Em discussão

REVISÃO DA REGULAMENTAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA – FIC

Motivação para a Revisão do Regulamento dos Cursos FIC do IFTM

A revisão do Regulamento dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) é uma medida estratégica que surge da necessidade de atualizar as diretrizes estabelecidas pela Resolução nº 50/2019. Essa iniciativa visa aprimorar o planejamento, a gestão e a oferta desses cursos em todos os campi do IFTM, respeitando suas infraestruturas, particularidades e as demandas de cada região.

A atualização da regulamentação é essencial para garantir que os cursos FIC continuem alinhados à missão institucional do IFTM, que se compromete a promover a inclusão produtiva e a elevação da escolaridade. Além disso, a revisão permitirá uma estruturação mais eficaz das parcerias, convênios e projetos específicos, possibilitando a identificação de áreas de melhoria e um atendimento mais assertivo na qualificação de trabalhadores para a inserção ou reinserção no mundo do trabalho.

A articulação com o mercado, os setores produtivos e a comunidade local é um recurso valioso que não apenas direciona a criação de novos itinerários formativos, mas também fundamenta a melhoria contínua dos processos administrativos e pedagógicos da instituição. Ao modernizar as regras de ingresso, avaliação e certificação, podemos implementar mudanças que garantam ofertas gratuitas cada vez mais dinâmicas, acessíveis e focadas na capacidade de aprendizado dos estudantes.

Portanto, esta revisão é um passo importante para possibilitarmos um regulamento de cursos FIC mais ágil e exequível que vise fortalecer a relação entre o IFTM e a sociedade, objetivando, cada vez mais, uma formação técnica, tecnológica e científica de excelência para profissionais qualificados e inseridos em diversas áreas de atuação.

Responsável:
 REITORIA\PRO-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ESPORTE
Cronograma:
 Em discussão a partir de 28/07/2026 até 18/08/2026
 Em relatoria a partir de 19/08/2026 até 24/08/2026
 Em votação a partir de 25/08/2026 até 31/08/2026
 Concluída a partir de 01/09/2026 até 07/09/2026
Participantes:
  Técnicos Administrativos , Estudantes , Docentes , Comunidade  Ver detalhes dos participantes

Conteúdo

17

Art. 6º Os cursos de FIC têm como finalidade a qualificação de trabalhadores, visando promover a formação inicial ou continuada técnica, tecnológica e científica, em atendimento às demandas de mercado e setores produtivos, em consonância com a realidade local, regional e nacional.

Contribuições

Patricia Pereira
28/07/2026 16:00

Art. 6º Os cursos de Formação Inicial e Continuada têm por finalidade promover a qualificação, a atualização, o aperfeiçoamento e o desenvolvimento profissional, científico, tecnológico, cultural e social dos estudantes, considerando as demandas do mundo do trabalho, dos setores produtivos, das comunidades e dos contextos local, regional e nacional.


Parágrafo único. Os cursos serão gratuitos e abertos à participação da população, observados o público-alvo, os requisitos de ingresso, a capacidade de aproveitamento dos estudantes e, quando aplicável, o número de vagas estabelecido no projeto do curso e no respectivo edital.

Envie sua contribuição