EVENTO INSTITUCIONAL

V Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sudeste - FORCULT SUDESTE

Atualizado em
Compartilhe:
Compartilhe:

Informações

Data do evento

30/08/2022 09:00 a 01/09/2022 17:00

Endereço(s)

youtube.com/iftmoficial

Carga Horária

17 horas.

Apresentação

Saiba mais sobre o evento

O V Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sudeste - FORCULT Sudeste se propõe a promover discussões e estimular o trabalho em rede entre as instituições de ensino superior da Região, de forma a contribuir com pautas e demandas a serem encaminhadas para o Fórum Nacional, que será realizado no mês de novembro. Durante os três dias (30 de agosto, 31 de agosto e 01 de setembro), o Fórum objetiva promover espaço para debates e trocas de experiência, divulgar e fortalecer iniciativas no âmbito das políticas culturais e sua gestão institucional, expressar a diversidade das agendas culturais implementadas nas instituições, bem como possibilitar a constituição de parcerias interinstitucionais. Também fará parte da programação do evento o II Fórum de Arte e Cultura do IFTM, no dia 30/08. Com a temática “Gestão da Arte e Cultura na Rede Federal de Educação”, o II Fórum de Arte e Cultura do IFTM promoverá debates em duas mesas organizadas para aprofundar a temática da importância da Arte e da Cultura no desenvolvimento dos Institutos Federais, os desafios para a construção de uma política de Arte e Cultura nas Instituições Federais de Ensino e o que já foi construído por aqueles que fazem parte da história do IFTM.

Cronograma

Data Descrição
30/08/2022 09:00 às 09:30 ABERTURA
30/08/2022 09:30 às 12:00 MESA 1 (II Fórum de Arte e Cultura do IFTM): DIÁLOGOS EM REDE: AÇÕES, PROXIMIDADES E DESAFIOS
30/08/2022 14:00 às 16:00 MESA 2 (II Fórum de Arte e Cultura do IFTM): DESAFIOS DA GESTÃO DA CULTURA NAS IPES
31/08/2022 09:00 às 12:00 MESA 3: COMPARTILHAMENTO DOS GRUPOS DE TRABALHO DO FORCULT NACIONAL
31/08/2022 14:00 às 17:00 MESA 4: PENSAR E FAZER CULTURA: O POSSÍVEL E O EXTRAORDINÁRIO NA GESTÃO E OCUPAÇÃO DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS DAS IPES DA REGIÃO SUDESTE
01/09/2022 09:00 às 11:00 MESA 5: ACESSIBILIDADE UNIVERSAL, INCLUSÃO SOCIAL, CULTURA E FORMAÇÃO
01/09/2022 11:00 às 12:00 REUNIÃO - COMISSÃO ORGANIZADORA
01/09/2022 14:00 às 17:00 ASSEMBLEIA E ENCERRAMENTO

Programação

Conheça as atividades programadas
ABERTURA
SOLENIDADE DE ABERTURA

Abertura composta por mesa de honra.

30/08/2022

09:00

youtube.com/iftmoficial

Convidados

Palestrante: ALEXANDRE JOSÉ MOLINA

Artista da dança, curador e gestor cultural. Desde 2017, atua como Diretor de Cultura na Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É docente do Curso de Bacharelado em Dança e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes (IARTE) da UFU; idealizador e curador da PARALELA plataforma de arte, ação de extensão em cultura que ocorre na cidade de Uberlândia desde 2015. É Doutor em Artes Cênicas, Mestre em Dança e Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona e Observatório Itaú Cultural. Está Coordenador do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sudeste (FORCULT SUDESTE) - gestão 2021-2023.

Palestrante: CARLOS ALBERTO ALVES DE OLIVEIRA

Carlos Alberto Alves de Oliveira possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1995), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM. Pró-reitor de Extensão e Cultura no Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM.

Palestrante: DEBORAH SANTESSO BONNAS

Deborah Santesso Bonnas possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1987), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (1991) e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2002). Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, atuando nos Cursos Técnicos, de Graduação e Pós-Graduação lato sensu no Campus Uberlândia, além de ser professora do Curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos no Campus Uberaba. Atualmente ocupa o cargo de reitora do IFTM eleita para o período de 2020 a 2023.

