Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
Consideradas demandas dos campi e necessidades de ajustes, revisão e atualização do Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação, uma nova versão do documento foi elaborada conjuntamente entre Pró-Reitoria de Ensino e campi. Esta nova versão agora entra em período de votação nesta plataforma de consulta pública até o dia 22/08/2023. Ressaltamos que o documento recebeu contribuições até o dia 30 de junho e esteve em relatoria no Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação que apresenta esta versão final da minuta que também será encaminhada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e ao Conselho Superior para discussões finais e deliberação.
Conteúdo
§2º Nos cursos presenciais, os professores deverão finalizar, após o último dia letivo, no diário eletrônico, o registro da frequência e dos resultados das atividades avaliativas referentes aos componentes curriculares sob sua responsabilidade e encaminhar eletronicamente a taleta definitiva assinada à coordenação do curso que por sua vez a tramitará à CRCA para que seja arquivada.
Contribuições
Seria válido disponibilizar um banco de taletas no virtual, onde as taletas fossem arquivadas automaticamente após a homologação realizada pelos coordenadores. Neste caso, após o próprio fechamento realizado pelo professor a taleta já seria assinada pelo professor, assim com após a homologação a taleta já seria assinada pelo coordenador.
O ato do professor fechar o bloco de notas e frequência já é entendido como o acordo do mesmo com o trabalho realizado, que ainda passa por homologação do coordenador de curso. Assim, entendo que é um retrabalho que remonta dos diários em papel a ação de baixar todos os arquivos, assinar (pelo virtual IF), enviar ao coordenador que confere novamente cada envio e se todos os professores enviaram, confere tudo, agrupa e reenvia ao Virtual IF que já tem tudo arquivado.
Sugiro uma simplificação para o processo: os professores deverão fechar os blocos de notas e frequência até dois dias úteis após a finalização do calendário do curso, os coordenadores deverão homologar os diários até 4 dias após a finalização do calendário do curso, e a CRCA deverá arquivar a extração das notas de todas as disciplinas.
A CRCA tem acesso à todas as notas via virtual IF que extrai estas para um ´único PDF com um único clique no atual sistema. Uma evolução do sistema, que já foi pedida, deveria permitir a extração em um único arquivo de todos os Planos de Ensino, Diários e Notas do curso para arquivo da CRCA.
A exemplo, no último semestre fizemos uma simplificação de processo, em que a coordenação de curso faz a extração de todas as taletas em um único arquivo, assina e encaminha para arquivamento da CRCA. Este processo já atende as necessidades mas poderia ser realizado diretamente pela CRCA em uma ação de desburocratização.