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Apresentação

O V Congresso Nacional de Estudos das Relações Étnico-Raciais (CONERER) se consolidou como um espaço acadêmico de referência, reunindo pesquisadores, educadores, estudantes e demais interessados no debate sobre as questões étnico-raciais no cenário educacional brasileiro.

Em 2025, o evento será realizado em Patos de Minas, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, em formato híbrido: os dois primeiros dias com atividades presenciais e o último dedicado à apresentação de trabalhos on-line.

Com o tema central “Educação, Direitos e Reconhecimento”, a edição deste ano busca fomentar reflexões e diálogos sobre os desafios e as possibilidades de construir uma educação mais inclusiva, equitativa e transformadora.

Organização/Realização

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFTM Campus Patos de Minas

Coordenação de Ações Inclusivas e de Diversidade (CAID) do IFTM NEABIs dos campi do IFTM

Comissões organizadoras

Objetivos Gerais

- Promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre a educação para as relações étnico-raciais, fortalecendo a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/v2008 no contexto educacional brasileiro.

Objetivos Específicos

- Fomentar a produção de textos acadêmicos e pesquisas sobre temáticas étnico-raciais
- Debater os desafios contemporâneos da luta pela igualdade racial e social
- Valorizar as contribuições dos povos originários e afro-brasileiros na formação da identidade nacional
- Disseminar práticas pedagógicas inovadoras fundamentadas na pluralidade e multiculturalidade
- Consolidar redes de pesquisa e colaboração acadêmica entre instituições

Eixos Temáticos

Os eixos temáticos do congresso buscam promover o diálogo sobre educação, políticas públicas e relações étnico-raciais, valorizando as identidades negras, indígenas e tradicionais. As submissões deverão estar vinculadas a um dos eixos a seguir:

EIXO 1 – Políticas Públicas, Educação e Relações Étnico-Raciais

Reúne estudos e experiências voltados à promoção da igualdade racial na educação, abrangendo ações afirmativas, cotas raciais, comissões de heteroidentificação e políticas educacionais para povos indígenas.

GTs:

  • Educação e políticas públicas para as relações étnico-raciais
  • Povos Indígenas: políticas educacionais e sociais e Educação Escolar Indígena Bilíngue e Intercultural
  • Cotas e Comissões de Heteroidentificação

EIXO 2 – Feminismos Negros, Interseccionalidade e Justiça Social

Abrange reflexões teóricas e empíricas sobre feminismos negros, destacando as intersecções entre raça, gênero e classe e suas implicações nas práticas educacionais e sociais.

GT: Feminismo Negro e Interseccionalidade

EIXO 3 – Cultura, Religiosidade e Ancestralidade Afro-Brasileira

Envolve estudos sobre expressões culturais, artísticas e religiosas afro-brasileiras, com foco na valorização da ancestralidade, da memória e no enfrentamento ao preconceito.

GTs:

  • Cultura e religiosidade afro-brasileira: visibilidade e enfrentamento ao preconceito
  • Arte, memória e ancestralidade

EIXO 4 – Povos e Comunidades Tradicionais: Território, Identidade e Saberes

Inclui pesquisas e experiências voltadas às comunidades tradicionais de matriz africana, com ênfase na territorialidade, nos saberes quilombolas e nas políticas de reconhecimento e valorização cultural.

GT: Povos e comunidades tradicionais de matriz africana: territorialidade, identidade, saberes e práticas educacionais quilombola

Programação

Status: Em elaboração
A programação completa do evento, incluindo palestras, mesas-redondas, oficinas e atividades culturais, será divulgada em breve por meio dos canais oficiais da instituição.

Inscrições e Submissão de Trabalhos

Edital (.pdf)

Anexo I - MODELO DE RESUMO SIMPLES (TEMPLATE)

Os interessados em submeter trabalhos ao evento devem seguir as orientações do edital e realizar o envio no período de 25/09/2025 a 10/11/2025.

Retificação cronograma_ Edital N° 01-25 DG-PTM

Link para submissão dos resumos

Edições anteriores

Edição 2023

Edição 2022

Edição 2021

Contato

E-mail: conerer@iftm.edu.br
Website: https://iftm.edu.br/conerer/

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