Palestrante: FÁBIO AUGUSTO CERQUEIRA

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), especialista em Direito Constitucional Aplicado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e em Cultura e Educação pela Flacso Brasil. Atua como gestor cultural na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolve pesquisa em gestão cultural, políticas públicas de cultura e políticas culturais para as universidades. Está Presidente do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior (FORCULT) - gestão 2021-2023.

Mestre de Cerimônia: MÁRIO LUIZ DA COSTA ASSUNÇÃO JÚNIOR

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Mestre em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM - (2016). Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006), e Especialização em Crítica Literária e Ensino de Literatura pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2009). Possui cargo integrante da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Quadro Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM. Atualmente, atua na Pró reitoria de Extensão e Cultura como responsável pela implementação das ações de arte e cultura no âmbito do IFTM. Participa do "Projeto Goiamum" da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES como membro do grupo Andora, responsável pela divulgação do folclore capixaba e brasileiro em diversos eventos nacionais e internacionais. Também na Universidade Federal do Espirito Santo, leciona como professor convidado do curso de Especialização no Ensino de Dança. Atua como cineasta independente e já dirigiu curtas metragem como "Desassombro" e o Longa metragem "A cidade e as Flores".

Palestrante: ROBERTA DAIANE RIBEIRO

Bacharel em Engenharia de Alimentos, tecnóloga em Processos Gerenciais, especialista em Educação Especial e Inclusiva. Atua como Tecnóloga na Pró-reitoria de Extensão e Cultura do IFTM desde 2018. Vice-presidente da Comissão Permanente de Arte e Cultura do IFTM. Membro do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (FORCULT) desde 2020. Está Vice-coordenadora do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sudeste (FORCULT SUDESTE) - gestão 2021-2023. Presidente da Comissão Organizadora do V FORCULT SUDESTE.

MESA-REDONDA
MESA 1 (II Fórum de Arte e Cultura do IFTM) - DIÁLOGOS EM REDE: AÇÕES, PROXIMIDADES E DESAFIOS

A mesa se propõe a debater a importância da valorização da diversidade cultural, através de políticas, ações e projetos realizados por duas universidades e um instituto federal. Reflexões sobre experiências em rede e iniciativas institucionais trarão percepções sobre desafios e possibilidades da gestão cultural.

30/08/2022

09:30

youtube.com/iftmoficial

Convidados

Palestrante: ANTÔNIO CARLOS MORAES

Docente Titular da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Atua no magistério de graduação nas disciplinas ligas às Artes Cênicas, Cultura Popular, Folclore e Educação da Juventude. É professor e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ensino da Dança; integrante do corpo Docente do Mestrado Profissional em Educação Física; diretor técnico e Coreógrafo da Cia de Danças Andora; Coordenador do Projeto de Pesquisa Goiamum que estuda as manifestações de Culturas populares no processo civilizatório brasileiro; Coordenador do Projeto de Extensão Grupo Andora que produz e sistematiza informações sobre a Cultura Popular e o Folclore em ilustrações Cênicas. Possui Estágio de Pós-doutoramento na Universidade do Porto-Portugal, no Instituto de Filosofia, no grupo de pesquisa Philosophy and Public Space e é Doutor em Educação Física desde 2002. Tem experiência em política institucional universitária como membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFES e como Secretário de Inclusão Social de 2008 a 2011 e que criou as bases para Pró-Reitoria de Assistência estudantil da UFES em 2012.

Palestrante: JOSÉ MÁRCIO PINTO MOURA BARROS

Professor e Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Artes e da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e do Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBa). Coordenador do Observatório da Diversidade Cultural, autor e organizador de diversas publicações na área das políticas culturais, gestão e diversidade cultural.

Palestrante: MÁRIO LUIZ DA COSTA ASSUNÇÃO JÚNIOR

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Mestre em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM - (2016). Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006), e Especialização em Crítica Literária e Ensino de Literatura pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2009). Atualmente, atua na Pró reitoria de Extensão e Cultura como responsável pela implementação das ações de arte e cultura no âmbito do IFTM.

