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Perfil do egresso

O Curso de Especialização em Ciências Ensino de Ciências e Matemática visa contribuir com os esforções de formação continuada de docentes da educação básica, desenvolvendo nestes profissionais, competências e habilidades no que tange os conhecimentos de Física, Química e biologia. São relacionadas a seguir algumas dessas competências e habilidades pretendidas para o egresso.

  • Adquirir ou aperfeiçoar a capacidade crítica para analisar de maneira adequada os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político;
  • Identificar os aspectos filosóficos e sociais que definem a realidade educacional.
  • Identificar o processo de ensino/aprendizagem como processo humano em construção;
  • Ter uma visão crítica com relação ao papel social da Ciência e à sua natureza epistemológica, compreendendo o processo histórico-social de sua construção.
  • Saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem uma pesquisa educacional;
  • Ter interesse em seu aperfeiçoamento contínuo, em estudos extracurriculares individuais ou em grupo, espírito investigativo e coletivo relacionado com o Ensino de Ciências e Matemática, bem como acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas oferecidas por meio da contextualização e interdisciplinaridade, como forma de garantir a qualidade do ensino;
  • Ter formação humanística que permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem-estar das pessoas;
  • Ter habilidade que o capacite para a preparação e desenvolvimento de recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática docente.
  • Reconhecer as Ciências como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político.
  • Saber identificar e fazer busca nas fontes de informações relevantes para as Ciências, de forma a possibilitar a contínua atualização técnica, científica, humanística e pedagógica;
  • Demonstrar boa capacidade assertiva, sabendo expor adequadamente projetos e resultados de pesquisas na linguagem educacional, oral e escritos (textos, relatórios, pareceres, pôster, internet, etc.), utilizando o idioma pátrio;
  • Refletir de forma crítica a sua prática em sala de aula, identificando problemas de ensino/aprendizagem;
  • Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações das Ciências e da Matemática na sociedade;
  • Saber trabalhar em laboratório e usar a experimentação em Ciências como recurso didático;
  • Conhecer teorias psicopedagógicas que fundamentam o processo de ensino aprendizagem, bem como os princípios de planejamento educacional;
  • Conhecer os fundamentos, a natureza e as principais pesquisas de Ensino de Ciências e Matemática;
  • Conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de Ensino de Ciências e Matemática;
  • Ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo;
  • Atuar no magistério, em nível de ensino fundamental e médio, de acordo com a legislação específica, utilizando metodologia de ensino variada, contribuindo assim para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico em adolescentes;
  • Assumir conscientemente a tarefa educativa, cumprindo o papel social de preparar os estudantes para o exercício consciente da cidadania e ambiental.