REGULAMENTO DISCIPLINAR DISCENTE DO IFTM
Revisão do Regulamento Disciplinar Discente do IFTM - Resolução nº 245/2022.
Conteúdo
Art. 2º Os preceitos deste regulamento objetivam a formação integral dos estudantes, estimulando o cumprimento de deveres e o respeito aos direitos de seu próximo, visando a construção de um ambiente organizado, cortês e amistoso, buscando a convivência harmônica entre estudantes e toda a comunidade acadêmica e favorecendo os processos de ensino e aprendizagem em ambientes seguros e acolhedores.
Contribuição
Sugiro refletir sobre as seguintes questões: Como o regimento focado nos adolescentes garante a efetiva participação da família na construção do processo educativo? De que formas concretas podemos garantir que a voz da família seja não só ouvida, mas ativamente incorporada nas decisões pedagógicas e no cotidiano escolar? Até que ponto a escola escuta as realidades e experiências familiares, ou está apenas reproduzindo uma narrativa institucional desconectada da vivência cotidiana dos alunos? Proponho um repensar na composição do CED (Conselho de Ética), para que ele represente de maneira mais equitativa as diversas vozes, incluindo a das famílias, e não apenas a perspectiva institucional.
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