Mediador(a): MARVILE PALIS COSTA OLIVEIRA

Técnica em Música - Flauta Doce e Flauta Transversal, Licenciada em Educação Artística/habilitação em Música e Mestre em Educação Tecnológica, atua como professora de Artes no IFTM desde 2010. Atualmente ministra aulas nos cursos Técnicos integrados em Administração, Alimentos, Agropecuária, Meio Ambiente e na Licenciatura em Ciências Biológicas, no IFTM - Campus Uberaba.

MESA-REDONDA
MESA 2 (II Fórum de Arte e Cultura do IFTM): DESAFIOS DA GESTÃO DA CULTURA NAS IPES

Duramente atingido pela pandemia, o setor cultural tornou-se uma das atividades mais cedo interrompidas e será uma daquelas de retorno pleno mais tardio. Nas instituições públicas de ensino, constata-se dificuldades para o planejamento e realização de ações culturais ao longo de tantos meses. A proposta desta exposição é discutir sobre a realidade e as perspectivas da gestão cultural nas IPES, perpassando sobre questões do eixo ensino-pesquisa-extensão, indicando pontos a serem problematizados, e procurando trazer esclarecimentos sobre a atual política cultural brasileira.

30/08/2022

14:00

youtube.com/iftmoficial

Convidados

Palestrante: CAETANA JURACY REZENDE SILVA

Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (TEF/FE/UnB) na área de Educação e Trabalho. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Estratégicos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (NESTRA/CEAM/UnB) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Trabalho (NEPET/FE/UnB). Possui Doutorado em Educação (UnB), Mestrado em Música (UFG) e Bacharelado em Música (UnB), com experiência em políticas públicas de educação profissional e tecnológica; educação superior; e educação e diversidade. Desenvolve estudos nas seguintes temáticas: juventude, educação e trabalho; formação profissional nos espaços escolar e laboral; formação docente; educação, trabalho, gênero e diversidade.

Palestrante: HELDER ETERNO DA SILVEIRA

Possui graduação em Química: Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (1997). Especialista em Educação para Ciência - Faculdade de Educação - UFU (2000). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Doutor em Educação pela UNICAMP (2008), com estágio de doutoramento na Faculdade de Ciências e Tecnologia - Secção de História da Ciência da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Em 2013 e 2015 realizou aperfeiçoamento na Stanford University (EUA), no Stanford Teacher Education Program (STEP). Em 2014 participou da Escola de Formação de Professores no CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), em Genebra - Suíça. Atualmente é Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, coordenador do Colégio de Pró-Reitores e Pró-Reitoras de Extensão da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e presidente do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX).

Mediador(a): MICHELE SOARES

Artista - docente de Teatro. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU e História pela Universidade Estadual de Minas Gerais/UEMG, doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Unirio. Professora de Artes do quadro permanente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro/IFTM. Coordena pesquisas de iniciação científica nas áreas de Artes e História Cultural com destaque para os temas: Artistas Mulheres, Pedagogia das Artes Cênicas, Processos criativos na Escola, Performance, Artista-docente. Desenvolve processos criativos tendo várias montagens teatrais e performances em sua carreira. Coordena o Festival de Artes do campus Ituiutaba/IFTM.

MESA-REDONDA
MESA 3: COMPARTILHAMENTO DOS GRUPOS DE TRABALHO DO FORCULT NACIONAL

O FORCULT atua de modo contínuo na forma de Grupos de Trabalho que discutem e propõem soluções para questões relevantes para a gestão cultural das IPES. Todos os participantes podem integrar os Grupos de Trabalho. Nesta mesa será apresentado um breve panorama sobre as ações desenvolvidas pelos Grupos de Trabalho que compõem o FORCULT.

