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Linhas de pesquisa

Linha 1 - Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia - Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tecnológica

Linha 2 - Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inovação tecnológica e mudanças educacionais

Linha 3 - Gestão das organizações e políticas para a Educação Tecnológica e Profissional


Linha I - Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia – Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tecnológica
Esta linha de pesquisa define-se como um campo de investigação científica que visa à produção de novos conhecimentos referentes às mudanças tecnológicas “globais”, ressaltando a questão do trabalho, suas mediações e linguagens e as implicações educacionais dos novos paradigmas científicos, tecnológicos e organizacionais. Objetiva ainda estudar as relações entre educação, trabalho, ciência e tecnologia a partir de uma perspectiva histórica, filosófica e sociológica. Como temas inerentes à esta linha relacionamos: história da técnica e da tecnologia; história da educação profissional e tecnológica; estudos conceituais sobre trabalho, sociedade e tecnologia; filosofia social; epistemologia e filosofia da ciência, da técnica e da tecnologia; ética na ciência e na tecnologia. Visa, ainda, estudar os processos formativos na área da Educação Tecnológica, nos âmbitos das instituições educacionais e empresariais. Para isso focaliza questões da área no contexto socioeconômico e político-cultural, destacando: processos históricos e culturais, relação entre mudanças societárias, educação e mercado de trabalho; ambientes de aprendizagem; analogias e metáforas; projetos e práticas educativas.


Linha II - Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Inovação Tecnológica e Mudanças Educacionais
Esta linha destaca os limites e as possibilidades da educação num contexto de inovação tecnológica e os seus desafios para a sociedade atual. As possibilidades de inserção de novas tecnologias no ensino tais como a utilização de blogs, listas de discussão on-line, rede(s) social(is) (facebook, twitter e outros), chats, fóruns, dentre outros oportunizam o desenvolvimento de processos de educação de qualidade. Estas tecnologias estão presentes na construção do conhecimento na sociedade da informação, nos processos de aprendizagem colaborativa e na revisão e atualização do papel e funções do professor e devem constituir-se objeto de investigação desta linha de pesquisa. Investiga ainda os Sistemas Instrucionais tendo como referencial teórico as áreas da Psicologia Cognitiva, Inteligência Artificial, Cibernética e na instrumentalização de tecnologias recentes com destaque para as áreas de Informática, Multimídia, Comunicação e afins, nos âmbitos da Educação presencial e a Distância.


Linha III - Gestão das Organizações e Políticas Públicas para a Educação Tecnológica e Profissional
Esta linha destaca o papel e o impacto das políticas públicas na gestão das organizações que atuam no âmbito da educação tecnológica e profissional. Realizam estudo e pesquisa sobre a educação profissional e tecnológica como políticas públicas e o papel do Estado. Enfoca o marco legal regulatório da educação tecnológica e a democratização do espaço escolar e a cadeia de relações nele estabelecidas.

LINHA DE PESQUISA
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inovação tecnológica e mudanças educacionais Projetos de pesquisa associados

Linha II - Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Inovação Tecnológica e Mudanças Educacionais
Esta linha destaca os limites e as possibilidades da educação num contexto de inovação tecnológica e os seus desafios para a sociedade atual. As possibilidades de inserção de novas tecnologias no ensino tais como a utilização de blogs, listas de discussão on-line, rede(s) social(is) (facebook, twitter e outros), chats, fóruns, dentre outros oportunizam o desenvolvimento de processos de educação de qualidade. Estas tecnologias estão presentes na construção do conhecimento na sociedade da informação, nos processos de aprendizagem colaborativa e na revisão e atualização do papel e funções do professor e devem constituir-se objeto de investigação desta linha de pesquisa. Investiga ainda os Sistemas Instrucionais tendo como referencial teórico as áreas da Psicologia Cognitiva, Inteligência Artificial, Cibernética e na instrumentalização de tecnologias recentes com destaque para as áreas de Informática, Multimídia, Comunicação e afins, nos âmbitos da Educação presencial e a Distância.

Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inovação tecnológica e mudanças educacionais



LINHA DE PESQUISA
Gestão das organizações e políticas para a Educação Tecnológica e Profissional Projetos de pesquisa associados

Linha III - Gestão das Organizações e Políticas Públicas para a Educação Tecnológica e Profissional
Esta linha destaca o papel e o impacto das políticas públicas na gestão das organizações que atuam no âmbito da educação tecnológica e profissional. Realizam estudo e pesquisa sobre a educação profissional e tecnológica como políticas públicas e o papel do Estado. Enfoca o marco legal regulatório da educação tecnológica e a democratização do espaço escolar e a cadeia de relações nele estabelecidas.

Gestão das organizações e políticas para a Educação Tecnológica e Profissional



LINHA DE PESQUISA
Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia - Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tecnológica Projetos de pesquisa associados

Linha I - Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia – Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tecnológica
Esta linha de pesquisa define-se como um campo de investigação científica que visa à produção de novos conhecimentos referentes às mudanças tecnológicas “globais”, ressaltando a questão do trabalho, suas mediações e linguagens e as implicações educacionais dos novos paradigmas científicos, tecnológicos e organizacionais. Objetiva ainda estudar as relações entre educação, trabalho, ciência e tecnologia a partir de uma perspectiva histórica, filosófica e sociológica. Como temas inerentes à esta linha relacionamos: história da técnica e da tecnologia; história da educação profissional e tecnológica; estudos conceituais sobre trabalho, sociedade e tecnologia; filosofia social; epistemologia e filosofia da ciência, da técnica e da tecnologia; ética na ciência e na tecnologia. Visa, ainda, estudar os processos formativos na área da Educação Tecnológica, nos âmbitos das instituições educacionais e empresariais. Para isso focaliza questões da área no contexto socioeconômico e político-cultural, destacando: processos históricos e culturais, relação entre mudanças societárias, educação e mercado de trabalho; ambientes de aprendizagem; analogias e metáforas; projetos e práticas educativas.

Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia - Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tecnológica