REGULAMENTO DA VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NO ÂMBITO DO IFTM
A partir da adesão do IFTM ao Projeto Verticaliza, por meio do Edital IFSP n. 488/2023, parceria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - Setec/MEC com o Instituto Federal de São Paulo - IFSP e, tendo em conta a legislação que determina a possibilidade de consideração e aproveitamento dos saberes, competências e habilidades dos estudantes, servidores do IFTM participaram do curso de formação "Planejamento e desenvolvimento de projetos pedagógicos de cursos de educação profissional técnica de nível médio articulado com cursos de educação profissional tecnológica de graduação" ofertado a partir do mencionado Edital, parte online e parte presencialmente em Brasília. Como continuação das atividades, propõe-se o texto abaixo como Regulamento da Verticalização no âmbito do IFTM. O regulamento visa dispor sobre o que é a verticalização, o que é possível de ser feito e como operacionalizar de fato a verticalização do ensino.
Conteúdo
Art. 10. Caberá aos estudantes interessados fazerem a solicitação de dispensa de unidades curriculares pela verticalização dentro do prazo previsto no calendário acadêmico.
Contribuições
Sugiro inserirem o setor que deverá receber essa demanda, se coordenação de curso ou se crca. Penso que na CRCA seja o local mais estratégico, devendo ser mantido no setor toda a movimentação escolar do estudante. Como fazer a solicitação é um ponto importante a ser descrito no regulamento e o prazo para esse processo, tanto no CRCA quanto na coordenação com o Colegiado depois em análise.