31/08/2022

09:00

youtube.com/iftmoficial

Convidados

Palestrante: ANDREA RIZZOTO FALCÃO

Formada em Artes pela UERJ, Mestre em Memória Social, pela UNIRIO, doutora em Ciências Sociais, pelo PPCIS/UERJ com pesquisas na área de cultura popular, museus, memória, patrimônio e políticas culturais. Com grande experiência no campo das políticas de cultura atuou nas três esferas de governo, foi membro do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, consultora do Plano Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, trabalhou no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular / IPHAN, acompanhando a implementação da política de patrimônio imaterial do MINC. Participou da formação do Fórum de Culturas Populares, Indígenas e do Patrimônio Imaterial do RJ e da articulação para a criação das Câmaras Setoriais. Além disso, foi Gerente de Museus da Secretaria Municipal de Cultura responsável pelos projetos de requalificação dos museus da cidade e organização da Conferência do ICOM, membro do Corpo de Avaliadores do Comitê de Patrimônio Imaterial da Unesco, tendo atuado também como parecerista do Ministério da Cultura. Atualmente, é professora do IFRJ e Diretora Adjunta na Proex responsável pela elaboração e implementação da Política Cultural e do Plano de Cultura do IFRJ. Além disso, participa do Fórum Interuniversitário do Rio de Janeiro – FIC-RJ e do Conselho Estadual de Políticas Culturais do Rio de Janeiro. COORDENADORA DO GT/FORCULT - POLÍTICAS CULTURAIS.

Palestrante: FLÁVIA CARVALHO

Jornalista e pós-graduada em Políticas Públicas e Projetos Sociais. Tem mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública e cursa História (licenciatura). Desde 2015 é produtora cultural da UFJF Campus Governador Valadares, sendo responsável por diferentes projetos, como o Coral Universitário (2016 - 2018), Vamos Ler! (desde 2016) e o Grupo de estudos relações raciais, Estado e sociedade (desde 2019). Coordena o Grupo de Trabalho Observatório das Dinâmicas Culturais nas IPES, do Forcult. É colunista do Jornal da Cidade de Governador Valadares, nas áreas de cultura e sociedade. Já trabalhou como analista de Artes e Cultura do Sesc Governador Valadares (2012 - 2015) e como assessora de comunicação e produtora cultural da Ong Núcleo Cidade Futuro (2009 e 2012). Também integrou o Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico Cultural e o Conselho Municipal de Política Cultural, ambos de Governador Valadares. Tem experiência nas áreas de comunicação comunitária, comunicação e cultura, produção cultural, mobilização social e Terceiro Setor. COORDENADORA DO GT/FORCULT: OBSERVATÓRIO DAS DINÂMICAS CULTURAIS NAS IPES.

Palestrante: GABRIELA DE LIMA GOMES

Professora do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, tem formação interdisciplinar, é graduada em Comunicação Social, mestre em Artes e doutora em Geografia. Investiga os processos fotográficos analógicos e sua conservação, os meios para a preservação de bens culturais, as paisagens culturais e suas relações com os sujeitos e suas subjetividades. Na extensão universitária realiza um trabalho mais integrado, interdisciplinar e inclusivo em relação às questões dedicadas ao patrimônio, aos espaços de afazeres e criação, ao compreendê-los como ambientes visitáveis, dialógicos e democratizantes. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPQ Preservação e seus Meios. COORDENADORA DO GT/FORCULT - PARCERIA INTERINSTITUCIONAIS.

Mediador(a): JANE TRAVASSOS ALVES FALCOSKI

Jane Travassos Alves Falcoski é arquiteta, graduada na Universidade de Brasília (UNB). Possui especialização em Gestão Pública na UFSCar/SP, dissertação "O campo cultural na Universidade Federal de São Carlos: mapeamento das práticas culturais e reflexão sobre a construção de um plano neste contexto, de 2010 a 2011". Em 1989 passa a atuar no campo das artes e cultura, inicialmente na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, em São Carlos, em seguida, a partir de 1992, na esfera da extensão universitária, como programador cultural na UFSCar. Desenvolveu vários projetos culturais em sua trajetória, nas linhas temáticas da cultura e cidade, direito à cidade, direito à cultura, artes, patrimônio e memória, teatro, música, entre outros, projetos Fórum de Debates, Música na Cidade, Teatro e Audiovisual, e Atividades Complementares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE/UFSCar) - Percursos Culturais e Urbanos na Cidade, de 2004 a 2011, e Construindo o Instituto Direito à Cidade, 2015. Atualmente integra o Observatório Cidadania, Cultura e Cidade (OBSCIDCULT), projeto concebido em 2013, com apoio do Edital PROEXT2013 e UFSCar. O OBSERVATÓRIO é um espaço construído para o diálogo, a reflexão e a publicização de informações e de conhecimentos gerados no campo da cidade e cultura e da Universidade.

