Ir direto para menu de acessibilidade.

Dissertações e Produtos

Acesse o Banco de Dissertações e Teses do IFTM

As dissertações dos discentes do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (MPET) do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro se encontram especificadas por: Ano de Defesa - Autor (Nome do Discente) - Nome do Orientador - Título da Pesquisa e o link de acesso à versão em pdf. 

Ano de Defesa Autor Orientador Título da Dissertação
2021 Maria Ângela Rodrigues Dr. André Souza Lemes O verossímil e o imaginado: uma proposta de espaço onde perpassam narrativas pessoais e coletivas
2020 Daniel Lacerda Campos Dr. Welisson Marques Jogo didático: Uma proposta de estratégia na Educação Ambiental
2020 Anna Livia Gomes Dr. Anderson Claytom Ferreira Brettas Educação contemporânea e as novas metodologias de ensino: a "sala de aula invertida" aplicada no ensino de história
2020 Ana Paula da Silva Santos Dr. Welisson Marques Uma análise discursiva dos percursos formativos de professores da rede municipal de ensino de Uberaba-MG sob a perspectiva da multimodalidade da leitura e da escrita em dispositivos digitais
2020 César Marques dos Santos Dra. Elisa Antônia Ribeiro Práticas de governança relacionadas à accountability e transparência em universidades federais de Minas Gerais
2020 André Augusto Calabrez Dr. Hugo Leonardo Pereira Rufino Educação cooperativista e formação continuada de médicos: Um sistema de tutoria na Unimed - Uberaba
2020 Marcelo Chaer Rezende Dr. Welisson Marques Educação Profissional e Tecnológica em questão: os conceitos freireanos como fundamentos da formação omnilateral
2020 Cristina Bárbara Martins Teixeira Dr. Geraldo Gonçalves de Lima Clima organizacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba
2020 Thaís Vieira Silva de Souza Dr. Luiz Maurício B. da Rocha Menezes Espelho, espelho meu. Existe alguém mais estereotipado do que eu?
2020 Karuna Sibila Silva Alves Fernandes Dr. Hugo Leonardo Pereira Rufino O papel do sistema de informação gerencial em instituições de ensino superior: uma análise da interação entre os eixos pedagógico e administrativo
2019 Elia Alves dos Santos Dr. Welisson Marques Ensino médio em questão: Análise do discurso sobre a campanha publicitária do MEC e do governo federal em 2016-2017
2019 Ronivaldo Ferreira Mendes Dr. Welisson Marques Sentidos e concepções de ensino médio integrado: Um estudo de caso no IFNMG - Campus Almenara
2019 Luísa Helena Silva e Alves Dr. Luciano Marcos Curi Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM): Um estudo de caso (2006-2016)
2019 Juno Alexandre Vieira Carneiro Dr. Otaviano José Pereira Pedagogia da memória: as fotografias da Escola de Economia Rural Doméstica de Uberaba - ESERD (1954-1978) na perspectiva do ensino de Artes do IFTM - Campus Uberaba
2019 Francielli Bárbara Pinto Dr. André Souza Lemos Uma proposta desplugada e multiparadigmática para o ensino de programação na Educação Básica
2019 Maria Cleonice de Sousa Dr. Humberto Marcondes Estevam Avaliação de egressos do curso de cuidador de idosos e sua contribuição social
2019 Ricardo de Oliveira Ramalho Dr. Luciano Marcos Curi "MEU TEMPO DE COLEGIAL": um estudo sobre representações do Nível Médio em egressos adultos da cidade de Araxá (MG)
2019 Marina Beatriz Ferreira Vallim Dr. Humberto Marcondes Estevam Educação Tecnológica e inclusão de pessoas surdas
2019 Gabriela Fernanda Silva Borges Dra. Elisa Antônia Ribeiro O SiSU no IFTM - Campus Uberaba: avaliação da democratização do acesso e eficiência na ocupação de vagas
2019 Jeanne Gonçalves Rocha Dr. Geraldo Gonçalves de Lima Estratégias para a contenção dos índices de evasão nos cursos superiores de tecnologia do IFTM - Campus Patrocínio (2014-2017)
2019 Flávia Júnia Justino Pacheco Garcia Dra. Paula Teixeira Nakamoto Criação e avaliação da satisfação dos usuários do livro digital interativo Cibercultura: linguagem, língua e variação
2019 Núbia Nogueira de Freitas Vogado Dr. Ednaldo Gonçalves Coutinho Formação da Identidade Profissional do Educando: Um estudo de caso no Centro de Educação Profissional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro
2019 Cristiane Corrêa Rezende Dra. Elisa Antônia Ribeiro Os efeitos do programa de assistência estudantil  no desempenho acadêmico de estudantes do curso técnico em manutenção e suporte em informática integrado ao Ensino Médio do IFTM - Campus UPT (2012-2017)
2019 Sara Fernandes Teixeira Rodrigues Dr. Anderson Claytom Ferreira Brettas O Podcast no ensino de literatura na educação básica: Um estudo na escola municipal Odilon Custódio Pereira, Uberlândia (MG)
2019 Norma Ferreira da Cunha Dr. André Souza Lemos Um estudo crítico do processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa na perspectiva dos aplicativos Duolingo e Babbel
2019 Cléber Ferreira Oliveira Dr. André Souza Lemos Mapas Dinâmicos: Um estudo de metodologias matemáticas presentes no Youtube
2018 Pâmela Junqueira Freitas Dra. Elisa Antônia Ribeiro Os reflexos do Programa Nacional de Assistência Estudantil nos cursos superiores do IFTM - Campus Patrocínio (2015-2016)
2018 Rodrigo Augusto dos Santos Paula Dr. Hugo Leonardo Pereira Rufino Sistema informatizado para auxiliar na descoberta de possíveis casos de Bullying em uma instituição de ensino na cidade de Ituverava-SP
2018 Antônio Luiz Ferreira Júnior Dr. Humberto Marcondes Estevam

