REGULAMENTO DISCIPLINAR DISCENTE DO IFTM
Revisão do Regulamento Disciplinar Discente do IFTM - Resolução nº 245/2022.
Conteúdo
§ 10º. Em caso de medida disciplinar de suspensão será computada falta no período em que o estudante estiver suspenso(a), sendo-lhe vedada a reposição de atividades avaliativas realizadas no período correspondente, resguardado seu direito à atividades de recuperação.
Contribuições
Quando um aluno é suspenso, isso pode afetar negativamente seu desenvolvimento acadêmico e emocional. Portanto, é importante que o processo de suspensão seja acompanhado de um plano de estudo e recuperação, de forma que ele não fique para trás em relação aos conteúdos que foram abordados durante sua ausência.
Esse plano poderia incluir:
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Acompanhamento individualizado: Oferecer materiais e atividades extras para o aluno, garantindo que ele tenha o suporte necessário para acompanhar o conteúdo.
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Revisão de conteúdos: Ajudar o aluno a revisar e entender o que perdeu durante a suspensão, seja por meio de tutoria ou aulas de recuperação.
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Metas claras de recuperação: Estabelecer objetivos específicos e prazos para que o aluno recupere as lições perdidas de forma eficaz.
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Apoio emocional e psicológico: Muitas vezes, a suspensão pode estar ligada a questões emocionais ou comportamentais. O acompanhamento psicológico pode ser essencial para ajudar o aluno a refletir sobre seu comportamento e melhorar a convivência com os colegas.
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Envolvimento da família: A comunicação com os pais ou responsáveis é essencial para garantir que o plano de recuperação seja seguido corretamente, além de reforçar a importância da educação para o aluno.
Esse tipo de abordagem pode transformar a suspensão puramente punitiva em uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento, beneficiando tanto o aluno quanto o ambiente escolar.