Palestrante: JONAS DEFANTE TERRA

Ator, maquiador, professor de Matemática e de Teatro. Mestre em Engenharia de Produção. Especialista em Educação a Distância, Arte-Educação e Arteterapia. Coordenador dos Núcleos sobre Gênero, Diversidade e Sexualidade (NUGEDIS) e sobre estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFF campus Campos Guarus. Está Coordenador de Políticas Culturais e Diversidade, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade (PROEX) do Instituto Federal Fluminense. COORDENADOR DO GT/FORCULT - CORREDOR CULTURAL NACIONAL.

Palestrante: ROSELI GONÇALVES DA ROCHA

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Mestre em Administração pela Faculdades Alves Faria - ALFA. Especializando em Cultura e Educação pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - FLACSO; Especialista em Produção Cultural, Arte e Entretenimento pela Faculdade EAD - UNYLEYA, 2021; graduada em Administração, pela Universidade Federal de Goiás - UFG, 2011. Atua como Coordenadora de Cultura e Arte e como presidente do Núcleo de Ciência, Arte e Cultura do Instituto Federal Goiano - NAIF Institucional, desde 2015. Coordenadora do GT/FORCULT - POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO.

MESA-REDONDA
MESA 4: PENSAR E FAZER CULTURA: O POSSÍVEL E O EXTRAORDINÁRIO NA GESTÃO E OCUPAÇÃO DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS DAS IPES DA REGIÃO SUDESTE

A mesa apresentará um relato sobre as semelhanças e diferenças, características e particularidades da ocupação e gestão da cultura da Região Sudeste, através da perspectiva de quatro palestrantes, cada um representando um estado da Região.

31/08/2022

14:00

youtube.com/iftmoficial

Convidados

Palestrante: ADRIANA SCHNEIDER ALCURE

atriz, diretora e pesquisadora de teatro, com diversos espetáculos encenados. Professora do Curso de Direção Teatral e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Escola de Comunicação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Coordena, desde 2017, com a professora Eleonora Fabião, o NEP - Núcleo Experimental de Performance, na UFRJ. Foi Superintendente de Difusão Cultural, do Fórum de Ciência e Cultura, da UFRJ, entre novembro de 2019 a janeiro de 2022). Membro da Akademie der Künste der Welt (Academia das Artes do Mundo), de Colônia, na Alemanha, desde 2020. Realizou pesquisa de Pós-Doutorado sobre arte e fascismo, na Universität Bonn com bolsa Capes / Fundação Humboldt (2018 e 2019). Realizou pesquisa de Pós-Doutorado sobre o lundu dançado por Marieta Baderna no PPGAC-UNIRIO, com bolsa CNPq (2008). Mestre em Teatro pelo PPGAC UNIRIO (2001) e Doutora em Ciências Humanas (Antropologia Cultural) pelo PPGSA / IFCS / UFRJ (2007), com estágio doutoral na Freie Universität-Berlin (bolsa DAAD/CNPq). Recebeu, em 2015, o Prêmio de Pesquisa por Abertura de Campo do Instituto Internacional da Marionete de Charleville-Mézières, pela sua tese de doutorado. Integrante do Coletivo Bonobando, do Grupo Pedras de Teatro, da Muda Outras Economias e do Boi Cascudo.

