Em discussão

REGULAMENTO DA VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NO ÂMBITO DO IFTM

A partir da adesão do IFTM ao Projeto Verticaliza, por meio do Edital IFSP n. 488/2023, parceria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - Setec/MEC com o Instituto Federal de São Paulo - IFSP e, tendo em conta a legislação que determina a possibilidade de consideração e aproveitamento dos saberes, competências e habilidades dos estudantes, servidores do IFTM participaram do curso de formação "Planejamento e desenvolvimento de projetos pedagógicos de cursos de educação profissional técnica de nível médio articulado com cursos de educação profissional tecnológica de graduação" ofertado a partir do mencionado Edital, parte online e parte presencialmente em Brasília. Como continuação das atividades, propõe-se o texto abaixo como Regulamento da Verticalização no âmbito do IFTM. O regulamento visa dispor sobre o que é a verticalização, o que é possível de ser feito e como operacionalizar de fato a verticalização do ensino.

Responsável:
 REITORIA\PRO-REITORIA DE ENSINO
Cronograma:
 Em discussão a partir de 30/05/2025 até 22/06/2025
 Em relatoria a partir de 23/06/2025 até 11/07/2025
 Em votação a partir de 12/07/2025 até 17/07/2025
 Concluída a partir de 18/07/2025 até 23/07/2025
Participantes:
  Técnicos Administrativos , Estudantes , Docentes , Comunidade  Ver detalhes dos participantes

Conteúdo

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Art. 3º Compreende-se como verticalização do ensino a efetiva articulação dos cursos técnicos de nível médio com os cursos superiores de tecnologia do mesmo eixo tecnológico e do mesmo campus, com previsão e indicação de formas de operacionalização previstas nos respectivos Projetos Pedagógicos de Curso – PPCs da graduação.

Contribuições

Thayllan Oliveira
04/06/2025 14:53

A proposta poderia abranger cursos técnicos de outras instituições e de outros campi do IFTM, uma vez que se atingir os critérios necessários e as respectivas competências para o ingresso no curso. Pense na facilitação e na maior democratização do acesso a um curso superior e também na possibilidade de trazer para dentro do IF estudantes que possam ajudar ainda mais a nossa instituição se desenvolver.

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