Projeto de Extensão

O IFTM Campus Ituiutaba desenvolve Projeto de Extensão para socializar técnica de elaboração de carrapaticida natural à base do nim

Estudante do IFTM Campus Ituiutaba desenvolve projeto de extensão para criar e aplicar um composto natural à base de nim, visando o controle de carrapatos em cães abandonados na área próxima ao campus.
Publicado em 14/12/2023 08:00 Atualizado em 14/12/2023 17:36
O estudante Lucas Gonçalves Franco realizando a colheita de Azadirachta.
Crédito: Julio Delvaux

O abandono de animais em áreas rurais ou de expansão urbana é uma triste realidade na maioria das cidades brasileiras. Normalmente, estes animais procuram abrigo em habitações ou construções próximas ao local do abandono e, muitas vezes, não conseguem o cuidado necessário para sobrevivência.

No IFTM Campus Ituiutaba, localizado em uma área de expansão urbana, a realidade não é diferente. Constantemente animais são abandonados nas estradas próximas ao campus fazendo com que estes venham buscar abrigo e alimentação no IFTM. Aqui, mesmo sem as condições necessárias para o acolhimento, os animais contam com a ajuda de servidores, estudantes e colaboradores.

Como a maioria destes animais já chega ao campus com a saúde comprometida, é comum a infestação por carrapatos que debilitam ainda mais os animais.

Para colaborar com o cuidado dos animais abandonados no campus o estudante Lucas Gonçalves Franco do 3° ano do Curso Técnico em Agricultura desenvolveu um projeto de extensão com objetivo de produzir e aplicar um composto natural à base de nim (Azadirachta indica) para controle de carrapatos em cães do campus Ituiutaba e, também, socializar as práticas de preparo e aplicação deste composto natural.

O projeto, realizado no ano de 2023 sob orientação dos professores Lívio da Silva Amaral e Julio Cesar Delvaux, com a participação das servidoras Neusa Maria Barbosa, Ana Maria Salomão dos Reis e Mariana Torres de Castro, foi apresentado como minicurso durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFTM Campus Ituiutaba.