Palestrante: DAVID MORENO SPERLING

Professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP e coordenador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas do IAU-USP (NEC-IAU/USP). Coordenador do Grupo de Trabalho ACT - Arte Ciência Tecnologia do Instituto de Estudos Avançados da USP - Polo São Carlos. Pesquisador com bolsa produtividade PQ-2 do CNPq, pesquisando processos cartográficos nas interfaces entre arquitetura, artes e ciências. Professor convidado da Humboldt Universität zu Berlin (2022), da Leuphana Universität Lüneburg (2017) e da Universidade Nacional do Litoral (2014). Foi presidente da Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP e do Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão do campus USP São Carlos (2018-2022). Participa do Conselho do Centro Universitário MariAntônia da USP desde 2018.

Palestrante: ÉRICA BOLZAN

Professora do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, campus Barra de São Francisco. Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Membro fundadora, dançarina e diretora técnica da Cia de Dança Andora. Apaixonada pela cultura popular, tem desenvolvido trabalhos e pesquisas voltados para a temática desde 2008.

Mediador(a): MITIE MAEMURA

Tem Doutorado e Mestrado em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP de Ribeirão Preto. Desenvolve estudos na área de gestão de pessoas. Graduada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), já atuou na Transportadora Brasileira de Gasoduto Bolívia-Brasil e no SEBRAE-MS. Entre 2011 e 2017 exerceu o cargo de coordenação nos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Recursos Humanos, Gestão Comercial e Bacharelado em Administração do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto (anterior Centro Universitário UNISEB). No primeiro semestre de 2017 foi aprovada em concurso público para docência no do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Em maio de 2017, tomou posse no cargo de docência na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atualmente faz parte do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN).

Palestrante: VALÉRIA DE FARIA CRISTOFARO

Nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Artista Visual com atuação desde 1991. Professora Adjunta do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente está à frente da Pró-Reitoria de Cultura – PROCULT / UFJF. Trabalha com produção, ensino e pesquisa nas áreas de imagem digital, cultura visual, fotografia, memória e patrimônio. Doutora em Artes Visuais (concentração em Arte e Cultura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Université Paris8 – Laboratoire INREV - Images Numériques et Réalités virtuelles, Mestre em Artes Visuais (concentração em Tecnologias da Imagem) pela Universidade de Brasília (UnB), Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Artes Industriais pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES).

MESA-REDONDA
MESA 5: ACESSIBILIDADE UNIVERSAL, INCLUSÃO SOCIAL, CULTURA E FORMAÇÃO

A mesa propõe abrir discussão sobre a questão da acessibilidade em espaços de cultura. Os palestrantes colocam no centro do debate a urgência de ações inclusivas que garantam ao público com limitações ou deficiências o acesso a museus, centros culturais, teatros, cinemas e afins. A temática acessibilidade, desde os anos 1980 aponta para a necessidade premente de atender um público ainda desprivilegiado. Pensar em Acessibilidade significa refletir e agir a partir da ideia de instituir o princípio da cidadania, criando por meio da criação de projetos, normativas, e educação que atendam amplamente à sociedade.

01/09/2022

09:00

youtube.com/iftmoficial

Convidados

Palestrante: DAMIANE DANIEL SILVA OLIVEIRA DOS SANTOS

Mestranda em Tecnologia para o Desenvolvimento Social pelo Programa de Pós-graduação do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES/UFRJ). Especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalhou como professora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I de 2001 a 2013. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Instituto de Geociências (IGEO). Atuou como presidente da Câmara de Extensão do IGEO, como membro da Câmara de Assuntos Acadêmicos do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva, e como presidente da Comissão de Acessibilidade do Instituto de Geociências. Faz parte da equipe do Setor de Acessibilidade do Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ). Docente convidada da Especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ.

Palestrante: GABRIELA AIDAR

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Estudos de Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea e em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia, ambos da USP. Obteve o título de Master of Arts in Museum Studies pela Universidade de Leicester, no Reino Unido. Trabalha desde 2002 no Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo onde coordena os Programas Educativos Inclusivos.

