Ir direto para menu de acessibilidade.

Convênios

Convênios firmados

Universidade de Uberaba - PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado)

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado)

Universidade de Ohio  - Faculdade Patton de Educação

Prefeitura Municipal de Uberaba - Secretaria Municipal de Educação

 

Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (IFTM) e Universidade de Uberaba (Uniube)

O Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica nível stricto sensu – Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM), Campus Uberaba-MG, possui convênio interinstitucional estabelecido com a Universidade de Uberaba – Sociedade Educacional Uberabense, notadamente com o Programa de Pós-Graduação em Educação (Cursos de Mestrado e Doutorado). Este convênio objetiva estabelecer as condições à promoção de intercâmbio e cooperação técnico-didático-científica. De tal sorte, visa permitir a participação de seus docentes em Programas de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão de ambas as convenentes e ainda a troca de informações e atividades de caráter integrado em áreas de interesses comuns.

O PPGET-IFTM vem trabalhando em diversas parceiras junto ao PPGE-Uniube (Cursos de Mestrado e Doutorado), desde o início do Programa por meio de intercâmbios e trocas ocorridas em grupos de pesquisa, aulas, participação em bancas de qualificação e defesa, colóquios, entre outros. São programas parceiros com vias ao desenvolvimento social, acadêmico, científico e cultural.

Nesse sentido, como fruto da parceria tIvemos, em 2019, o I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, o V Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos dentro do X EPEDUC- Encontro de Pesquisa em Educação, contando com a participação dos docentes e discentes do PPGET-IFTM, do PPGE-UNIUBE, além de participantes de vários estados e países, agregando cerca de 350 pesquisadores no total e aproximadamente 150 comunicações orais apresentadas. 

Como fruto da parceria interinstitucional, e financiado pela FAPEMIG, foi realizado, em 2019, o II INTEREDU - Seminário Perspectivas Interdisciplinares na Educação, contando também com a participação efetiva de docentes e discentes dos PPPGET-IFTM e do PPGE-UNIUBE como coordenadores de GT, comissão organizadora, científica, apresentadores de comunicação oral e pôsteres. Foram submetidas cerca de 120 propostas no total, divulgadas para a comunidade pelos ANAIS do II Seminário Perspectivas Interdisciplinares na Educação.

Ademais, como fruto da parceria interinstitucional, em 2017, foi realizado com financiamento pela FAPEMIG, o I INTEREDU - Seminário Perspectivas Interdisciplinares na Educação, contando com a participação efetiva de docentes e discentes dos PPGET-IFTM e do PPGE-UNIUBE. As melhores propostas apresentadas foram divulgadas para a comunidade pelos ANAIS do Seminário Perspectivas Interdisciplinares na Educação.

 

Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM  possui convênio interinstitucional estabelecido com a UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Este convênio objetiva estabelecer condições à promoção de intercâmbio e cooperação técnico-didático-científica entre docentes dos programas de Pós-Graduação em nível scricto sensu com os programas de Pós-Graduação da referida instituição.

O PPGET-IFTM vem trabalhando em parcerias com o PPGE-UFTM (Cursos de Mestrado e Doutorado), por meio de intercâmbios e trocas ocorridas em colóquios, aulas, participação em bancas de qualificação e defesa, grupos de pesquisa, e eventos acadêmicos. Nesse sentido, foi realizado em 2017, na UFTM, o VI SEFORPROF - Seminário de Formação de Professores, um evento interinstitucional, o qual contou com a co-organização das três instituições: a UFTM, o IFTM e a UNIARAXÁ. Ao todo, foram cerca de 120 participantes das três instituições e de participantes de outras cidades e estados.

 

Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e Universidade de Ohio

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica nível stricto sensu – Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM, Campus Uberaba/MG, mantém contato permanente com a Faculdade de Educação da Universidade de Ohio  (Patton College of Education). Há um acordo vigente entre ambas as instituições até 2023. O acordo prevê atividades colaborativas com uso de ferramentas digitais e o intercâmbio técnico-didático-científico e linguístico-cultural entre docentes e discentes dos programas de Pós-Graduação de ambas as instituições.

Nesse sentido, os Prof. Michael Kopish (Ohio), junto com seus alunos, e o Prof. Welisson Marques (IFTM) em suas turmas do PPGET, desenvolvem discussões  de cunho teórico-científico e cultural de maneira síncrona e assíncrona sistematicamente como componente de seus cursos ofertados.  Em outras palavras, as ações colaborativas integram as atividades da disciplina Trabalho, Educação e Identidade Profissional do PPGET e da disciplina Curriculum and Instruction da Patton College em Ohio. 

Em 2018, o líder do projeto no Brasil e professor do PPGET, Prof. Welisson Marques, junto com o Prof. Dr. Rodrigo Leitão, participaram durante duas semanas em Ohio de diversas atividades na  International Education Week. As atividades visaram o estabelecimento do intercâmbio interinstitucional com a definição dos diversos objetivos da parceria ao longo do quinquênio (2019-2023). Link: Fotos

Em 2019, o Prof. Dr. Michael Kopish participou, durante uma semana no Brasil, de reuniões com professores do programa, docentes e discentes do instituto; além de ter apresentado Seminário sobre Educação nos Estados Uniidos. O Seminário contou com cerca de 100 participantes. Link: Notícia do acordo.

 

Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e Prefeitura Municipal de Uberaba (Secretaria Municipal de Educação)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica nível stricto sensu – Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM, Campus Uberaba/MG, mantém parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Uberaba (Prefeitura Municipal de Uberaba). O Programa está com um projeto em andamento para ofertar cursos específicos aos professores da educação básica da rede municipal de educação de Uberaba - MG.