III ENCOMATI - Encontro de Matemática na Internet
Informações
Data do evento
07/11/2023 19:00 a 09/11/2023 22:00
Endereço(s)
www.youtube.com/@IFTMCampusUberlandia
encomati@iftm.edu.br
Carga Horária
9 horas.
Apresentação
O ENCOMATI é um evento online, gratuito e é destinado a professores, graduandos, profissionais da educação e demais interessados na temática Educação Matemática.
Cronograma
Data | Descrição |
---|---|
07/11/2023 19:00 às 20:30 | Palestra: A matemática e o estudo do cérebro - VICTOR SOUZA |
07/11/2023 20:30 às 22:00 | Palestra: O impacto das tecnologias educacionais na educação - JOSÉ MORAN |
08/11/2023 19:00 às 20:30 | Palestra: Educação Matemática Inclusiva: ouvindo, sentindo e refletindo a diferença - TULA MARIA ROCHA MORAIS |
08/11/2023 20:30 às 22:00 | Palestra: Matemática Humanista em Tempos de Propagação do Ódio - CARLOS MATHIAS |
09/11/2023 19:00 às 20:30 | Palestra: Qual é a cara da Matemática? - HUMBERTO BORTOLOSSI |
09/11/2023 20:30 às 22:00 | Palestra: Explorando o recurso Tarefa e o site oficial do GeoGebra - AROLDO EDUARDO ATHIAS RODRIGUES |
Programação
A matemática desempenha um papel crucial no estudo do cérebro de várias maneiras, desde o desenvolvimento de instrumentação até a criação de modelos que descrevem seu funcionamento. Nesta palestra, serão apresentados alguns exemplos de aplicações da matemática que possibilitaram desvendar e estabelecer novos paradigmas na neurociência, para melhor entendermos o funcionamento do cérebro e criar tratamentos mais eficazes para doenças.
07/11/2023
19:00
https://www.youtube.com/watch?v=yI_CV5G7caA
Convidados
Palestrante: VICTOR SOUZA
Diretor do Laboratório ConnectToBrain e Pesquisador na Universidade Aalto na Finlândia, desenvolvendo instrumentação, métodos e aplicações para estimulação cerebral. Obteve seu doutorado em Física Médica em 2018 pela Universidade de São Paulo no Brasil. Victor criou vários dispositivos multi-bobina para estimulação cerebral destinados a estudar funções cerebrais em humanos e pequenos animais. Ele também criou o primeiro software de neuronavegação de código aberto para TMS, chamado InVesalius que, atualmente é usado em grupos de pesquisa em vários países. Sua pesquisa experimental se concentra na compreensão do sistema de controle motor em seres humanos.
A transformação digital está impactando a educação como um todo, desde o planejamento e gestão escolar até o ensino e avaliação dos alunos de forma muito desigual. As tecnologias “inteligentes”, nas mãos de profissionais criativos e humanos, podem contribuir para redesenhar os currículos, as metodologias, os espaços, a tutoria e a avaliação, tornando a escola muito mais aberta, participativa e relevante. As tecnologias trazem também desafios e contradições para todos
07/11/2023
20:30
https://www.youtube.com/watch?v=yI_CV5G7caA
Convidados
Palestrante: JOSÉ MORAN
É professor, escritor e pesquisador de projetos inovadores na educação com ênfase em competências, metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais. Foi professor na USP e um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro na mesma Universidade. Implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido e de Educação a Distância. É autor dos livros A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá, Metodologias Ativas de Bolso e coautor dos livros Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora, Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica e Educação a Distância: Pontos e Contrapontos. Nasceu na Espanha e mora em São Paulo. Suas ideias estão no blog Educação Transformadora da USP moran.eca.usp.br
Pensar na Educação Matemática Inclusiva requer um olhar afetuoso para as diferenças. Olhar que não apenas vê, mas ouve, escuta, sente a diferença. Compreender a inclusão como processo, requer um movimento contínuo de ver e perceber o outro com suas potencialidades e limitações. Justamente nesse contexto que devemos matematizar. Nessa conversa, teremos a oportunidade de trabalhar nossos sentidos para perceber e valorizar a diferença, ouvindo aqueles que foram e ainda são calados, esquecidos e, porque não dizer, excluídos. Também socializaremos experiências desenvolvidas junto a alunos da Educação Básica diante de práticas que respeitam as diferenças.
