Em relatoria

REVISÃO DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

A presente minuta de Regulamento normatiza as atividades e os procedimentos relacionados à monitoria no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM.

Responsável:
 REITORIA\PRO-REITORIA DE ENSINO\DIRETORIA DE ENSINO
Cronograma:
 Em discussão a partir de 16/04/2025 até 18/05/2025
 Em relatoria a partir de 19/05/2025 até 23/05/2025
Participantes:
  Técnicos Administrativos , Estudantes , Docentes  Ver detalhes dos participantes

Conteúdo

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      1. Assinar o termo de compromisso ao ingressar na monitoria (Anexo VI) e, em caso de desistência, apresentar ao professor orientador a justificativa de seu desligamento com antecedência mínima de 15 dias;
      2. participar dos encontros periódicos com o professor orientador para o planejamento e orientações quanto às atividades de monitoria a serem desenvolvidas.
      3. realizar estudos teóricos e/ou práticos, sob supervisão do professor orientador;
      4. auxiliar os estudantes, em pequenos grupos ou individualmente, no desenvolvimento das atividades referentes à unidade curricular ou ao grupo de unidades curriculares afins;
      5. colaborar na orientação de estudantes, em atividades didático-pedagógicas, na realização de trabalhos práticos e experimentais compatíveis com o seu conhecimento em atividades na sala de aula e/ou laboratórios;
      6. Realizar estudos teóricos e práticos relacionadas a temas sobre inclusão e diversidade a fim de atendimentos de pessoas com necessidades específicas;
      7. controlar a frequência dos estudantes nas atividades de monitoria;
      8. relatar ao professor orientador as dificuldades na aprendizagem dos estudantes;
      9. registrar sua frequência referente ao exercício da monitoria, conforme anexo IX;
      10. apresentar relatório das atividades desenvolvidas e a autoavaliação (Anexo X);
      11. ser avaliado quanto ao seu desempenho (Anexo XI).

Contribuição

Acrescentar: 

XIII - Na monitoria personalizada, quando for pertinente, auxiliar o estudante atendido durante as aulas com a organização do material e notas de aulas, contribuir, tanto com explicações, escrita e leitura, para que as atividades  apresentadas pelo professor sejam realizadas durante a aula, promovendo a inclusão efetiva. 

Por DANIELA RESENDE SILVA ORBOLATO em 09/05/2025 20:47

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