secretaria.

15) Quanto tempo dura o curso?
O curso tem duração de dois anos, sendo que no primeiro ano o aluno realiza os créditos (disciplinas) e no segundo ano dedica-se ao projeto de pesquisa, culminando com a redação da dissertação de mestrado. Pode haver prorrogação de no máximo 6 meses após os dois anos, caso o aluno não tenha defendido ainda e apresente resultados satisfatório até o momento.