Dia Mundial da Água

Estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFTM Campus Uberaba participam da 16ª Semana da Água promovida pela Codau

O evento aconteceu entre os dias 18 e 22 de março de 2024, no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), localizado no Parque das Barrigudas.
Publicado em 25/03/2024 15:45 Atualizado em 25/03/2024 16:01
Estudantes do IFTM Campus Uberaba apresentando o Museu de Zoologia durante a 16ª Semana da Água
Crédito: Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau)

Estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFTM Campus Uberaba participaram da 16ª Semana da Água promovida pela Companhia Operacional de Desenvolvimento Saneamento e Ações Urbanas (Codau). O evento aconteceu entre os dias 18 e 22 de março de 2024, das 13h às 17h, no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), localizado no Parque das Barrigudas, em Uberaba-MG.

A Codau estimou a participação de  1.750 alunos da rede pública de ensino, de 40 escolas inscritas. O objetivo geral foi a conscientização do uso da água, com a promoção de atividades sobre educação e sustentabilidade ambiental.  Os alunos do IFTM foram os responsáveis pela apresentação do Museu de Zoologia do Campus Uberaba para os visitantes. .

Para a coordenadora do curso, professora Joyce Pereira Takatsuka Sodero, “há anos o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas representa o IFTM na parceria com a Codau na realização da Semana da Água no parque das Barrigudas. É um evento que cativa nossos estudantes, que conseguem exercitar sua oratória e desenvoltura na prática de ensinar, ao mesmo tempo que se orgulham em demonstrar ao público um pouco do nosso Museu de Zoologia. Levamos animais aquáticos do museu para conscientizar o público, crianças na faixa etária dos 8 anos, sobre a importância da preservação da água para sua sobrevivência.”

“Acho importante trazer o museu de Zoologia para a Semana da Água para educar as crianças sobre os espécimes que vivem na água, mostrando um pouco deles para elas e ensinando que não se pode jogar lixos nos oceanos, mares, rios, córregos etc. Além disso, também é importante para nós como alunos da licenciatura de Ciências Biológicas ter esse contato explicativo com as crianças logo cedo no curso!”, disse a estudante Yasmin Ferreira Sallum Simões, do 1º período.

“Ao exibir espécies em exposições estamos levando informações científicas para as crianças, o museu de zoologia ajuda a promover o interesse e leva pouco de conhecimento para elas sobre o mundo animal, incentivando a conservação da biodiversidade e o respeito pelos habitats naturais dos animais. Além disso, esses museus também podem contribuir para curiosidade dos alunos e assim incentivar interesse pela ciência. Também pude aprofundar meus conhecimentos sobre a diversidade animal, como conservar os animais que estão no laboratório para estudo, mesmo fora do formal, treinei minha habilidade de comunicação, aumentei assim minha consciência ambiental e também contribui significativamente para minha formação acadêmica e pessoal. Me fez compreender e a apreciar ainda mais o conteúdo de biologia animal”, afirmou Poliana Garcia Campos, estudante do 3º período.

“Poder apresentar um trabalho para as crianças  da minha própria cidade foi a melhor parte da apresentação. Suas perguntas e observações me desafiaram a pensar de forma criativa e adaptar minha abordagem conforme necessário. Cada risada, expressão facial e gesto de aprovação delas me motiva a continuar compartilhando meu conhecimento da melhor forma possível”, finalizou a estudante.

O evento da Codau comemorou o Dia Mundial da Água, que foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992, como forma inserir os recursos hídricos como pauta das discussões internacionais, em apoio ao “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS)6”,  que trata da água e saneamento para todos até 2030.

De acordo com o Portal das Nações Unidas Brasil, aproximadamente 75% dos desastres naturais estão relacionados à água e, que segundo o novo relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), 26% da população mundial não acesso à água potável e 46% não possuem serviços seguros de saneamento, representando 3,6 bilhões de pessoas.

Sobre o Museu de Zoologia do IFTM Campus Uberaba

O Museu de Zoologia do IFTM abriga a coleção zoológica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e vem sendo estruturado desde 2010, com a fundação do curso. Conta com espécimes fixados de diversos vertebrados e invertebrados e atualmente é coordenado pela professora Daniela Beatriz Lima Silva Viana. O museu pode ser levado às escolas.

Visitas podem ser agendadas diretamente, por e-mail, com a professora Daniela Viana.

Sobre o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFTM Campus Uberaba é multiperiódico e tem duração de quatro anos. Tem por objetivo a formação de docentes comprometidos com o processo de ensino-aprendizagem, cuja competência ultrapassa o âmbito das suas especialidades, sendo capazes de atuarem como incentivadores do debate democrático de ideias e como mediadores nas questões suscitadas pela diversidade cultural da sociedade, tendo em vista a transformação social.

Durante a graduação, os discentes podem participar de projetos de pesquisa, ensino e extensão, além da vivência docente oportunizada pelo estágio supervisionado, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e pela Residência Pedagógica.