Em discussão

REGULAMENTO DA COORDENAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO (COPESE) DO IFTM

Regulamento da Coordenação de Processo Seletivo (COPESE) do IFTM

O documento tem por finalidade regulamentar os procedimentos realizados pela Copese na reitoria e nos campi, organizando os fluxos de trabalho e atribuições de cada instância envolvida na execução dos processos seletivos do IFTM, em conformidade com a legislação vigente, e com a Pol´ítica de Ingresso também em discussão.

Comissão responsável pelos trabalhos:

 

Servidor(a)

Cargo

Unidade

Função

Patrícia Campos Pereira

Pedagoga

Reitoria

Presidente

Mayara Laura Rocha Rossi Martins

Tradutora Intérprete de Língua de Sinais

Reitoria

Vice-Presidente

Adriana Aparecida Souza Aguiar

Professora EBTT

Patos de Minas

Membras(os)

Bruno Ricardo Vasconcelos

Professor EBTT

Uberlândia

Clediana de Oliveira Melo

Assistente em Administração

Paracatu

Franciele de Carvalho Ferreira

Pedagoga

Ituiutaba

Gabriela Fernanda Silva Borges 

Assistente de Alunos

Uberaba

Leonice Maria Reis de Souza Pereira

Analista de Tecnologia da Informação

Uberlândia Centro

Luziane Moreira dos Santos

Zootecnista

Campina Verde

Patrícia Moreira Caldeira Faria

Técnica em Secretariado

Patrocínio

Viviane Moretto da Silva Fuly

Professora EBTT

Uberaba Parque Tecnológico

Responsável:
 REITORIA\PRO-REITORIA DE ENSINO\DIRETORIA DE ENSINO\COORDENAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO
Cronograma:
 Em discussão a partir de 29/07/2025 até 24/08/2025
 Em relatoria a partir de 25/08/2025 até 27/08/2025
 Em votação a partir de 28/08/2025 até 29/08/2025
 Concluída a partir de 30/08/2025 até 31/08/2025
Participantes:
  Técnicos Administrativos , Estudantes , Docentes , Comunidade  Ver detalhes dos participantes

Conteúdo

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  1. planejar, coordenar, acompanhar e avaliar a realização dos processos seletivos para ingresso nos cursos oferecidos pelo IFTM em consonância com a política de ingresso da instituição, e em articulação com as Coordenação de Registro e Controle Acadêmico - CRCA, pró-reitorias, direções-gerais e coordenações de curso;
  2. organizar toda a logística de execução de processos seletivos, quando for o caso, supervisionando a composição das equipes e realizando orientações acerca do trabalho a ser desenvolvido;
  3. esclarecer as dúvidas dos(as) candidatos(as) encaminhadas pelos canais oficiais de comunicação do IFTM;
  4. gerir todos os procedimentos que envolvem o processo seletivo com baixa de pagamentos, análise de solicitações de isenção, publicações referentes a todas as etapas como relação de inscritos(as), resultados, resposta a recursos, convocações para matrícula, dentre outros;
  5. responsabilizar-se pelo cadastro, configuração e gerenciamento dos processos seletivos no sistema, bem como da emissão dos relatórios e demais publicações;
  6. realizar as publicações da página de ingresso do IFTM: iftm.edu.br/ingresso;
  7. realizar o levantamento de receitas e despesas referentes aos processos seletivos da instituição para composição do planejamento orçamentário;
  8. elaborar e manter atualizados os editais que regem os processos seletivos da instituição, em articulação com as Copeses dos campi, CRCA, pró-reitorias e coordenações de curso, em consonância com as recomendações da Procuradoria Federal e em conformidade com a legislação vigente;
  9. realizar a gestão de documentos referentes aos processos seletivos, bem como o seu arquivamento, elaboração de relatórios e levantamentos;
  10. realizar estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes ao ingresso de estudantes, em conformidade com as orientações e diretrizes do Ministério da Educação – MEC e demandadas pelo IFTM;
  11. propor e participar da implementação de normas e procedimentos para a realização dos processos seletivos do IFTM, considerando as necessidades e exigências dos campi;
  12. elaborar, implementar e manter atualizada a política de ingresso do IFTM;
  13. Participar das ações de divulgação dos processos seletivos da instituição, contribuindo para a maior disponibilização e acessibilidade das informações a toda comunidade;
  14. atuar, em parceria com a Coordenação de Ações Inclusivas e de Diversidade - CAID e o Comitê de Monitoramento das Ações Afirmativas - COMAF, no acompanhamento do cumprimento das ações afirmativas, tanto no âmbito do Programa de Ações Afirmativas - PAAF institucional, quanto no âmbito do Programa Federal de Ações Afirmativas;
  15. articular, junto às CRCA dos campi e Coordenação de Registro e Certificação (CRC), a proposição de melhorias no sistema de inscrição de candidatos(as), chamadas e matrículas de estudantes;
  16. responsabilizar-se pela administração, manipulação e proposição de melhorias no sistema (módulo Copese do Virtual-IF);
  17. apresentar, junto à Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - DTIC, as proposições de melhorias no sistema acadêmico;
  18. fiscalizar contratos de serviços referentes à execução de processos seletivos;
  19. subsidiar as defesas/respostas a ações judiciais encaminhadas pela Procuradoria Federal;
  20. desempenhar outras atribuições pertinentes a processos seletivos que lhe forem demandadas pelas pró-reitorias e direções gerais.

Contribuições

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