Em discussão

REGULAMENTO DA COORDENAÇÃO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO (CRCA) DO IFTM

Regulamento da Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) do IFTM

O documento tem por objetivo regulamentar as atividades da Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCA), dos campi do IFTM, em conformidade com a legislação e atos normativos institucionais vigentes pertinentes aos trabalhos do setor.

Comissão responsável pelos trabalhos:

 

Servidora (a)

Cargo

Unidade

Função

Patrícia Campos Pereira

Pedagoga

Reitoria

Presidente

Mayara Laura Rocha Rossi Martins

Tradutora Intérprete de Língua de Sinais

Reitoria

Vice-Presidente

Clediana de Oliveira Melo

Assistente em Administração

Paracatu

Membras(os)

Franciele de Carvalho Ferreira

Pedagoga

Ituiutaba

Gabriela Fernanda Silva Borges 

Assistente de Alunos

Uberaba

Joaquim Martins de Gouvêa Neto

Assistente em Administração

Uberaba Parque Tecnológico

Leonice Maria Reis de Souza Pereira

Analista de Tecnologia da Informação

Uberlândia Centro

Maria Aparecida de Lima

Assistente em Administração

Uberlândia

Maria Denilce Alves Teixeira Leite

Auxiliar em Administração

Patos de Minas

Marina Alvarenga Franco

Técnica em Secretariado

Campina Verde

Patrícia Moreira Caldeira Faria

Técnica em Secretariado

Patrocínio

Responsável:
 REITORIA\PRO-REITORIA DE ENSINO\DIRETORIA DE ENSINO\COORDENAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO
Cronograma:
 Em discussão a partir de 30/07/2025 até 24/08/2025
 Em relatoria a partir de 25/08/2025 até 26/08/2025
 Em votação a partir de 27/08/2025 até 28/08/2025
 Concluída a partir de 29/08/2025 até 31/08/2025
Participantes:
  Técnicos Administrativos , Estudantes , Docentes , Comunidade  Ver detalhes dos participantes

Conteúdo

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  1. fornecer informações sobre o ingresso de estudantes nos cursos e programas ofertados pelo IFTM;
  2. realizar todos os procedimentos referentes à matrícula, rematrícula e movimentação dos estudantes nos cursos e programas ofertados pela instituição ou em parceria, na modalidade presencial e à distância; 
  3. responsabilizar-se pela guarda, sigilo e atualização dos dados e documentos pertinentes ao setor;
  4. abrir e encerrar termos e processos referentes aos atos acadêmicos;
  5. emitir históricos e/ou emitir e registrar certificados/diplomas dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio presenciais e a distância, do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja, bem como de outros programas a serem criados;
  6. emitir e registrar certificados de qualificação profissional;
  7. emitir e registrar certificados de conclusão do Ensino Médio a partir dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem (2009/2016) e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja (2017/2018), conforme editais específicos expedidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira - Inep;
  8. emitir declarações de proficiência nas áreas avaliadas pelo Enem (2009/2016) e Encceja (2017/2018) em que o requerente obtiver a pontuação mínima estabelecida em edital específico, expedido pelo Inep;
  9. emitir históricos e diplomas dos cursos de graduação, certificados dos cursos de pós-graduação Lato Sensu e históricos e diplomas de Pós-Graduação Stricto Sensu;
  10. emitir Certidão de Tempo de Aluno para estudantes vinculados à instituição até 16/12/1998, conforme modelo aprovado(a) pela Procuradoria Federal;
  11. organizar os processos para o registro de diplomas de cursos de graduação e de certificados e diplomas de pós-graduação, encaminhando-os à CRC na reitoria e acompanhar todos os trâmites até seu encerramento;
  12. Executar os procedimentos referentes à expedição dos diplomas digitais na Plataforma Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP;
  13. inserir e manter atualizadas, no sistema acadêmico, as informações sobre os Projetos Pedagógicos de Curso - PPC, aprovado(a)s pelo Conselho Superior - Consup;
  14. manter atualizados os dados acadêmicos necessários à elaboração do Relatório Anual de Gestão;
  15. fornecer dados para geração de indicadores de desempenho acadêmico em geral;
  16. emitir, dentro dos prazos previstos neste regulamento, documentos solicitados por meio de requerimento próprio;
  17. participar da elaboração do Calendário Acadêmico do campus; 
  18. acompanhar e/ou efetuar o preenchimento e atualização dos sistemas de controle do MEC e dos instrumentos de pesquisas relacionados à cursos e estudantes da instituição, nos diversos níveis e modalidades de ensino;
  19. prestar informações à Depe e/ou equivalente, às Coordenações de Curso e à Proen sobre os assuntos de sua competência;
  20. informar à DEPE e/ou setor equivalente do campus e à Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - CAPNE, o relatório e laudos de ingressantes com necessidades específicas matriculados(as); e,
  21. exercer as demais atribuições que o setor exige ou decorrentes das disposições legais, estatutárias e regimentais. 

Contribuições

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