Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
Consideradas demandas dos campi e necessidades de ajustes, revisão e atualização do Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação, uma nova versão do documento foi elaborada conjuntamente entre Pró-Reitoria de Ensino e campi. Esta nova versão agora entra em período de votação nesta plataforma de consulta pública até o dia 22/08/2023. Ressaltamos que o documento recebeu contribuições até o dia 30 de junho e esteve em relatoria no Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação que apresenta esta versão final da minuta que também será encaminhada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e ao Conselho Superior para discussões finais e deliberação.
Conteúdo
§3º A colação de grau especial poderá ocorrer por procuração particular ou pública.
Contribuições
Complementando a sugestão da Gabriela, uma vez que as assinaturas são todas eletrônicas e podem ser realizadas de qualquer lugar, na prática, as colações de grau individuais/especiais já são documentais. Por exemplo, muitos alunos formam já empregados ou aprovados em programas de pós-graduação em outras cidades e até mesmo em outros estados. Logo, sugiro criar critérios para a solicitação de colação de grau de individual/especial como 1) comprovação de emprego em cidade/estado diverso do da oferta do curso. 2) aprovação em programa de pós-graduação em cidade/estado diverso da oferta do curso. 3) etc.