V Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sudeste

Programação

30/08
9h-9:30h – Solenidade de abertura
9:30h-12h – Mesa 1 (II Fórum de Arte e Cultura do IFTM): Diálogos em rede: Ações, Proximidades e Desafios
14h-16h – Mesa 2 (II Fórum de Arte e Cultura do IFTM): Desafios da gestão da cultura nas IPES

31/08
9h-12h – Mesa 3: Compartilhamento dos Grupos de Trabalho do Forcult Nacional
14h-17h – Mesa 4: Pensar e fazer Cultura: o possível e o extraordinário na gestão e ocupação de equipamentos culturais das IPES da Região Sudeste

01/09
9h-11h – Mesa 5: Acessibilidade universal, inclusão social, cultura e formação
11h-12h – Reunião – Comissão Organizadora
14h-17h – Assembleia e Encerramento

A programação completa também se encontra disponível em: iftm.edu.br/eventos/vforcultsudeste


Abertura

Abertura do V FORCULT SUDESTE com Deborah Santesso Bonnas (IFTM), Carlos Alberto Alves de Oliveira (IFTM), Fábio Augusto Cerqueira (UNICAMP), Alexandre José Molina (UFU), e Roberta Daiane Ribeiro (IFTM).


Deborah Santesso Bonnas possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1987), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (1991) e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2002). Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, atuando nos Cursos Técnicos, de Graduação e Pós-Graduação lato sensu no Campus Uberlândia, além de ser professora do Curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos no Campus Uberaba. Atualmente ocupa o cargo de reitora do IFTM eleita para o período de 2020 a 2023.


Carlos Alberto Alves de Oliveira possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1995), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM. Pró-reitor de Extensão e Cultura no Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM.


Fábio Cerqueira é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), especialista em Direito Constitucional Aplicado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e em Cultura e Educação pela Flacso Brasil. Atua como gestor cultural na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolve pesquisa em gestão cultural, políticas públicas de cultura e políticas culturais para as universidades. Está Presidente do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior (FORCULT) - gestão 2021-2023.


Alexandre Molina é artista da dança, curador e gestor cultural. Desde 2017, atua como Diretor de Cultura na Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É docente do Curso de Bacharelado em Dança e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes (IARTE) da UFU; idealizador e curador da PARALELA plataforma de arte, ação de extensão em cultura que ocorre na cidade de Uberlândia desde 2015. É Doutor em Artes Cênicas, Mestre em Dança e Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona e Observatório Itaú Cultural. Está Coordenador do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sudeste (FORCULT SUDESTE) - gestão 2021-2023.


Roberta Daiane Ribeiro é formada em Engenharia de Alimentos e Processos Gerenciais. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Atua como Tecnóloga na Pró-reitoria de Extensão e Cultura do IFTM desde 2018. Vice-presidente da Comissão Permanente de Arte e Cultura do IFTM. Membro do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (FORCULT) desde 2020. Está Vice-coordenadora do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sudeste (FORCULT SUDESTE) - gestão 2021-2023.


Mesa 1 – Diálogos em rede: Ações, Proximidades e Desafios

Ementa Mesa 1

Mesa 2 – Desafios da gestão da cultura nas IPES

Ementa Mesa 2

Mesa 3 – Compartilhamento dos Grupos de Trabalho do Forcult Nacional

Ementa Mesa 3

Mesa 4 – Pensar e fazer Cultura: o possível e o extraordinário na gestão e ocupação de equipamentos culturais das IPES da Região Sudeste

Ementa Mesa 4

Mesa 5 – Acessibilidade universal, inclusão social, cultura e formação

Ementa Mesa 5

Assembleia e encerramento

Conforme artigo 19 do Regimento do FORCULT , § 1º, “A Assembleia é a instância máxima de decisão coletiva, por meio de voto dos membros, com pautas estabelecidas pelas respectivas coordenações responsáveis e devida elaboração de ata.” Por causa da importância deste momento de decisão coletiva, será realizada a assembleia, em uma reunião de encerramento, para apresentação das realizações da Regional Sudeste, encaminhamento de propostas para o Forcult Nacional e definição da instituição que sediará o evento regional em 2023.