Palestrante: JOELSON GONÇALVES

Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP/UFSCar). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia, com mestrado e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural (NuPER), Tutor do Programa de Educação Tutorial em Economia Solidária (PET EcoSol) e atual Coordenador do Arquivo Ana Lagôa (AAL). Foi coordenador da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Palestrante: PATRÍCIA SILVA DORNELES

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Federação das Faculdades Metodistas do Sul Instituto Porto Alegre (1995). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2001) na linha de pesquisa Educação Popular e movimentos sociais e Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) na linha ambiente, ensino e território. É pós doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atua há 20 anos no campo das políticas públicas culturais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em política cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: ação cultural, política cultural, ação coletiva, educação popular e saúde e direitos humanos. Trabalhou no Ministério da Cultura entre os anos de 2005 a 2009, implementando o Programa Cultura Viva na Região Sul e as ações de Cultura e Saúde deste órgão. Atualmente é Professora Associada do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ, sendo docente das disciplinas de Acessibilidade Cultural e Terapia Ocupacional e Educação Popular e Saúde. É coordenadora do I Curso de Pós-Graduação em Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência com o apoio do Ministério da Cultura. Foi Superintendente de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ de 2015 a 2019. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura - CNPQ.

Mediador(a): RODRIGO FORTES MELLO

Mestre em Comunicação – linha Tecnologias de Comunicação e Cultura – pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021), Bacharel em Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda – pela Universidade Federal Fluminense (2013), Licenciando a distância em Matemática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (em andamento). Produtor Cultural na Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro do Núcleo de Acessibilidade da UNIRIO. Membro dos grupos de pesquisa "Comunicação, Lúdico e Cognição" e "LEDEN - Linguagem e Educação: Ensino e Ciência". Possui experiência nos setores público e privado, tendo atuado em exposições de artes visuais, mostras audiovisuais e publicações de livros na produtora Atlas Cultural, e como Técnico de Acessibilidade Audiovisual na Diretoria de Acessibilidade e na Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

REUNIÃO
REUNIÃO - COMISSÃO ORGANIZADORA

Nesta reunião, os membros da Comissão Organizadora do V FORCULT SUDESTE se reunirão para debater pautas e demandas levantadas durante a realização do evento, para apresentação na Assembleia. O link para a reunião será enviado posteriormente, por email, para os participantes.

01/09/2022

11:00

Google Meet

Convidados

Mediador(a): ANDREA RIZZOTO FALCÃO

Formada em Artes pela UERJ, Mestre em Memória Social, pela UNIRIO, doutora em Ciências Sociais, pelo PPCIS/UERJ com pesquisas na área de cultura popular, museus, memória, patrimônio e políticas culturais. Atualmente, é professora do IFRJ e Diretora Adjunta na Proex responsável pela elaboração e implementação da Política Cultural e do Plano de Cultura do IFRJ. Além disso atua como Coordenadora do GT3 – Políticas Culturais no FORCULT, participa do Fórum Interuniversitário do Rio de Janeiro – FIC-RJ e do Conselho Estadual de Políticas Culturais do Rio de Janeiro.

ASSEMBLEIA
ASSEMBLEIA E ENCERRAMENTO

A assembleia será composta por três momentos: apresentação das atividades realizadas pela Coordenação da Regional Sudeste, apresentação de demandas levantadas durante a realização do Fórum, e escolha da instituição-sede para a realização do evento em 2023.

01/09/2022

14:00

Google Meet

Convidados

Mediador(a): MÁRIO LUIZ DA COSTA ASSUNÇÃO JÚNIOR

Presidente da Comissão Permanente de Arte e Cultura do IFTM

Mediador(a): ROBERTA DAIANE RIBEIRO

Vice-presidente da Comissão Permanente de Arte e Cultura do IFTM.

Organizadores

Conheça os responsáveis pela organização

COORDENAÇÃO DO EVENTO

presidente
ROBERTA DAIANE RIBEIRO
Membro
ANA CLARA SANTOS COSTA

COMISSÃO ORGANIZADORA

Vice-presidente
MÁRIO LUIZ DA COSTA ASSUNÇÃO JÚNIOR
Membro
FABIANA DE FREITAS BATISTA
Membro
FLÁVIO CALDEIRA SILVA
Membro
MICHELE SOARES
Membro
LETÍCIA RODRIGUES COUTO

Contato

Entre em contato para dúvidas, sugestões ou informações
forcultsudeste@gmail.com
(34)3326-1170