Egressos do curso de Engenharia de Produção em universidade privada do Triângulo Mineiro

2018 Gláucia de Freitas Dr. Geraldo Gonçalves de Lima Percepção dos membros do PIBID sobre o desenvolvimento do Programa no IFTM (2014-2017)
2018 Joceli Pereira Roberto Dr. Welisson Marques Discursos do sujeito professor de Geografia do Ensino Médio Integrado do IFTM como expressão da dualidade do sistema educacional brasileiro
2018  Maria Djanira de Oliveira Dr. Otaviano José Pereira A inclusão no contexto dos institutos federais de educação: A trajetória pedagógica do NAPNE/IFTM - Campus Uberaba
2018 Marco Antônio Manzan Veludo Dr. Hugo Leonardo Pereira Rufino  Google Sala de Aula: aplicado para discentes do ensino fundamental de uma escola particular de Uberaba-MG
2018 Diovane de Godoi Beira Dra. Paula Teixeira Nakamoto Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs): A formação docente para o ensino de matemática em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
2018 Elaine Antunes Fidélis Dr. Welisson Marques Sentidos do curso técnico para o sujeito-aluno de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba
2017 Bruno Rangel Chagas Dr. Geraldo Gonçalves de Lima Avaliação de cursos de graduação: uma análise documental do processo de reconhecimento das licenciaturas a distância do IFTM (2012-2015)
2017 Danilo Custódio de Medeiros  Dra. Elisa Antônia Ribeiro Impacto da formação profissional na empregabilidade dos egressos dos cursos de tecnologia do IFTM – Campus Uberlândia Centro 
2017 Afrânio Furtado de Oliveira Neto Dr. Hugo Leonardo Pereira Rufino  Cotidiano: um software para auxiliar crianças autistas a enfrentar os desafios diários
2017 Rodolfo Bocardo Palis  Dr. Hugo Leonardo Pereira Rufino  Narrativa de games: retextualização da narrativa em jogos eletrônicos e suas possibilidades educacionais
2017  Ademir da Guia de Oliveira  Dr. Otaviano José Pereira  O uso docente de softwares educativos: análise de uma experiência no curso técnico integrado ao Ensino Médio do IFTM 
2017 Guilherme Henrique Rosa  Dra. Paula Teixeira Nakamoto Utilização de modelos virtuais tridimensionais como ferramenta de apoio ao docente no Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio 
2017 Roberta Domingues Rosa Silva  Dra. Paula Teixeira Nakamoto Análise de softwares educativos com método de inspeção semiótica: um estudo de caso no município de Uberaba
2017 Luiz Carlos Vieira de Sousa Júnior  Dr. Ednaldo Gonçalves Coutinho Ensino Médio Integrado: a trajetória profissional e acadêmica de egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
2017 Magda Lúcia Vilas Boas  Dr. Otaviano Jose Pereira  O Ensino Religioso escolar no Brasil: avanços na legislação e impasses na formação e prática docente - uma
leitura de dez escolas de Uberaba/MG
2017 Célia Aparecida Almeida Estevam Dr. Humberto Marcondes Estevam Perfil de egressos do curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFTM: Impactos na formação e pesquisa 
2017 Aparecida Rosário de Oliveira Silva Dr. Otaviano José Pereira 

