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Matriz Curricular

O curso de Mestrado Profissional em Educação Tecnológica, reconhecido pela CAPES, do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET), terá uma organização curricular compreendendo quarenta e oito (48) créditos, equivalentes a setecentas e vinte (720) horas aulas.

 

Atividades Hora/Aula Créditos
Disciplinas obrigatórias - comuns a todos os alunos 180 12
Disciplinas optativas 180 12
Seminário de Pesquisa I e II 120 8
Atividades Programadas 60 4
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso 120 8
Elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso 60 4
TOTAIS 720 48

 

São obrigatórias as seguintes disciplinas:

 

Atividades Hora/Aula Créditos
Epistemologia e Ciências da Educação 60 4
Metodologia e Pesquisa Científica em Educação Tecnológica 60 4
Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação 60 4
Subtotal 180 12

As disciplinas obrigatórias estão vinculadas à área temática do curso e visam fornecer as bases teóricas para subsidiarem as discussões dos temas específicos da área de concentração.

 

 

Atividades Hora/Aula Créditos
Seminário de Pesquisa I e II 120 8
Subtotal 120 8

Os seminários de pesquisa oportunizam a organização e apresentação dos trabalhos de conclusão de curso para avaliação e discussão preliminar com o professor responsável e com os colegas. Visa prover instruções básicas para o processo de organização dos TCC e apresentação dos dados, sugerindo estratégias, avaliando a qualidade, coerência e validade das propostas de estudo e/ou dissertação, corrigindo problemas que possam dificultar a conclusão dos TCC nos prazos regulamentares.

 
Atividades Hora/Aula Créditos
Atividades Programadas 60 4
Subtotal 60 4

As atividades programadas são propostas e desenvolvidas pelas Linhas de Pesquisa. Envolvendo seminários, eventos científicos, estudos dirigidos, leituras orientadas, produção de textos e outras atividades desenvolvidas por docentes, discentes e pesquisadores em cada uma das linhas, têm como objetivos fomentar o debate e as trocas de experiências, consolidando as pesquisas em desenvolvimento pelo coletivo de pesquisadores.

 
Disciplinas Optativas Hora/Aula Créditos
Educação e Trabalho 60 4
Fundamentos da Educação Tecnológica 60 4
Ética e Filosofia da Tecnologia 60 4
Tecnologias em Ensino e Aprendizagem na Educação Tecnológica 60 4
Educação, Inovação Tecnológica e Trabalho 60 4
Educação a Distância 60 4
Estatística aplicada à Educação 60 4
Trabalho, Educação e Identidade Profissional 60 4
Estudos Históricos em Educação Social 60 4
Tópicos Especiais em Tecnologia de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais 60 4
Filosofia da Ciência e da Tecnologia 60 4
Ensino: Processos e Relações na Educação Tecnológico 60 4
Informática e Educação no Ensino Tecnológico 60 4
Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento em Educação Tecnológica 60 4
Políticas Públicas e Educação Profissional 60 4
História da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil 60 4
Discurso, Mídias e Educação  60 4
Escrita Acadêmica e Pesquisa em Educação Tecnológica 60 4
Avaliação nos Espaços Educacionais  60 4
Metodologias Ativas e Inovação Escolar  60 4
Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diversidades na Educação 60 4
Memórias, Representações e Oralidades na Educação e no Ensino  60 4
Historiografia e Ensino de História 60 4
História e Historiografia da Educação Profissional  60 4
Filosofia Política, Tecnologia e Educação  60 4
Discurso, Subjetividade e Identidade em interface com a Educação  60 4
Tendências Pedagógicas Brasileiras  60 4
Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica no Brasil  60 4
Tópicos Especiais em Educação Tecnológica  60 4

O conteúdo das disciplinas optativas tem como objetivo subsidiar o estudante na linha de pesquisa escolhida e no desenvolvimento do projeto de pesquisa.

 

As atividades de orientação do Trabalho de Conclusão do Curso são obrigatórias e devem ser realizadas em todos os semestres. A carga horária semestral a ser cumprida é de 30 horas dividida na forma de disciplinas da seguinte maneira:

Disciplinas Específicas  Hora/Aula Créditos
Redação do Projeto de Pesquisa 30 2
Redação do Relatório de Qualificação 30 2
Prática de Pesquisa Orientada I 30 2
Prática de Pesquisa Orientada II 30 2
Subtotal 120 8

As atividades de orientação constituem períodos de trabalho sistemático do aluno com o seu orientador em torno do tema específico do Trabalho de Conclusão do Curso.  

Para a solicitação do pedido de defesa de dissertação, o discente deverá apresentar comprovante do protocolo de submissão junto com a cópia de, no mínimo, um artigo completo em co-autoria com seu orientador a uma revista indexada no Qualis (A1 até B2). O artigo deve estar vinculado à dissertação.

Ademais, é obrigatório que o produto educacional seja apresentado à banca e, após a defesa, depois de incluídas todas as revisões e sugestões, seja cadastrado junto à Educapes para acesso público.