MEC

MCTI divulga tema da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

“Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” é o tema do maior evento de popularização da ciência do país
Publicado em 04/03/2024 14:00 Atualizado em 11/03/2024 12:25
Foto colorida da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, sentada em mesa de reunião junto a outros participantes do encontro de anúncio do tema da 21ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia
Crédito: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou nesta terça-feira (27) que o tema da 21ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) é "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. Maior evento de popularização da ciência do país, a Semana Nacional será realizada de 14 a 20 de outubro.

“Essa escolha representa o comprometimento em abordar questões cruciais relacionadas à biodiversidade, que é única no nosso país, comparando a riqueza de conhecimentos tradicionais, respeitando esse conhecimento e explorando o papel transformador da tecnologia social”, ressaltou a titular do MCTI.

Os biomas do Brasil, que incluem Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e o Pampa, abrigam uma vasta diversidade de flora, fauna e culturas tradicionais.

Durante a cerimônia, que foi transmitida pelo canal do MCTI no YouTube, a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, Juana Nunes, enfatizou que o edital com a chamada pública para a 21ª SNCT será publicado em breve pelo MCTI e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Na nossa chamada, nós mobilizamos e incentivamos eventos municipais e regionais, mas também estimulamos atividades nas escolas.”

A 21ª SNCT proporcionará um espaço de reflexão e diálogo, reunindo a comunidade científica, professores, pesquisadores, estudantes e o público em geral. O objetivo é discutir de maneira abrangente e interdisciplinar as complexidades dos biomas do Brasil, destacando não apenas sua biodiversidade, mas também a sua rica diversidade cultural, bem como os saberes acumulados ao longo de gerações pelos povos que habitam as diferentes regiões do país. Além disso, serão promovidas ações voltadas para a educação científica e a popularização da ciência.

“Os participantes terão a oportunidade de explorar pesquisas recentes, projetos inovadores e iniciativas que integram ciência, tecnologia e saberes tradicionais na busca por soluções efetivas para os desafios enfrentados pelos biomas do Brasil", detalhou a ministra Luciana Santos.

A SNCT

Instituída em 2004 por decreto do presidente Lula, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo MCTI em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Com programação descentralizada, visa mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

Fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2024/02/mcti-anuncia-tema-da-21a-semana-nacional-da-ciencia-e-tecnologia