1º Fórum de Comunicação do IFTM
Informações
Data do evento
29/07/2021 19:30 a 30/07/2021 17:00
Endereço(s)
youtube.com/iftmoficial
Carga Horária
7 horas.
Apresentação
Com o tema "Política de Comunicação em Instituições de Ensino Públicas", o 1º Fórum de Comunicação do IFTM propõe reflexões sobre assuntos relacionados às diretrizes institucionais e à rotina de trabalho das equipes de Comunicação das unidades da instituição. Em sua primeira edição, o foco das discussões é a Política de Comunicação do IFTM. A envergadura da instituição exige uma alta demanda por ações de comunicação. As equipes responsáveis atendem a nove campi e diversos polos, seus mais de 12 mil estudantes e 1000 servidores – produzindo informação, atividades, cobertura de eventos, atualização diária do site, dentre várias outras ações, em ritmo acelerado, e muitas vezes “apagando incêndios”. A Política de Comunicação é um documento que norteia a organização dos fluxos dessas atividades, resultando em melhor atendimento às demandas, tornando mais eficiente e eficaz o trabalho das equipes. O 1º Fórum de Comunicação do IFTM apresenta a importância desse instrumento, seu alinhamento ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e como suas diretrizes consolidam uma cultura de comunicação e permitem um clima favorável à produtividade, ao desenvolvimento pessoal e profissional das equipes e, principalmente, ao crescimento institucional. Também busca avaliar as ações desenvolvidas, bem como planejar os processos de implementação, revisão e acompanhamento da Política de Comunicação e ações dela derivadas, com a participação da comunidade acadêmica.
Cronograma
Data | Descrição |
---|---|
02/07/2021 00:00 - 30/07/2021 17:00 | Inscrições |
29/07/2021 19:30 às 21:30 | MESA 1 - Para onde ir: Política de Comunicação como guia para uma instituição de ensino pública |
30/07/2021 09:00 às 11:30 | MESA 2 - Política de Comunicação na prática: construção de identidade, ciência da criação, caminhos da mensagem e foco no conhecimento |
30/07/2021 14:00 às 16:30 | MESA 3 - Ordem dos fatores: planejamento, ação, resultado e avaliação |
Programação
A partir da contextualização sobre a comunicação pública enquanto dever do Estado, é explicado o conceito de Política de Comunicação e como ela pode auxiliar estrategicamente no cumprimento da missão institucional. A Política de Comunicação do IFTM e os manuais dela derivados são apresentados como documentos norteadores e o público é convidado a conhecer melhor os textos e participar do seu processo de atualização em um segundo momento a ser definido.
29/07/2021
19:30
youtube.com/watch?v=2DNsz5W4NYI
Convidados
Palestrante: Alexandre Bahia
Secretário Executivo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)
Palestrante: Ariadny Medeiros Ferreira
Assessora especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (Nepi) do Ministério da Educação
Palestrante: Danilo Silva de Almeida
Coordenador de Comunicação Social e Eventos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
Palestrante: Deborah Santesso Bonnas
Reitora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
Palestrante: Jacson Ferreira
Diretor de Comunicação Social e Eventos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
A partir da contextualização sobre a comunicação pública enquanto dever do Estado, é explicado o conceito de Política de Comunicação e como ela pode auxiliar estrategicamente no cumprimento da missão institucional. A Política de Comunicação do IFTM e os manuais dela derivados são apresentados como documentos norteadores e o público é convidado a conhecer melhor os textos e participar do seu processo de atualização em um segundo momento a ser definido.
29/07/2021
20:00
youtube.com/watch?v=2DNsz5W4NYI
Convidados
Palestrante: Daiana Stasiak
Professora do Curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC-UFG).
A preservação da memória institucional é apresentada como ferramenta para a manutenção de sua identidade e envolvimento de toda a comunidade. A consolidação da identidade e imagem institucionais são postos como processos fundamentais para a existência da própria instituição e necessários para que sejam cumpridos seus objetivos. Como algumas das ferramentas de suporte à gestão da marca IFTM, a produção de conteúdo associado à instituição e os processos de criação são explicadas com base em estudos científicos relacionados ao design, psicologia comportamental e legislação vigente, considerando o respeito à diversidade e aos direitos humanos. Os principais públicos de interesse são relacionados aos canais oficiais utilizados pelo IFTM. A dinâmica da atuação junto à imprensa e o uso das mídias sociais são reforçados como estratégicos para o aumento do alcance do conteúdo produzido pela instituição. O jornalismo científico e a disponibilização da produção científica da instituição de forma organizada, acessível e pertinente são apresentados como forma de prestação de contas à sociedade e técnica de valorização da imagem institucional. É observada, ainda, a necessidade de organização de eventos em integração com os setores de comunicação e as diferenças entre os eventos virtuais e presenciais, nos contextos atual e pós-pandemia.
30/07/2021
09:00
youtube.com/watch?v=ZBPVEQlQKJU
Convidados
Palestrante: Acássia Deliê
Jornalista do Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
Palestrante: Cinthia Franzin
Relações Públicas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
Palestrante: Danilo Silva
Publicitário do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
Palestrante: Guilherme Brasil
Jornalista do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
Palestrante: Letícia Estrela
Relações Públicas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
Palestrante: Lorenna Bonifácio
Relações Públicas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
Palestrante: Lucas Fernandes
Técnico de Audiovisual do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
Palestrante: Marcos Capuci
Diagramador do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
Palestrante: Mariângela Castejon
Revisora de Texto do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
Palestrante: Nádia Garlet
Relações Públicas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Palestrante: Sandra Branchine
Diretora de Comunicação Social do Instituto Federal de Brasília (IFB)
É reforçada a importância de se pensar a comunicação de forma estratégica, levando ao entendimento de que ela não se resume aos produtos de comunicação, mas está intrinsecamente ligada à gestão da instituição. O planejamento é posto como a fase mais importante do trabalho porque permite antever ameaças, reduzir riscos, evitar crises e permitir respostas mais rápidas a eventuais problemas. O Sistema de Gerenciamento de Serviços (GSS) é apresentado como instrumento para organização do trabalho. O histórico da CPA e a discussão da Pesquisa de Diagnóstico dos canais de Comunicação são destacados como exemplos de conteúdo base para planejamento de ações futuras. A avaliação das ações realizadas pela instituição é reforçada como instrumento para detectar acertos e erros, e melhorar a qualidade das ações em oportunidades futuras.
30/07/2021
14:00
youtube.com/watch?v=xE62LFxL7uA
Convidados
Palestrante: Danilo Silva
Publicitário e Coordenador de Comunicação Social do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
Palestrante: Jacson Ferreira
Diretor de Comunicação Social e Eventos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
Palestrante: Karla de Almeida Borges
Professora na Universidade de Uberaba nos cursos de Graduação de Publicidade e Propaganda e Jornalismo