Polo de Inovação IFTM

Polo de Inovação IFTM e empresa Campo Análises firmam parceria para desenvolvimento de soluções tecnológicas para laboratórios agrícolas

Publicado em 23/04/2024 16:00 Atualizado em 23/04/2024 17:25
Foto colorida de autoridades do IFTM e profissionais da empresa Campo Análises
Crédito: Polo de Inovação do IFTM

O Polo de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) e a empresa Campo Análises celebraram acordo de parceria estratégica visando ao desenvolvimento de soluções tecnológicas integradas para laboratórios agrícolas. A empresa Campo Análises é uma empresa nipo-brasileira com 45 anos de história e reconhecida por já ter implantado o maior programa de desenvolvimento agrícola do país, incorporando 350.000 hectares de cerrado à agricultura brasileira.

O projeto, denominado Inovação 360º, será realizado no IFTM Campus Paracatu, cidade onde está instalada a matriz da empresa. O professor do Instituto, Emerson Andrade Câmara, idealizador do projeto, explica que a partir do mapeamento de processos-chave da empresa serão identificadas oportunidades de melhorias e então serão desenvolvidas soluções em três frentes: uma ferramenta digital integrada para melhoria da jornada do cliente com a empresa; a integração do sistema de gestão de laboratórios com ferramenta de Inteligência Artificial (IA); e um protótipo robótico para auxílio em tarefas laboratoriais.

Josimar Viana Silva, professor e pesquisador-coordenador do Inovação 360º, destaca a importância do referido projeto para o IFTM, uma vez que proporcionará valiosa oportunidade para estudantes e professores aplicarem seus conhecimentos teóricos em um contexto prático. Ele ressalta ainda que a iniciativa não apenas beneficia a empresa e o IFTM, mas a sociedade em geral, ao promover inovações com foco em eficiência e sustentabilidade.

Fernanda Barbosa Borges Jardim, diretora do Polo de Inovação IFTM, enfatiza o caráter inovador do projeto Inovação 360º, que se destaca das demais ações do Polo de Inovação por seu escopo mais flexível. Segundo Fernanda, a iniciativa utiliza uma metodologia interativa e incremental, permitindo maior liberdade criativa para a equipe de estudantes e pesquisadores. "À medida que a equipe aprofunda seu entendimento dos processos e oportunidades de melhoria, desenvolvem-se ideias inovadoras e soluções viáveis. Este modelo pioneiro tem grande potencial para ser replicado em parcerias futuras com outras empresas", explica Jardim.

A diretora reforça que interessados em contribuir ou explorar novos projetos de inovação podem entrar em contato com o Polo de Inovação IFTM por meio do site do IFTM ou por envio de email para poloembrapii@iftm.edu.br.