Em discussão

REGULAMENTO DISCIPLINAR DISCENTE DO IFTM

Revisão do Regulamento Disciplinar Discente do IFTM - Resolução nº 245/2022.

Responsável:
 REITORIA\PRO-REITORIA DE ENSINO
Cronograma:
 Em discussão a partir de 29/01/2025 até 16/03/2025
 Em relatoria a partir de 17/03/2025 até 20/03/2025
 Em votação a partir de 21/03/2025 até 25/03/2025
 Concluída a partir de 26/03/2025 até 28/03/2025
Participantes:
  Técnicos Administrativos , Estudantes , Docentes , Comunidade  Ver detalhes dos participantes

Conteúdo

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§ 10º. Em caso de medida disciplinar de suspensão será computada falta no período em que o estudante estiver suspenso(a), sendo-lhe vedada a reposição de atividades avaliativas realizadas no período correspondente, resguardado seu direito à atividades de recuperação.

Contribuições

Leandro Souza
07/02/2025 07:49

Quando um aluno é suspenso, isso pode afetar negativamente seu desenvolvimento acadêmico e emocional. Portanto, é importante que o processo de suspensão seja acompanhado de um plano de estudo e recuperação, de forma que ele não fique para trás em relação aos conteúdos que foram abordados durante sua ausência.

Esse plano poderia incluir:

  1. Acompanhamento individualizado: Oferecer materiais e atividades extras para o aluno, garantindo que ele tenha o suporte necessário para acompanhar o conteúdo.

  2. Revisão de conteúdos: Ajudar o aluno a revisar e entender o que perdeu durante a suspensão, seja por meio de tutoria ou aulas de recuperação.

  3. Metas claras de recuperação: Estabelecer objetivos específicos e prazos para que o aluno recupere as lições perdidas de forma eficaz.

  4. Apoio emocional e psicológico: Muitas vezes, a suspensão pode estar ligada a questões emocionais ou comportamentais. O acompanhamento psicológico pode ser essencial para ajudar o aluno a refletir sobre seu comportamento e melhorar a convivência com os colegas.

  5. Envolvimento da família: A comunicação com os pais ou responsáveis é essencial para garantir que o plano de recuperação seja seguido corretamente, além de reforçar a importância da educação para o aluno.

Esse tipo de abordagem pode transformar a suspensão puramente punitiva em uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento, beneficiando tanto o aluno quanto o ambiente escolar.

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