Concluída

REGULAMENTO PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

Minuta do Regulamento para a Elaboração e Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação no IFTM, uma atualização do regulamento anterior, aprovado pela Resolução IFTM n. 05, de 09 de março de 2012 e alterações.

Responsável:
 REITORIA\PRO-REITORIA DE ENSINO\DIRETORIA DE ENSINO\COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO\COORDENAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
Cronograma:
 Concluída a partir de 06/12/2022 até 15/02/2023
Participantes:
  Técnicos Administrativos , Estudantes , Docentes , Comunidade  Ver detalhes dos participantes

Conteúdo

58

§1º O Relatório de Estágio poderá ser considerado como modalidade de TCC desde que previsto no Projeto Pedagógico do Curso e deverá ser elaborado de acordo com o Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos do IFTM.

Contribuições

Saulo Mata
12/12/2022 09:29

Me causa certa estranhesa ver aqui (e em outros trechos) o relatório de estágio com o mesmo patamar do TCC. Na minha visão, as atividades de estágio não apresentam o rigor científico que se objetiva alcançar com o desenvolvimento do TCC. O estágio, geralmente, apresenta desafios distintos para o estudante, com sua própria importância é claro, mas com teor diferenciado, inclusive na maior simplicidade do documento, quando comparado às demais modalidades apresentadas nesta minuta.

O Artigo 14, inciso II apresenta o seguinte texto: "II - da problematização de dados colhidos durante o estágio obrigatório;" Ainda neste cenário, essa problematização é realizada a partir de uma nova análise, considerando os aspectos mais tradicionais da pesquisa e me parece ser um trabalho a parte do que se exige do relatório de estágio.

Além disso, me parece legítimo que os PPCs dos cursos, principamente os Superiores de Tecnologia, façam a exigência de apenas o TCC ou o Estágio para a conclusão do curso. Por outro lado, me parece inadequado validar um relatório de estágio como TCC. O estudante deveria, então, defender o próprio estágio obrigatório com este relatório para cumprir o requisito de conclusão e não utilizá-lo para cumprir o requisito do TCC. Se o curso faz a exigência dos dois compenentes curriculares, um mesmo artefato não deve ser utilizado para validar duas componentes curriculares distintas.

Pode me ter me fugido um cenário em que essa validação seja adequada, mas deixo aqui o comentário para a reflexão da comissão.

Jose Manzan
20/12/2022 17:03

O estágio tem objetivos distintos ao do TCC. O TCC conforme citado nesta própria minuta tem caráter reflexivo sobre os conteúdos estudados no curso com rigor teórico e científico. Sou contrário a essa possibilidade de validação de estágio como TCC.

Rodrigo Leitao
24/12/2022 10:38

Como mencionei no item 43, discordo que relatório de estágio tenha valor como TCC.