Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Francês

Curso de Formação Inicial Continuada Presencial

Com a implantação do Centro de Idiomas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (CENID) em 2013, cursos de diferentes idiomas começam a fazer parte do portfólio do IFTM para atender tanto a comunidade acadêmica do IFTM quanto a comunidade externa, formada por aqueles que não fazem outro curso regular na instituição.

É nesse contexto que surge o curso de Língua Francesa do CENID, que é dividido em três níveis – iniciante (A1), básico (A2) e intermediário (B1) – e organizado para que o(a) estudante atinja conhecimentos equivalentes ao nível intermediário (B1), de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas, depois de concluir o terceiro e último nível.

Como é de amplo conhecimento, o domínio da língua francesa se configura, nos dias atuais, em uma possibilidade e em uma necessidade de ampliar o universo cultural do indivíduo diante das exigências no mundo das novas tecnologias. O Brasil, como uma nova potência que vem se desenvolvendo no cenário mundial, precisa construir itinerários formativos no que se refere à formação de profissionais mais preparados para transitar no contexto que envolve as questões mundiais do nosso tempo. Se bem trabalhados, esses itinerários formativos permitirão que os cidadãos participantes dos cursos ampliem seus conhecimentos no âmbito social, cultural, acadêmico e interpessoal.

Além disso, dois outros aspectos são considerados no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de língua francesa: o projeto de gestão acadêmica estratégica do IFTM e a internacionalização. Dito de outra forma, ao enfatizar o ensino de língua francesa, por meio do CENID, o IFTM oferece uma resposta mercadológica às exigências desafiadoras que se apresentam e, também, enfatiza a noção de cooperação internacional que pode se traduzir em transferência de tecnologia, pesquisa, produção acadêmica e inúmeras outras formas de ações interinstitucionais.

Características do Curso de Língua Francesa

• Modalidade do curso
Formação Inicial e Continuada (FIC)
• Forma de Ingresso
Processo Seletivo (Sorteio) mediante inscrição por meio de Edital próprio para iniciantes;
Processo Seletivo (Apresentação de documentação comprobatória de conclusão de nível anterior) a partir de inscrição por meio de Edital próprio para estudantes de nível básico e intermediário (veteranos)

• Periodicidade das inscrições
Anuais, realizadas nos últimos dois meses do ano letivo anterior, a fim de compor as turmas do ano letivo seguinte

• Idade mínima para participação
13 anos

• Escolaridade mínima exigida para inscrição
Não há

• Turno de funcionamento do curso
Matutino, Vespertino ou Noturno, a depender do detalhamento de horários previsto em Edital.

• Carga horária para integralização do curso
160h (iniciante – A1)
160h (básico – A2)
160h (intermediário – B1)

Aspectos legais

Consulte a autorização para oferta do curso e acesse as demais portarias aplicáveis

Gestão do curso

Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso

Corpo docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos

Fim do conteúdo da página