PROPOSTA DE PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL - PPI PARA COMPOR O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI DO IFTM (2024-2028)
Prezada comunidade do IFTM,
Apresentamos aqui a proposta de Projeto Pedagógico Institucional - PPI, construída pelas equipes das Pró-Reitorias de Ensino, de Extensão e Cultura e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. O PPI, além de ser um documento orientador, é parte integrante do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, que vigorará de 2024 a 2028, guiando as ações e o planejamento do IFTM. Este documento ficará disponível para discussão nesta plataforma de consulta pública entre os dias 30/06/2023 e 25/07/2023. Leia o documento e faça as suas contribuições. Participe da construção do futuro do IFTM.
Conteúdo
Com essa perspectiva, os Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFs) têm se posicionado contra à construção de um ensino livresco, enciclopédico e descontextualizado da experiência concreta dos (as) estudantes. O pensamento educacional nos institutos se assenta numa concepção de educação humana, analítica e politizada, flexível e aberta, que se reinventa no mundo e para o mundo do trabalho. Necessariamente, essa visão ontológica de formação passa não só pela proposta de cursos profissionais integrados, mas ainda pela indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A isso se acrescenta, conforme Frigotto (2012), uma perspectiva de formação omnilateral que o filósofo alemão Karl Marx defendia em seus escritos: uma formação que se propõe a desvincular do trabalho alienado e produtivista, reduzido, sobretudo, aos valores imediatos do mercado.
Contribuição
Sugiro evitar a palavra "livresco" em tom pejorativo, apesar de ter sido assim empregada por muitos teóricos. A sua referência é o contexto nacional, de incentivo à leitura de "livros", portanto, esperamos a palavra usada em situações em se vá elogiar o objeto.
Ainda, o livro, em sala de aula, é bastante usado em sala de aula, porém de modo diversos daquele referente ao termo pejorativo "livresco". A palavra indicava o uso inadequado do livro didático, como material único para os estudos escolares. Hoje, vários estudos acadêmicos trazem a importância das leituras em aulas, assim como nós professores utilizamos, além doss livros didáticos, títulos diversos.
Avaliações
Data | Avaliação | Usuário | Segmento |
---|