08/11/2023
19:00
https://www.youtube.com/watch?v=Ogg8QlGVxn8
Convidados
Palestrante: Tula Rocha Morais
Professora há 37 anos com atuação na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Graduação e Pós-Graduação. Licenciada em Matemática com mestrado e doutorado em Educação Matemática. Atualmente professora adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Membro do grupo de pesquisa Desenvolvimento Profissional Docente: Entre o Saber e o Fazer na Educação Profissional e Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Membro do grupo de pesquisa Rumo à Educação Matemática Inclusiva. Pesquisas desenvolvidas sobre formação docente, divulgação científica, educação matemática inclusiva, educação a distância.
O palestrante abordará histórica e filosoficamente o desenvolvimento das matemáticas, especialmente a partir dos séculos XIX e XX, período em que a utopia do progresso científico se aderiu ao capitalismo liberal e foi destruída por crises econômicas, revoluções sociais, econômicas e políticas, e por duas guerras mundiais. Além disso, o palestrante falará sobre como as perspectivas humanistas do fazer matemático são importantes ao enfrentamento dos desafios trazidos pelo século XXI.
08/11/2023
20:30
https://www.youtube.com/watch?v=Ogg8QlGVxn8
Convidados
Palestrante: CARLOS MATHIAS
Carlos Mathias é Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mesma instituição em que concluiu seu mestrado em 1989. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Matemática Aplicada (GMA) da Universidade Federal Fluminense. Possui pesquisas nas áreas de Educação Matemática e Matemática Pura. Desenvolvedor do DRUMMATH, uma metodologia de ensino de Matemática para deficientes visuais que utiliza apenas sons e atividades motoras, atua nas áreas de História e Filosofia da Matemática. É o coordenador do Programa Matemática Humanista (Facebook, YouTube, Instagram e Twitter), que atua na divulgação da Filosofia Humanista da Matemática e suas implicações em ensino, aprendizagem, avaliação e currículo. Vice coordenador do Núcleo de Avaliação Educacional da Universidade federal de Ouro Preto (UFOP), professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP e professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, na área de pesquisa em música e matemática.
Resultado de uma pesquisa qualitativa das impressões sobre a Matemática, por meio de linguagem metafórica e de desenhos, de diferentes agentes do sistema escolar (alunos dos vários segmentos de diversos países, professores, licenciandos, etc.). Estas análises propiciam uma compreensão aprofundada sobre as percepções diversificadas que os variados atores têm em relação à Matemática e suas propriedades intrínsecas ao longo da trajetória escolar.
09/11/2023
19:00
https://www.youtube.com/watch?v=YBRV9SRrbW4
Convidados
Palestrante: Humberto Bortolossi
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UEM, Mestrado em Matemática pelo IMPA e Doutorado em Matemática pela PUC-Rio. É professor Associado I da Universidade Federal Fluminense e professor bolsista do CEDERJ, tendo atuado em cursos de graduação (presencial e à distância), especialização e mestrado profissional. É coordenador do Instituto GeoGebra no Rio de Janeiro e do Projeto de divulgação Conecta Matemática, Atualmente tem se dedicado à questão da divulgação matemática para públicos diversos com diferentes mídias.
O software GeoGebra tem, aos poucos, ganhado mais espaço na sala de aula de matemática. Muitos professores, entretanto, desconhecem algumas possibilidades que existem no site oficial do programa, como, por exemplo, o recurso de criar uma Tarefa a partir de uma atividade, o que permite ao professor criar um ambiente de aprendizagem virtual no qual as respostas dadas pelos alunos ficam registradas para que possam se tornar objeto de análise pelo professor. Durante nossa fala, tentaremos compartilhar com o público um pouco do que conhecemos sobre estes recursos.
09/11/2023
20:30
https://www.youtube.com/watch?v=YBRV9SRrbW4
Convidados
Palestrante: Aroldo Athias
Aroldo Athias é professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará, a Ufopa, e está atualmente afastado, cursando o doutorado pela Reamec, a Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Seu estudo visa investigar a constituição de saberes docentes na formação inicial de professores de matemática no processo de produção de atividades com o GeoGebra orientadas por uma perspectiva freireana de educação. Colabora com o Curso de GeoGebra, um curso sobre este software totalmente à distância e gratuito, oferecido por uma equipe formada por dezenas de professores voluntários de todo país e alguns de fora do Brasil, para o público em geral, mas em especial, para centenas de professores e estudantes de cursos de licenciatura em matemática. É egresso do Profmat e atuou durante cerca de quatro anos como professor na educação básica pela rede estadual de ensino em Santarém, no Pará, onde reside com sua esposa Kássya e seus três filhos maravilhosos Eduardo, Isabela e Gabriela, de 15, 13 e 9 anos de idade.