Educação Inclusiva: Tecnologia assistiva como apoio à humanização de relações de ensino-aprendizagem com crianças deficientes - leitura de uma escola pública de Uberaba (MG)

2017 Humberto Januário Pereira  Dr. Ednaldo Gonçalves Coutinho A  gênese e a implementação da graduação de Tecnologia em Alimentos do IFTM - Campus Uberlândia (2005-2015)
2016 Raquel da Silva Santos Dra. Elisa Antônia Ribeiro Evasão nos cursos de Tecnologia em Sistemas para Internet e Licenciatura em Computação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia Centro
2016 Andréia Rosa de Carvalho Dr. Geraldo Gonçalves de Lima As Políticas Públicas de Certificação: uma análise de conteúdo da proposta do Programa Mulheres Mil (2014)
2016 Carolina Andrade Rodrigues da Cunha Dr. Anderson Claytom Ferreira Brettas Língua Espanhola na educação brasileira: trajetória e análise das concepções de ensino
2016 Marvile Palis Costa Oliveira Dr. Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira Concursos públicos para professores de Arte nos Institutos Federais de Minas Gerais (2009-2015)
2016 Tamara Aparecida Lourenço Dr. Geraldo Gonçalves de Lima Gestão das Organizações e Políticas Públicas para a Educação Tecnológica e Profissional
2016 Marianna Centeno Martins de Gouvêa Dra. Paula Teixeira Nakamoto Metodologia de ensino de Língua Portuguesa na modalidade escrita para alunos com surdez utilizando a tecnologia assistiva
2016 Luciana Couto Lemes Dr. Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira O modelo de gestão das Escolas Agrotécnicas Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Um estudo de caso do IFTM - Campus Uberaba
2016 Mariângela Castejon Dr. Humberto Marcondes Estevam Trabalho Docente na modalidade EAD: Produção de subjetividades  
2016 Déborah Freitas Assunção Dr. Humberto Marcondes Estevam Avaliação de egressos do curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas do IFTM: Formação profissional e emprego
2016 Denis Henrique Caixeta  Dr. André Souza Lemos As novas comunidades públicas de aprendizagem em rede face aos ambientes virtuais de aprendizagem: Um estudo de caso

2016

Flamarion Assis Jerônimo Inácio Dr. Hugo Leonardo Pereira Rufino Ensino de algorítmo e lógica de programação: modelo construtivista auxiliado pelo Scratch